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A presente dissertação aborda os Serviços Educativos, enquanto estrutura de
educação e cultura de uma área de Portugal (na Região Norte) inserida num mundo
globalizado. Os Serviços Educativos são, então, uma porta local que direcciona o
enfoque do cidadão/espectador/formando.
O reconhecimento da importância do Serviço Educativo de um equipamento
cultural é hoje percebido não só pelos responsáveis da administração central e local,
como também pelos profissionais da educação e da cultura e por alguns segmentos da
população. Entendemos os equipamentos culturais e os Serviços Educativos como pólos
que valorizam os cidadãos e ajudam ao esbatimento de desníveis de desenvolvimento
local e regional.
Com o presente trabalho, procurámos: valorizar os equipamentos culturais, os
seus Serviços Educativos e as interacções que estes estabelecem com os seus
visitantes/consumidores culturais; investigar e comparar as estratégias de programação e
comunicação com os públicos.
Escolhemos para o nosso estudo quatro equipamentos culturais: a Casa das
Artes (Famalicão), o Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), o Theatro Circo (Braga) e
a Casa da Música. Trabalhámos a respectiva história, os recursos físicos e humanos, o
Serviço Educativo (missão, programação, actividades e públicos); trabalhámos os dados
estatísticos sobre as práticas culturais nas diferentes áreas artísticas; comparámos as
tipologias das respectivas instituições (Empresa Municipal, Departamento Municipal,
Cooperativa e Fundação) e apresentámos quantitativos (orçamentos, eventos e
públicos); finalmente, seguimos a pegada pedagógica e musical em cada um desses
equipamentos culturais.
Partimos da questão O que são os Serviços Educativos nos equipamentos
culturais? – e apoiámos, inicialmente, a pesquisa em técnicas de levantamento
documental de informação sobre os equipamentos com Serviços Educativos, definição
de Serviço Educativo, sua função ao nível da educação para a cultura, da inovação e da
criatividade. Procurámos – através de três entrevistas aos coordenadores de três dos
equipamentos estudados – colher dados e tentar mostrar como se faz, como se pensa e
como se vive o quotidiano destes equipamentos culturais.
Na área geográfica abordada coabitam estas quatro instituições de personalidade
jurídica distinta. Todas elas desenvolvem actividades, no âmbito dos Serviços
Educativos, temperadas por contingências orçamentais, programáticas e de mediação.
Pretende-se aclarar a sua acção a partir de uma abordagem científica.
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Keywords
Educação Cultura Pedagogia musical Programação Comunicação Públicos Criatividade Inovação