Repository logo
 
Publication

Agências de promoção de exportações e performance exportadora : a perceção dos gestores através das feiras internacionais e missões empresariais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
dc.contributor.advisorMorais, Ricardo Alexandre
dc.contributor.authorCarvalho, João Pedro Prior
dc.date.accessioned2015-03-19T08:27:05Z
dc.date.available2015-03-19T08:27:05Z
dc.date.issued2014-07-25
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractO presente estudo visa demonstrar qual o impacto que as Agências de Promoção de Exportações (APE) têm na performance exportadora das empresas através de participações em eventos internacionais, nomeadamente em missões empresariais e feiras internacionais. Existe uma vasta literatura sobre o impacto que as APE possuem na performance exportadora das empresas. Diversos autores afirmam que existe uma relação positiva entre estas duas variáveis em contrapartida, outros autores apontam para uma relação negativa e, outras publicações demonstram que pode nem existir uma relação. Para perceber qual o impacto foi conduzido um estudo de investigação baseado numa revisão extensiva da literatura. Foi elaborado um inquérito e posteriormente foram realizadas entrevistas telefónicas às empresas que, ao longo dos últimos três anos, participaram em ações de internacionalização realizadas por APE. Os resultados permitiram perceber que as APE têm contribuído para a performance exportadora das empresas, na medida que permitem a estas uma maior utilização dos seus recursos disponíveis, como sejam: recursos humanos, tempo e capital investido. No entanto, as empresas continuam a percecionar um maior valor nas participações individuais em feiras e missões empresariais, como contribuição direta paras as exportações.por
dc.description.abstractThe present study aims to show the impact of the Export Promotion Agencies (APE) on the companies export performance, through the participations of the companies on international events such as international missions and international trade shows. There is extensive literature about the impact of EPA on companies export performance. Several authors claim that there is a positive relation between these two variables, some on the other hand affirm the opposite and few haven’t find any relation at all. To understand the impact described, an investigation study was conducted, based on an extensive literature analyse. A survey and telephonic interviews were developed to companies that in the previous three years had participated in international missions organized by EPA. The results allowed to understand that EPA have been contributed to companies export performance by enable them a greater use of their available resources as human resources, time and capital invested. However companies still perceive greater contribution to export performance by participating on trade fairs and business missions individualy.por
dc.identifier.tid201496321
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/16985
dc.language.isoporpor
dc.subjectAgências de promoção de exportaçõespor
dc.subjectPerformance exportadorapor
dc.subjectExport promotion agenciespor
dc.subjectExport performancepor
dc.titleAgências de promoção de exportações e performance exportadora : a perceção dos gestores através das feiras internacionais e missões empresariaispor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201496321.pdf
Size:
802.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: