Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Agências de promoção de exportações e performance exportadora : a perceção dos gestores através das feiras internacionais e missões empresariais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201496321.pdf802.38 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo visa demonstrar qual o impacto que as Agências de Promoção de Exportações (APE) têm na performance exportadora das empresas através de participações em eventos internacionais, nomeadamente em missões empresariais e feiras internacionais. Existe uma vasta literatura sobre o impacto que as APE possuem na performance exportadora das empresas. Diversos autores afirmam que existe uma relação positiva entre estas duas variáveis em contrapartida, outros autores apontam para uma relação negativa e, outras publicações demonstram que pode nem existir uma relação. Para perceber qual o impacto foi conduzido um estudo de investigação baseado numa revisão extensiva da literatura. Foi elaborado um inquérito e posteriormente foram realizadas entrevistas telefónicas às empresas que, ao longo dos últimos três anos, participaram em ações de internacionalização realizadas por APE. Os resultados permitiram perceber que as APE têm contribuído para a performance exportadora das empresas, na medida que permitem a estas uma maior utilização dos seus recursos disponíveis, como sejam: recursos humanos, tempo e capital investido. No entanto, as empresas continuam a percecionar um maior valor nas participações individuais em feiras e missões empresariais, como contribuição direta paras as exportações.
The present study aims to show the impact of the Export Promotion Agencies (APE) on the companies export performance, through the participations of the companies on international events such as international missions and international trade shows. There is extensive literature about the impact of EPA on companies export performance. Several authors claim that there is a positive relation between these two variables, some on the other hand affirm the opposite and few haven’t find any relation at all. To understand the impact described, an investigation study was conducted, based on an extensive literature analyse. A survey and telephonic interviews were developed to companies that in the previous three years had participated in international missions organized by EPA. The results allowed to understand that EPA have been contributed to companies export performance by enable them a greater use of their available resources as human resources, time and capital invested. However companies still perceive greater contribution to export performance by participating on trade fairs and business missions individualy.

Description

Keywords

Agências de promoção de exportações Performance exportadora Export promotion agencies Export performance

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue