Repository logo
 
Publication

A Misericórdia como categoria política : um estilo de vida redefine o papel da educação nas sociedades

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências Políticaspt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, José Manuel Pereira de
dc.contributor.advisorDias, Mónica
dc.contributor.authorCarvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de Sá
dc.date.accessioned2023-01-30T15:23:00Z
dc.date.available2023-01-30T15:23:00Z
dc.date.issued2022-07-26
dc.date.submitted2021-09
dc.description.abstractEsta tese pretende colocar à prova a perspetiva para os Sistemas Educativos que indica o emprego como a finalidade da educação. Depois do estudo da legislação referente ao Sistema Educativo português (da Lei de Bases de 1986 à Escola Inclusiva, de 2018) para a análise das suas finalidades, discuti-la-emos em função de um critério ético para a democraticidade dos fins do Sistema Educativo, a Misericórdia como um Estilo de Vida e uma categoria política. Esta categoria política, que procura a inclusão, alicerçada na Cultura do Encontro, promove o reforço da democracia, tal como emana do Magistério do Papa Francisco, pelas respostas que oferece quanto à resolução da injustiça e da marginalidade que caraterizam as sociedades complexas. Concluiremos com a eventual necessidade de rever as finalidades da educação, conforme explicitadas pelas políticas educativas em Portugal, no sentido de facilitar a garantia da coesão social e da democracia política. Proporemos uma integração, no Sistema Educativo português, da Pedagogia Aprendizagem-Serviço, a partir da visão da educação para a democracia de John Dewey, pelas respostas que oferece à escola quanto à escolarização e educação dos alunos, assim como a sua formação cívica, tendo em conta a perspetiva da pedagogia cooperativa emanada de Jerome Bruner. Do mesmo modo, destacaremos os efeitos transformadores que produz a nível organizacional e na comunidade circundante.pt_PT
dc.description.abstractThis work intends to test the thesis of Educational Systems finalities that defines employment as the main education purpose. After studying the legislation regarding the Portuguese Educational System (from the Basic Law of 1986 to the Inclusive School, 2018) on behalf of the analysis of its purposes, we will discuss it in terms of an ethical criterion, Mercy as a Lifestyle and a political category. This political category, which seeks inclusion, based on the Meeting Culture, promotes the strengthening of democracy, as it emanates from the Magisterium of Pope Francis, through the answers it offers regarding the resolution of the injustice and marginality that characterize complex societies. We will conclude with the possible need to review the purposes of education, as explained by educational policies in Portugal, in order to facilitate the guarantee of social cohesion and political democracy. We will propose an integration, in the Portuguese Educational System, of the Learning-Service Pedagogy, from the vision of education for democracy by John Dewey, by the answers it offers to schooling and education of students, as well as their civic training, taking into account the perspective of cooperative pedagogy emanating from Jerome Bruner. Likewise, we will highlight the transformative effects it produces at the organizational level and in the surrounding community.pt_PT
dc.identifier.tid101633823pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/40054
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSistema educativopt_PT
dc.subjectFinalidadespt_PT
dc.subjectEnsino básico e secundáriopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectDemocraciapt_PT
dc.subjectDignidade da pessoa humanapt_PT
dc.subjectGlobalizaçãopt_PT
dc.subjectCidadania democráticapt_PT
dc.subjectPapa Franciscopt_PT
dc.subjectJohn Deweypt_PT
dc.subjectJerome Brunerpt_PT
dc.subjectDiferenciaçãopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectAcolhimento das diferençaspt_PT
dc.subjectMisericórdiapt_PT
dc.subjectEstilo de vidapt_PT
dc.subjectAssimetrias e desigualdades sociais e económicaspt_PT
dc.subjectVazio de sentidopt_PT
dc.subjectPobrezapt_PT
dc.subjectCoesão das sociedadespt_PT
dc.subjectQualidade da educaçãopt_PT
dc.subjectModernidade líquidapt_PT
dc.subjectNeoliberalismopt_PT
dc.subjectCapital humanopt_PT
dc.subjectCapital socialpt_PT
dc.subjectGlobalização da indiferençapt_PT
dc.subjectReferência antropológicapt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectPensamento social cristãopt_PT
dc.subjectCaridadept_PT
dc.subjectSolidariedadept_PT
dc.subjectBem comumpt_PT
dc.subjectCasa comumpt_PT
dc.subjectDireitos humanospt_PT
dc.subjectTomada de consciência culturalpt_PT
dc.subjectAbsolutização da técnicapt_PT
dc.subjectFragilidadept_PT
dc.subjectCoesão socialpt_PT
dc.subjectEsperançapt_PT
dc.subjectAmizade socialpt_PT
dc.subjectCultura do encontropt_PT
dc.subjectAprendizagem-serviçopt_PT
dc.subjectPedagogia do serviçopt_PT
dc.subjectEducational systempt_PT
dc.subjectPurposespt_PT
dc.subjectElementary and secondary educationpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectDemocracypt_PT
dc.subjectHuman dignitypt_PT
dc.subjectGlobalizationpt_PT
dc.subjectDemocratic citizenshippt_PT
dc.subjectPope Francispt_PT
dc.subjectDifferentiationpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectMercypt_PT
dc.subjectLifestylept_PT
dc.subjectAsymmetries and social and economic inequalitiespt_PT
dc.subjectPovertypt_PT
dc.subjectSocieties cohesionpt_PT
dc.subjectEducation qualitypt_PT
dc.subjectLiquid modernitypt_PT
dc.subjectNeoliberalismpt_PT
dc.subjectHuman capitalpt_PT
dc.subjectSocial capitalpt_PT
dc.subjectGlobalization of indifferencept_PT
dc.subjectAnthropological referencept_PT
dc.subjectEthicspt_PT
dc.subjectHuman dignitypt_PT
dc.subjectChristian social thoughtpt_PT
dc.subjectCharitypt_PT
dc.subjectSolidaritypt_PT
dc.subjectCommon goodpt_PT
dc.subjectCommon homept_PT
dc.subjectHuman rightspt_PT
dc.subjectCultural awarenesspt_PT
dc.subjectAbsolutization of techniquept_PT
dc.subjectFragilitypt_PT
dc.subjectSocial cohesionpt_PT
dc.subjectHopept_PT
dc.subjectSocial friendshippt_PT
dc.subjectEncounter culturept_PT
dc.subjectLearning-service pedagogypt_PT
dc.subjectService pedagogypt_PT
dc.titleA Misericórdia como categoria política : um estilo de vida redefine o papel da educação nas sociedadespt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameRamos Cavalheiro de Sá Carvalho
person.givenNameCristina Maria
person.identifier.orcid0000-0002-1994-3661
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd09f6612-b194-4e0f-9e29-0a10aa4f2283
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd09f6612-b194-4e0f-9e29-0a10aa4f2283
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais: Segurança e Defesapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
101633823.pdf
Size:
10.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
101633823.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: