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- A step for the valorization of spent yeast through production of iron–peptide complexes — a process optimization studyPublication . Ferreira, Carlos; Pereira, Carla F.; Oliveira, Ana Sofia; Faustino, Margarida; Pereira, Ana M.; Durão, Joana; Pereira, Joana Odila; Pintado, Manuela E.; Carvalho, Ana P.Given the importance of iron in human nutrition and the significance of waste and by-product valorisation in a circular economy environment, we investigated the effects of protein and iron concentration on the production yield of iron–peptide complexes from spent Saccharomyces cerevisiae. For this purpose, different amounts of protein and iron were used in the complexation process. The results have shown that higher concentrations, although permitting a faster and larger scale process, provide a significantly lower complexation yield, which deems the process less feasible. This is corroborated by fluorescence analysis, which shows a lower degree of complexation with higher protein concentration. In addition, varying the concentration of iron does not change the quality of formed complexes, as evidenced by Fourier transform infrared spectroscopy (FT-IR) analysis. The morphology of all samples was also evaluated using scanning electron microscopy (SEM). Therefore, further studies are needed to optimize the process and to evaluate the best conditions for an economically sound valorization process for iron–peptide complexes. Nonetheless, current results in the development of a new process for the valorisation of spent yeast, in the form of iron-peptide complexes, look promising.
- O impacto das aulas de instrumento em grupos cooperativos no desenvolvimento do pensamento críticoPublication . Esteves, Diana Carolina Ferreira; Silva, EliseuO presente relatório encontra-se dividido em duas partes: Relatório da Prática Profissional e Projeto de Intervenção pedagógica. A primeira parte consiste na descrição da prática profissional realizada na ARTAVE no ano letivo 2021/2022, nas áreas de especialização de instrumento - violino e classe de conjunto. Para além das aulas assistidas e dadas foi implementado um projeto de intervenção inserido nas temáticas do trabalho cooperativo e do pensamento crítico.A segunda parte diz respeito ao projeto de intervenção pedagógica “O impacto das aulas de instrumento em grupos cooperativos no desenvolvimento do pensamento crítico”, sob a forma de artigo científico. Através da criação de dois grupos de trabalho pretendeu-se que os seis participantes trabalhassem de forma cooperativa de forma a solucionar os problemas propostos para cada sessão e desenvolvessem competências de pensamento crítico.A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, baseando-se na investigação-ação. Os resultados obtidos apontaram um aumento de 26,3% dos níveis de pensamento crítico dos participantes.
- The narrow mausolea at Conchada cemetery as part of Portuguese and European architectural heritagePublication . Mascarenhas, Jorge; Belgas, Lurdes; Vinhas, Elisabete; Branco, Fernando G.Over millennia, death was the origin of great funerary constructions that have come down to us. These constructions aimed at ensuring eternity and perpetuating memory. Funeral art thus appears not in the service of death, but in the service of memory. In the modern age, funerary constructions do not have the dimensions and grandeur they did in ancient times, but there are still constructions with relevant architectural interest, built to perpetuate the memory of important families. In Conchada Cemetery, located in Coimbra, Portugal, a vast and diverse funeral heritage exists. Possessing various architectural styles, almost all built with limestone from the region, the narrow mausoleums stand out from this heritage. This work presents a study carried out on the architecture and construction of two types of narrow mausoleums, existing in the Conchada Cemetery, both of the Neo-Gothic style: one with an entrance from the front, and another from the back. As it is not possible to present the photographs of the burial vaults, since it would represent an intrusive approach to the families, the authors have resorted to representing them through Indian ink and watercolor illustrations.
- O trabalho colaborativo como agente transformador das práticas educativas em contexto de sala de aula : o caso do Piloto PAFCPublication . Moreira, Maria Fernanda Palhares Leite; Palmeirão, Cristina Maria Gomes da CostaEste estudo surge na sequência da implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), um projeto desenvolvido em regime de experiência pedagógica, cuja direção do Agrupamento de Escolas de Pinheiro manifestou interesse e decidiu implementar no ano letivo 2017/2018. A dinâmica organizativa deste projeto prevê alterações ao nível do modelo escolar tradicional e assenta numa forte vertente colaborativa entre professores. Sabendo que o trabalho colaborativo tem vindo a assumir um papel central no desenvolvimento das culturas profissionais dos professores, pretende-se estudar se a implementação do Piloto Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular alterou dinâmicas de trabalho entre os professores envolvidos, em que sentido se operaram, como se refletiram no trabalho docente e verificar como é que, na perspetiva dos professores, o envolvimento nesse trabalho colaborativo contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O quadro teórico de referência centra-se numa revisão da literatura sobre o trabalho colaborativo, o desenvolvimento profissional, o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e as culturas profissionais. O desenvolvimento do estudo assentará num paradigma de investigação essencialmente qualitativo, pois centra-se na descrição, interpretação e análise de aspetos da prática profissional dos professores envolvidos no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular/Autonomia e Flexibilidade Curricular, nos anos letivos 2017/2018, 2018/2019, 2019/2020, 2020/2021. Para a sua concretização, selecionaram-se como técnicas de recolha de dados a pesquisa arquivística, a entrevista (individuais e utilizando a técnica de Grupo Focal - Focus Group) e a observação livre. Tendo como ponto de partida os dados obtidos e analisados, parece-nos ser possível afirmar que o Piloto PAFC colocou os professores do AEP num ambiente imersivo de trabalho colaborativo. De um modo geral, tanto a Diretora como os professores afirmam que se registaram mudanças no modo de trabalhar dos professores, entre pares e com os alunos, com efeitos notórios no desenvolvimento profissional dos professores. Há, contudo, a necessidade de afirmar e continuar o trabalho colaborativo, porque há atos, mas não é um hábito capaz de se transformar num trabalho colaborativo do tipo profissional.
- A Misericórdia como categoria política : um estilo de vida redefine o papel da educação nas sociedadesPublication . Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de Sá; Almeida, José Manuel Pereira de; Dias, MónicaEsta tese pretende colocar à prova a perspetiva para os Sistemas Educativos que indica o emprego como a finalidade da educação. Depois do estudo da legislação referente ao Sistema Educativo português (da Lei de Bases de 1986 à Escola Inclusiva, de 2018) para a análise das suas finalidades, discuti-la-emos em função de um critério ético para a democraticidade dos fins do Sistema Educativo, a Misericórdia como um Estilo de Vida e uma categoria política. Esta categoria política, que procura a inclusão, alicerçada na Cultura do Encontro, promove o reforço da democracia, tal como emana do Magistério do Papa Francisco, pelas respostas que oferece quanto à resolução da injustiça e da marginalidade que caraterizam as sociedades complexas. Concluiremos com a eventual necessidade de rever as finalidades da educação, conforme explicitadas pelas políticas educativas em Portugal, no sentido de facilitar a garantia da coesão social e da democracia política. Proporemos uma integração, no Sistema Educativo português, da Pedagogia Aprendizagem-Serviço, a partir da visão da educação para a democracia de John Dewey, pelas respostas que oferece à escola quanto à escolarização e educação dos alunos, assim como a sua formação cívica, tendo em conta a perspetiva da pedagogia cooperativa emanada de Jerome Bruner. Do mesmo modo, destacaremos os efeitos transformadores que produz a nível organizacional e na comunidade circundante.
- Literacia musical na iniciação : a associação de cores à notação musical na guitarra clássicaPublication . Oliveira, Daniel Lagarto Correia de; Marques, Maria Paula Brandão AirãoO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade Católica do Porto, que confere a profissionalização para a docência nas disciplinas de Instrumento, grupo de recrutamento M11 (Guitarra) e Música de Conjunto, grupo M32. A apresentação do trabalho é feita em duas partes. A primeira contém o relato detalhado da Prática Profissional. Aqui, estão contidas as descrições da instituição que acolheu o mestrando (Conservatório Regional de Ponta Delgada), do meio envolvente e dos alunos com quem o mestrando trabalhou durante o estágio pedagógico, sob a orientação das respetivas orientadoras. Toda esta secção tem um caráter fortemente reflexivo; procurou-se nomeadamente obter uma visão informada do papel do professor na atualidade, através da comparação entre o trabalho desenvolvido no terreno e a pesquisa bibliográfica realizada. A segunda parte é dedicada à fundamentação científica e à descrição do Projeto de Intervenção Pedagógica. Este projeto lidou com a procura de uma abordagem eficaz ao ensino de leitura musical em alunos de guitarra de iniciação, através da associação de cores às notas escritas na pauta, e sua correspondência no instrumento. O trabalho foi desenvolvido com quatro alunos daquele conservatório, num formato de estudo de caso. A investigação apontou para resultados otimistas, mas também revelou ser um ponto de partida para futuros trabalhos.