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O marketing interno e a qualidade do serviço numa unidade de saúde

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Célia dos Prazeres
dc.contributor.advisorPassos, Clotilde Maria Paulino
dc.contributor.authorMarques, Francisco Marco Pais Ribeiro
dc.date.accessioned2021-04-07T10:53:58Z
dc.date.available2022-03-01T01:30:16Z
dc.date.issued2021-03-26
dc.date.submitted2021-01
dc.description.abstractNa atualidade em Portugal, o setor da saúde tem uma relevância muito importante na sociedade onde estamos inseridos, tanto a nível económico como a nível social. O setor da saúde tem vindo a adotar, gradualmente, estratégias ao nível da gestão das unidades hospitalares, no sentido de tornar os serviços mais eficazes e eficientes e de criar valor para os seus clientes. A criação de reformas no setor da saúde por parte do poder político e o aumento da utilização dos seguros de saúde desencadearam mudanças significativas no setor da saúde em Portugal, contudo, para isto acontecer, os profissionais de saúde tiveram de se adaptar à nova realidade. Com as atuais exigências, a qualidade é um dos parâmetros prioritários nos serviços de saúde, onde se tem verificado uma melhoria contínua, tanto no setor público como no setor privado. Face ao exposto, definimos como objetivo geral para o presente estudo conhecer a perceção dos clientes internos e externos sobre o marketing interno e a qualidade do serviço prestado numa Unidade de Saúde. Assim, foi realizada uma investigação de tipologia quantitativa, transversal, correlacional, retrospetiva e analítica, em que foi aplicado um questionário para avaliar o marketing interno, a 16 clientes internos da organização, e outro destinado a conhecer a qualidade de serviço, a 75 clientes externos. Os resultados obtidos evidenciaram que o marketing interno na organização de saúde em estudo representa uma ferramenta valiosa, contribuindo para que os colaboradores se sintam mais empenhados e valorizados e que os serviços prestados sejam de melhor qualidade. Permitindo, assim, concluir que um bom plano de marketing interno pode levar a uma melhor qualidade de serviço nas unidades de saúde, porque, quando os colaboradores estão motivados verifica-se melhor exequibilidade e empenho por parte dos colaboradores da instituição que representam.pt_PT
dc.identifier.tid202688160pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/32460
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing internopt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectSaúdept_PT
dc.subjectClientespt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.titleO marketing interno e a qualidade do serviço numa unidade de saúdept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

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Francisco - Final Dissertação v26.pdf
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