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- Uma revisão scoping : a influência da reserva cognitiva na proteção do estado cognitivo pós-lesão cerebral adquiridaPublication . Nunes, Inês Sofia Novo; Nunes, Maria VâniaIntrodução A Reserva Cognitiva (RC) tenta explicar a variabilidade no desempenho cognitivo de indivíduos com graus semelhantes de lesão cerebral. A variabilidade individual da RC é modulada pela interação das capacidades inatas e das exposições ao longo da vida, que podem atuar como fatores protetores contra os efeitos clínicos da neuropatologia. Indivíduos com maior RC parecem apresentar um melhor desempenho cognitivo após uma lesão cerebral. A presente revisão teve como objetivo identificar e mapear a evidência científica disponível na literatura sobre a influência da RC na proteção do estado cognitivo após uma Lesão Cerebral Adquirida (LCA). Metodologia Realizou-se uma revisão scoping da literatura que seguiu a metodologia preconizada pelo Joanna Briggs Institute. Foi efetuada uma pesquisa de literatura por estudos publicados e não-publicados até outubro de 2020 em revistas científicas com revisão por pares, nas bases de dados PubMed, Scopus e CINAHL. Resultados Foram selecionados e analisados vinte e um estudos publicados entre 2003 e 2020. A análise de literatura apresentada permitiu constatar que a RC tem um efeito positivo sobre o estado cognitivo pós-LCA. Foram utilizados vários indicadores para avaliar a RC, incluindo o QI pré-mórbido estimado, a escolaridade, a ocupação profissional, o estatuto socioeconómico, a participação em atividades de lazer, o bilinguismo e a integração social. Os indicadores da RC constituem um conjunto de variáveis que podem ter influência significativa no estado cognitivo. Maiores níveis de RC foram associados a menores défices após a LCA. Conclusões Apesar de ser necessária mais investigação para uma melhor compreensão do impacto da RC na cognição, pode-se concluir que a RC tem influência na proteção do estado cognitivo após uma LCA. Estes resultados suportam o papel da RC no estado cognitivo pós-LCA, e podem fornecer informação importante para o prognóstico destes pacientes, bem como ajudar a desenvolver planos de reabilitação mais adequados.
- A família de origem do terapeuta : análise da influência da herança psíquica intrafamiliar do psicólogo em sua prática psicoterapêuticaPublication . Azevedo, Paula Caminhas Ganem Barrancos de; Raguso, FabriziaEsta pesquisa visou compreender em que medida a família interna do terapeuta acompanha e influencia a sua prática psicoterapêutica, além de estudar como a herança psíquica intrafamiliar atua no processo de formação psíquica da pessoa e em seus relacionamentos. De modo mais particular, objetivou-se analisar se o processo de formação do psicólogo engloba a elaboração de sua herança psíquica intrafamiliar e estudar a influência da matéria psíquica obscura nos sistemas familiares, em suas relações e na formação psíquica de seus membros. Este trabalho teve como embasamento teórico os estudos de Maurizio Andolfi (2003, 2008, 2018), Vittorio Cigoli (2008), Andolfi e Angelo (1981, 1984). Para cumprir o objetivo da pesquisa, foram utilizados três instrumentos metodológicos: o Genograma, o Family Life Space e uma Entrevista Semiestruturada, aplicados a um grupo de oito participantes psicólogas, com o mínimo de dois anos de atuação profissional. Para analisar as entrevistas, foi utilizado o método de análise de conteúdo, de Laurence Bardin (1977). Obtivemos como resultado da aplicação dos instrumentos dados que revelam que as terapeutas quando não elaboram suficientemente as suas vivências internas, sentem-se limitadas na relação terapêutica. Outro ponto observado refere-se aos beneficios dos vínculos estabelecidos na família de origem, além das influências dos aspetos familiares reconhecidos por todos os psicólogos, especialmente na entrevista. A aplicação e a comparação dos instrumentos analisados permitiu identificar que, mesmo quando graficamente as terapeutas representam uma família harmônica, ao se depararem com algo não elaborado em si, na prática clínica, elas apresentam certa dificuldade em dar continuidade à sessão de terapia. Sendo assim, é possível concluir que o self do terapeuta influencia a prática profissional, mas não a determina, pois quando o terapeuta consegue se reconciliar com suas memórias de eventos passados, ele desenvolve habilidades para realizar intervenções mais criativas, usando, inclusive, a sua história pessoal como competência terapêutica.
- As campanhas de marketing da Federação Portuguesa de Futebol e a reputação das modalidades do futebol em PortugalPublication . Rocha, Francisco Delgado Bento; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesA importância de uma marca ter uma reputação positiva torna-se especialmente relevante num contexto como o atual, marcado pela grande influência das redes sociais, em que uma pessoa apenas com um comentário tem o poder de influenciar positiva ou negativamente a forma como a marca é percecionada pelo público em geral. Esta dissertação de mestrado tem como objetivo responder à pergunta: Será que as campanhas de marketing da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ajudam a promover uma reputação positiva das diferentes modalidades do futebol em Portugal? A escolha desta pergunta e deste tema para investigar visa trabalhar numa temática pouco explorada até à data em termos de investigação no nosso país, a comunicação e o marketing desportivo. A investigação parte de uma revisão de literatura que pretende, em primeiro lugar, compreender o marketing e o novo consumidor. Segue-se um segundo capítulo no qual apresentamos conceitos e noções relevantes sobre reputação, identidade e imagem de uma organização, bem como as diferenças e complementaridades entre as três noções. Por fim, no último capítulo abordamos a relação entre o marketing e o desporto. Na segunda parte da dissertação, apresenta-se a investigação empírica, tendo-se utilizado uma abordagem mista. Realizou-se um inquérito que teve 204 respostas; três entrevistas a profissionais da área desportiva; e ainda uma análise de conteúdo a campanhas de marketing da marca FPF. A análise e reflexão finais permitem concluir que a marca FPF tem uma reputação positiva e que as suas campanhas de marketing, entre outros fatores, ajudam a promover uma boa reputação das modalidades do futebol em Portugal.
- O marketing interno e a qualidade do serviço numa unidade de saúdePublication . Marques, Francisco Marco Pais Ribeiro; Ribeiro, Célia dos Prazeres; Passos, Clotilde Maria PaulinoNa atualidade em Portugal, o setor da saúde tem uma relevância muito importante na sociedade onde estamos inseridos, tanto a nível económico como a nível social. O setor da saúde tem vindo a adotar, gradualmente, estratégias ao nível da gestão das unidades hospitalares, no sentido de tornar os serviços mais eficazes e eficientes e de criar valor para os seus clientes. A criação de reformas no setor da saúde por parte do poder político e o aumento da utilização dos seguros de saúde desencadearam mudanças significativas no setor da saúde em Portugal, contudo, para isto acontecer, os profissionais de saúde tiveram de se adaptar à nova realidade. Com as atuais exigências, a qualidade é um dos parâmetros prioritários nos serviços de saúde, onde se tem verificado uma melhoria contínua, tanto no setor público como no setor privado. Face ao exposto, definimos como objetivo geral para o presente estudo conhecer a perceção dos clientes internos e externos sobre o marketing interno e a qualidade do serviço prestado numa Unidade de Saúde. Assim, foi realizada uma investigação de tipologia quantitativa, transversal, correlacional, retrospetiva e analítica, em que foi aplicado um questionário para avaliar o marketing interno, a 16 clientes internos da organização, e outro destinado a conhecer a qualidade de serviço, a 75 clientes externos. Os resultados obtidos evidenciaram que o marketing interno na organização de saúde em estudo representa uma ferramenta valiosa, contribuindo para que os colaboradores se sintam mais empenhados e valorizados e que os serviços prestados sejam de melhor qualidade. Permitindo, assim, concluir que um bom plano de marketing interno pode levar a uma melhor qualidade de serviço nas unidades de saúde, porque, quando os colaboradores estão motivados verifica-se melhor exequibilidade e empenho por parte dos colaboradores da instituição que representam.
- Epidemiologia e o valor dos cuidados de enfermagemPublication . Araújo, Cristina Isabel Cardoso; Melo, Pedro Miguel AlmeidaIntrodução: A tomada de decisão do enfermeiro que orienta o exercício profissional autónomo implica uma abordagem sistémica e sistemática, centrada na comunidade como a sua unidade de cuidados. Quando orientada para o empoderamento comunitário, a tomada de decisão clínica em Enfermagem, exige um processo consciente e deliberado de diagnóstico e intervenção para aumentar o poder das comunidades. No Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário, o empoderamento é o processo e o resultado das intervenções dos enfermeiros. A Vigilância Epidemiológica sustenta a perceção dos ganhos em saúde alcançados pelos programas e projetos e por sua vez, o desenvolvimento destes programas e projetos estruturam o processo da Vigilância Epidemiológica. Métodos: Neste projeto de intervenção comunitária com epicentro numa Unidade de Saúde Pública de um ACES, da região Norte de Portugal foi utilizado, como metodologia, o Planeamento em Saúde, O projeto está dividido em duas partes: na primeira, através da técnica do grupo focal, foi avaliado o nível de empoderamento comunitário do ACES e na segunda etapa foi desenvolvido um estudo quási-experimental com avaliação em dois momentos, antes e após, a aplicação do MAIEC no impacto no nível de empoderamento comunitário. Em paralelo foram avaliadas as taxas de documentação do ACES para os diagnósticos considerados prioritários para Vigilância Epidemiológica. Utilizando como método o estudo de caso, através de outras experiências quer no curso de Mestrado em Enfermagem, quer no outro estágio desenvolvido, refletimos sobre as competências desenvolvidas e previstas para este percurso formativo. Resultados: Foi identificado o nível de empoderamento do ACES e a área de atenção ou foco central (CIPE): a Gestão Comunitária, nas suas três dimensões de diagnóstico: processo comunitário, a participação comunitária e a liderança comunitária. Foram desenvolvidas as competências comuns dos enfermeiros especialistas, as específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública e as do grau de Mestre em Enfermagem. Discussão e conclusão: As nossas intervenções não são desprendidas de todas os processos que envolvem a Pessoa sendo necessário um compromisso consistente com o princípio da saúde para todos, e políticas e ações consistentes .A participação da comunidade é, cada vez mais, reconhecida como fundamental para melhorar e manter as intervenções que melhoram os resultados de saúde.
- Marketing de conteúdos em medicina dentária : materiais desenvolvidos para o grupo Oralmed SaúdePublication . Correia, Pedro Guilhermino Fernandes Gomes; Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoO marketing de conteúdo reveste-se de extrema importância na sociedade atual, para profissionais, marcas e clientes. No entanto, a sua aplicação à área da medicina dentária, apesar de útil, é ainda escassa. O presente projeto descreve, assim, a criação de materiais de marketing de conteúdo nesta área específica. Concretamente, são apresentados sete guias e cinco revistas de saúde oral, desenvolvidos em papel e em formato digital, para o grupo OralMED Saúde. Ancorado numa análise da concorrência e em entrevistas a cento e doze pacientes, o trabalho pretendeu dar forma à estratégia de marketing de conteúdo do grupo. À luz da literatura e investigação existentes sobre marketing de conteúdo e comunicação em saúde, são discutidos os materiais e procedimentos desenvolvidos, as limitações do trabalho, e as recomendações para trabalhos futuros. Este projeto fornece, assim, um contributo para o marketing de conteúdo na área da medicina dentária.
- A influência da publicidade televisiva e online nos hábitos alimentares dos indivíduosPublication . Leite, Madalena Simões Rodrigues Patrício; Arêas, Camila CabralApesar de ter vindo a crescer alguma preocupação, tanto a nível alimentar como de saúde, por parte dos indivíduos, o problema do excesso de peso a nível mundial e nacional tem vindo a aumentar. Este problema afeta indivíduos de todas as idades e pode trazer complicações médicas mais graves para o bem-estar dos seres humanos. A patologia do excesso de peso existe por várias razões, sendo uma delas a rotina de maus hábitos alimentares. Outro fator determinante para este problema é a publicidade, nomeadamente, a alimentar, que tem como objetivo principal persuadir os indivíduos, de forma a que consumam ou adquiram o produto publicitado, oferecendo imagens, sensações, ideias, informações aos espetadores, para que estes últimos se sintam atraídos a consumir tal alimento ou bebida. Assim, o objeto de estudo é a publicidade alimentar transmitida através da televisão e da internet. O enquadramento teórico visa em estudar os três pontos fulcrais deste trabalho: a Publicidade, os Hábitos Alimentares (com especial foco no distúrbio da obesidade) e a Publicidade Alimentar. Empiricamente optou-se por uma metodologia mista: inquérito por questionário exploratório online; análise de conteúdo publicitário em televisão e Instagram; e entrevistas semi-diretivas a dezoito indivíduos, com objetivo de entender qual a influência da publicidade alimentar nas escolhas nutricionais dos indivíduos. Os resultados sugerem que a publicidade alimentar afeta as escolhas dos indivíduos, mas não é a variável mais importante para tal: a convivência familiar, o gosto, a qualidade, a saúde e o preço são alguns dos fatores que mais influenciam as escolhas alimentares dos indivíduos pertencentes à amostra investigada.
- Relatório de estágioPublication . Pinho, Branca Liliana Reis; Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaEste relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Universidade Católica Portuguesa do Porto. Este curso visa especificamente a aquisição de competências científicas e técnicas para a prestação de cuidados especializados e o desempenho de atividades mais complexas com o recém-nascido, criança e adolescente e suas famílias, ultrapassando o domínio dos cuidados gerais. O relatório foi elaborado segundo uma metodologia descritiva e critico reflexiva sintetizando o trabalho/aprendizagem desenvolvido nos diversos contextos assistenciais onde decorreu o Estágio Final, que contemplou a áreas de cuidados de saúde primários, urgência pediátrica e neonatologia, num total de 750 horas de trabalho (360 horas em contexto de prática e 390 horas de trabalho individual). A sua finalidade é explicar o percurso realizado ao longo dos diferentes contextos assistenciais evidenciando as competências adquiridas na área de especialização. As mesmas foram agrupadas em quatro domínios de atuação: prestação de cuidados, formação, gestão de cuidados, e investigação. Os objetivos definidos tendo em conta cada um destes domínios foram atingidos através de atividades definidas para a sua consecução, pela análise crítico-reflexiva centrada no cuidado à criança e família, assente num modelo de parceria, mobilizando e integrando conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do meu percurso académico e profissional. Por fim, analiso os resultados e implicações das experiências vivenciadas. É assim demonstrada a minha aprendizagem e intervenção na formação como Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, culminando na aquisição das competências propostas para a prestação de cuidados de enfermagem especializados.