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O marketing interno e a qualidade do serviço numa unidade de saúde

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Na atualidade em Portugal, o setor da saúde tem uma relevância muito importante na sociedade onde estamos inseridos, tanto a nível económico como a nível social. O setor da saúde tem vindo a adotar, gradualmente, estratégias ao nível da gestão das unidades hospitalares, no sentido de tornar os serviços mais eficazes e eficientes e de criar valor para os seus clientes. A criação de reformas no setor da saúde por parte do poder político e o aumento da utilização dos seguros de saúde desencadearam mudanças significativas no setor da saúde em Portugal, contudo, para isto acontecer, os profissionais de saúde tiveram de se adaptar à nova realidade. Com as atuais exigências, a qualidade é um dos parâmetros prioritários nos serviços de saúde, onde se tem verificado uma melhoria contínua, tanto no setor público como no setor privado. Face ao exposto, definimos como objetivo geral para o presente estudo conhecer a perceção dos clientes internos e externos sobre o marketing interno e a qualidade do serviço prestado numa Unidade de Saúde. Assim, foi realizada uma investigação de tipologia quantitativa, transversal, correlacional, retrospetiva e analítica, em que foi aplicado um questionário para avaliar o marketing interno, a 16 clientes internos da organização, e outro destinado a conhecer a qualidade de serviço, a 75 clientes externos. Os resultados obtidos evidenciaram que o marketing interno na organização de saúde em estudo representa uma ferramenta valiosa, contribuindo para que os colaboradores se sintam mais empenhados e valorizados e que os serviços prestados sejam de melhor qualidade. Permitindo, assim, concluir que um bom plano de marketing interno pode levar a uma melhor qualidade de serviço nas unidades de saúde, porque, quando os colaboradores estão motivados verifica-se melhor exequibilidade e empenho por parte dos colaboradores da instituição que representam.

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Marketing interno Qualidade Saúde Clientes Satisfação

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