Repository logo
 
Publication

Perceção pelos jovens da sua pegada digital na vida profissional futura : estudo exploratório com estudantes universitários de Cabo Verde

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicação
dc.contributor.advisorRestivo, Francisco José de Oliveira
dc.contributor.advisorPanyik, Emese
dc.contributor.authorRodrigues, Adelcides Alexandre Lopes
dc.date.accessioned2015-10-12T15:02:01Z
dc.date.available2015-10-12T15:02:01Z
dc.date.issued2014-10-14
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractAs redes sociais são o assunto do momento! Com as redes sociais o nosso mundo está conectado socialmente, estrategicamente e tecnologicamente. O mundo das redes sociais resulta da convergência em torno de plataformas como Facebook, Twitter, Google+, Linkedin, Youtube, Flickr, Slideshare, Hi5, Digg, Delicious, Vimeo, etc. Chama-se a isto a Web 2.0. Cada vez mais as instituições e a sociedade estão a descobrir as possibilidades e o potencial que elas oferecem. Porém, o entusiasmo em usar as redes e estar conectado a todo momento pode de futuro vir a atrapalhar a vida profissional das pessoas. Os jovens, no entanto, utilizam as plataformas de uma forma despreocupada, sem ter em conta questões de privacidade e de segurança, e sem se interrogar sobre o efeito das suas ações no seu próprio futuro. Os pesquisadores que se debatem sobre esta área estão a tentar quantificar, qualificar e explicar a crescente complexidade através da conectividade do mundo que nos rodeia. Nesta dissertação vamos estudar a perceção dos estudantes Cabo-Verdianos sobre a importância da sua pegada digital na vida profissional futura e refletir sobre a forma como o Ministério da Educação percepciona esta problemática, e qual é a estratégia de acção que possui para apoiar os jovens nas suas decisões.pt_PT
dc.description.abstractToday, we are witnessing the emergence of social networks as the primary Internet activity worldwide. By the social networks the World is now connected socially, strategically and technologically. This online social interconnectedness is a result from the convergence of platforms like Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn, Youtube, Flickr, Slideshare, Hi5, Digg, Delicious, Vimeo, etc. This is called the Web 2.0. Increasingly, institutions are discovering the possibilities and the potential these platforms could offer. However, the enthusiasm in using the networks and be always connected may compromise future carriers. Yet young people use these platforms in a carefree manner, regardless of issues such as privacy, security, and the potential effects of their actions on their own future. Researchers who focus on this area are struggling to quantify and explain the growing complexity and connectivity of the world around us. The objective of this thesis is to explore how Cape Verdean students perceive the importance of their digital footprint in their future carrier. In addition, the thesis reflects on how the Ministry of Education approaches this issue and what actions and strategy have been developed to support young people in their decisions.pt_PT
dc.identifier.tid201722437
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/18439
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectPegada digitalpt_PT
dc.subjectReputação digitalpt_PT
dc.subjectPlataformapt_PT
dc.subjectWeb 2.0pt_PT
dc.subjectCabo Verdept_PT
dc.subjectSocial networkspt_PT
dc.subjectDigital footprintpt_PT
dc.subjectDigital reputationpt_PT
dc.subjectPlatformpt_PT
dc.subjectCape Verdept_PT
dc.titlePerceção pelos jovens da sua pegada digital na vida profissional futura : estudo exploratório com estudantes universitários de Cabo Verdept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Formação e Comunicação Multimédia

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201722437.pdf
Size:
4.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: