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- A liquidação de posições curtasPublication . Marques, José Diogo Ferreira; Pereira, Jorge Brito; Martins, José Carlos Tudela
- Conhecimentos, comportamentos e atitudes face à sexualidade : diferenças de género nos estudantes universitáriosPublication . Alves, Cátia Sofia da Costa; Costa, Eleonora Cunha VeigaO sexo constitui um aspecto central na vida do ser humano e apesar de se verificar uma evolução em termos de saúde sexual, ainda se observam comportamentos de risco. O presente estudo tem como objectivo estudar os comportamentos face a estes riscos, conhecimentos sexuais face ao sexo seguro e ao VIH\SIDA. Torna-se relevante estudar junto de uma população vulnerável a estes riscos, nomeadamente os jovens universitários. O presente estudo é constituída por uma amostra de 135 sujeitos de ambos os sexos. Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, correlacional, de carácter transversal. Para a obtenção dos dados foram utilizadas seis escalas, o Questionário Sociodemográfico, a Escala de conhecimentos sobre a transmissão e prevenção do VIH, o Questionário de comportamento sexual passado, a escala Atitudes e outros comportamentos relacionados com SIDA, o Questionário de Barreiras: Razões para não praticar sexo seguro e o Questionário sobre o uso de álcool e drogas. Este estudo demonstra que os estudantes universitários portugueses detêm conhecimentos sobre o sexo seguro e os seus riscos, embora não revelam a adopção de comportamentos preventivos e mencionam possuir barreiras face ao sexo seguro. Os estudantes evidenciam que ter relações sexuais após terem consumido bebidas alcoólicas, constitui uma barreira ao sexo seguro.
- Projeto de marketing internacional : a marca global Manvia nos mercados alemão e sauditaPublication . Oliveira, André Valente; Seruya, José ManuelMotivados pela necessidade de compreender a realidade dos mercados internacionais e as formas de comunicação em contexto global e globalizado, com este projeto, além de procurarmos uma dissertação de mestrado, focámo-nos em configurar um guia de pensamento e reflexão teóricos, tornando possível a procura de novas formas de comunicar, de pistas fundamentais e de contributos para comunicar melhor. Esta investigação procura corresponder ao desafio que nos foi inicialmente colocado: comunicar o serviço de manutenção O serviço que comunicamos é único a nível mundial, e queremos posicioná-lo em dois mercados culturalmente muito diferentes – o mercado cimenteiro Alemão, e o mercado cimenteiro Saudita. Este projeto resulta da aplicação das bases teóricas estudadas a uma realidade muito concreta e competitiva – a marca global Manvia. Desenvolvemos assim uma proposta que assenta num conjunto de ferramentas capazes de responderem às necessidades de marketização internacional da marca global Manvia. Esta proposta assenta em duas ferramentas, em primeiro lugar celebrar acordos com empresas e parceiros locais. Em segundo lugar desenvolver e inovar na forma de comunicar com os diferentes stakeholders. Acreditando que este projeto constitui um ponto de partida para novas investigações no que diz respeito ao marketing internacional e à gestão de marcas globais, apresentamos um conjunto de soluções que respondem a necessidades concretas dos mercados cimenteiros Alemão e Saudita, estratégicos para a marca global trabalhada.
- O Problem-Based Learning (PBL) no ensino de artes visuais : relato de uma experiência pedagógicaPublication . Machado, Hélder Bertino Pinto; Dias, Paulo César AzevedoO presente relatório expõe uma experiência pedagógica que consista na utilização da metodologia da Problem-Based Learning (Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, ABRP) na disciplina de Educação Visual, junto de uma turma do oitavo ano de escolaridade. Esta metodologia procura refletir e questionar os métodos de ensino tradicionais considerando as exigências atuais no ensino, equacionando as potencialidades do PBL para o ensino de artes visuais. Desta forma, parece-nos pertinente pensar-se em novas estratégias e numa constante atualização. A ideia de que os alunos podem não estar a ser preparados com as designadas “competências para o séc. XXI” foi uma das motivações para o tema escolhido, numa necessidade de procurar alternativas de mudança, em prol da melhoria do binómio ensino-aprendizagem. Com base no exposto foram adaptados os conteúdos do currículo nacional do oitavo ano à metodologia do PBL, utilizando um problema desenhado com base no modelo 3C3R. Ao longo do trabalho, são ainda descritas as características da metodologia e algumas estratégias próprias do PBL, sempre com a preocupação de comparar os seus efeitos relativamente aos processos tradicionais e inspirar a prática pedagógica do estagiário. Os projetos foram desenvolvidos em grupos de trabalho, que também foram objeto de análise, chegando-se à conclusão que o seu funcionamento apresenta características de “autorregulação” e elevada complexidade. A avaliação de competências é descrita seguindo um protocolo baseado na organização Buck Institute for Education (BIE), que prevê, para além da qualidade dos trabalhos, a proatividade, autonomia, responsabilização e capacidade de reflexão dos alunos. Foi possível verificar ainda algumas limitações, relacionadas essencialmente com a resistência das organizações à mudança. Por fim, a perceção dos alunos sobre método utilizado, através da realização de um questionário, permitiu perceber resultados positivos ao nível da compreensão do processo, como promotor de melhoria do ensino, papel do tutor e dos alunos, acima do esperado.
- Perceção pelos jovens da sua pegada digital na vida profissional futura : estudo exploratório com estudantes universitários de Cabo VerdePublication . Rodrigues, Adelcides Alexandre Lopes; Restivo, Francisco José de Oliveira; Panyik, EmeseAs redes sociais são o assunto do momento! Com as redes sociais o nosso mundo está conectado socialmente, estrategicamente e tecnologicamente. O mundo das redes sociais resulta da convergência em torno de plataformas como Facebook, Twitter, Google+, Linkedin, Youtube, Flickr, Slideshare, Hi5, Digg, Delicious, Vimeo, etc. Chama-se a isto a Web 2.0. Cada vez mais as instituições e a sociedade estão a descobrir as possibilidades e o potencial que elas oferecem. Porém, o entusiasmo em usar as redes e estar conectado a todo momento pode de futuro vir a atrapalhar a vida profissional das pessoas. Os jovens, no entanto, utilizam as plataformas de uma forma despreocupada, sem ter em conta questões de privacidade e de segurança, e sem se interrogar sobre o efeito das suas ações no seu próprio futuro. Os pesquisadores que se debatem sobre esta área estão a tentar quantificar, qualificar e explicar a crescente complexidade através da conectividade do mundo que nos rodeia. Nesta dissertação vamos estudar a perceção dos estudantes Cabo-Verdianos sobre a importância da sua pegada digital na vida profissional futura e refletir sobre a forma como o Ministério da Educação percepciona esta problemática, e qual é a estratégia de acção que possui para apoiar os jovens nas suas decisões.
- Análise comparativa do direito da concorrência europeu e das regras de antitrust norte-americanas na perspectiva das concentrações de empresasPublication . Reis, Sara Isabel Boavida; Confraria, João
- O dever de não concorrência dos administradores das sociedades anónimasPublication . Cardoso, Bruno Filipe Alves; Gomes, Fátima