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Culturas profissionais docentes e associações de professores

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Partindo da conceção de uma cultura profissional que se constrói em interação permanente, a cultura profissional dos professores tem sido marcada pelo individualismo e isolamento e pela disciplinarização do conhecimento. Confrontados com as crescentes dificuldades da profissão e com uma crise de identidade, muitos professores refugiam-se no seu grupo disciplinar, como um espaço legítimo de pertença. Um outro espaço de pertença à profissão e contributo para o desenvolvimento profissional docente será o papel desempenhado pelas associações profissionais. Pela inexistência de dados empíricos sobre eventuais diferenças que possam existir nas práticas e culturas profissionais, tendo em conta o grupo de recrutamento e a vinculação a associações profissionais, elegemos como problemática do estudo “O impacto das associações de professores e (des)contrução de identidades profissionais” obter respostas às seguintes questões: • Qual o papel das associações de professores na atualidade? • Quais são os seus contributos para o conhecimento profissional e para o desenvolvimento das dimensões do perfil docente? • O facto de se pertencer a uma associação profissional altera o modo de praticar a profissão? • Que perceções têm os filiados (e respetivos dirigentes) do papel da “sua” associação? • Qual o impacto das associações de professores nas culturas e práticas profissionais dos seus associados? • Associações diferentes conduzem a práticas profissionais diferentes?

Description

Keywords

Professores Culturas profissionais Associações de Professores

Citation

BASTOS, Cristina - Culturas profissionais docentes e associações de professores. In I Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano”, Porto, Portugal, 23-24 Julho 2015. MACHADO, Joaquim (coord.) - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do I Seminário Internacional. Porto: Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia, 2015. ISBN 978-989-99486-0-0. Vol. II – Comunicações Livres. p. 918-923

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