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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Partindo da conceção de uma cultura profissional que se constrói em interação permanente, a cultura
profissional dos professores tem sido marcada pelo individualismo e isolamento e pela disciplinarização
do conhecimento.
Confrontados com as crescentes dificuldades da profissão e com uma crise de identidade, muitos
professores refugiam-se no seu grupo disciplinar, como um espaço legítimo de pertença.
Um outro espaço de pertença à profissão e contributo para o desenvolvimento profissional docente
será o papel desempenhado pelas associações profissionais.
Pela inexistência de dados empíricos sobre eventuais diferenças que possam existir nas práticas e
culturas profissionais, tendo em conta o grupo de recrutamento e a vinculação a associações profissionais,
elegemos como problemática do estudo “O impacto das associações de professores e (des)contrução de
identidades profissionais” obter respostas às seguintes questões:
• Qual o papel das associações de professores na atualidade?
• Quais são os seus contributos para o conhecimento profissional e para o desenvolvimento das
dimensões do perfil docente?
• O facto de se pertencer a uma associação profissional altera o modo de praticar a profissão? • Que
perceções têm os filiados (e respetivos dirigentes) do papel da “sua” associação?
• Qual o impacto das associações de professores nas culturas e práticas profissionais dos seus associados?
• Associações diferentes conduzem a práticas profissionais diferentes?
Description
Keywords
Professores Culturas profissionais Associações de Professores
Citation
BASTOS, Cristina - Culturas profissionais docentes e associações de professores. In I Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano”, Porto, Portugal, 23-24 Julho 2015. MACHADO, Joaquim (coord.) - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do I Seminário Internacional. Porto: Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia, 2015. ISBN 978-989-99486-0-0. Vol. II – Comunicações Livres. p. 918-923