Publication
Desenvolvimento profissional : análise reflexiva à intencionalidade da formação curricular
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
| dc.contributor.advisor | Palmeirão, Cristina | |
| dc.contributor.author | Miler, Olindina Quaresma Pereira | |
| dc.date.accessioned | 2014-07-29T13:04:32Z | |
| dc.date.available | 2014-07-29T13:04:32Z | |
| dc.date.issued | 2014-03-07 | |
| dc.date.submitted | 2013 | |
| dc.description.abstract | Estudo reflexivo – e não propriamente um relatório reflexivo - sobre cerca de 30 anos de carreira docente, repartidos pelos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, que pretende analisar e compreender o desenvolvimento profissional dessa carreira, na perspetiva pessoal e com base nas várias mudanças e reformas na política educativa, dos seus reflexos na prática pedagógica pessoal e dos outros professores seus pares, e na evolução do sistema educativo na sua área de atuação e no nosso país. Partindo de premissas (―marcos‖) que marcaram positiva e negativamente, faz-se uma abordagem crítica do percurso profissional pessoal e das diretrizes de política educativa que orientaram esse mesmo percurso, interpretando situações e momentos motivadores e outros momentos ou etapas frustrantes, procurando perceber e contextualizar, à luz de lentes teóricas, o seu papel como agente social da educação, numa dimensão que contempla a educação para todos, com profissionais reflexivos e abertos a uma inevitável, por necessária, aprendizagem e formação permanente ao longo da vida. | por |
| dc.identifier.tid | 201498707 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/15010 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Identidade profissional | por |
| dc.subject | Desenvolvimento profissional | por |
| dc.subject | Formação ao longo da vida | por |
| dc.subject | História da educação | por |
| dc.subject | Sistema educativo | por |
| dc.subject | Mudança | por |
| dc.subject | Inconstância | por |
| dc.title | Desenvolvimento profissional : análise reflexiva à intencionalidade da formação curricular | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação |
