| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.22 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Estudo reflexivo – e não propriamente um relatório reflexivo - sobre cerca de 30 anos de carreira docente, repartidos pelos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, que pretende analisar e compreender o desenvolvimento profissional dessa carreira, na perspetiva pessoal e com base nas várias mudanças e reformas na política educativa, dos seus reflexos na prática pedagógica pessoal e dos outros professores seus pares, e na evolução do sistema educativo na sua área de atuação e no nosso país.
Partindo de premissas (―marcos‖) que marcaram positiva e negativamente, faz-se uma abordagem crítica do percurso profissional pessoal e das diretrizes de política educativa que orientaram esse mesmo percurso, interpretando situações e momentos motivadores e outros momentos ou etapas frustrantes, procurando perceber e contextualizar, à luz de lentes teóricas, o seu papel como agente social da educação, numa dimensão que contempla a educação para todos, com profissionais reflexivos e abertos a uma inevitável, por necessária, aprendizagem e formação permanente ao longo da vida.
Description
Keywords
Identidade profissional Desenvolvimento profissional Formação ao longo da vida História da educação Sistema educativo Mudança Inconstância
