Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Desenvolvimento profissional : análise reflexiva à intencionalidade da formação curricular

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201498707.pdf1.22 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Estudo reflexivo – e não propriamente um relatório reflexivo - sobre cerca de 30 anos de carreira docente, repartidos pelos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, que pretende analisar e compreender o desenvolvimento profissional dessa carreira, na perspetiva pessoal e com base nas várias mudanças e reformas na política educativa, dos seus reflexos na prática pedagógica pessoal e dos outros professores seus pares, e na evolução do sistema educativo na sua área de atuação e no nosso país. Partindo de premissas (―marcos‖) que marcaram positiva e negativamente, faz-se uma abordagem crítica do percurso profissional pessoal e das diretrizes de política educativa que orientaram esse mesmo percurso, interpretando situações e momentos motivadores e outros momentos ou etapas frustrantes, procurando perceber e contextualizar, à luz de lentes teóricas, o seu papel como agente social da educação, numa dimensão que contempla a educação para todos, com profissionais reflexivos e abertos a uma inevitável, por necessária, aprendizagem e formação permanente ao longo da vida.

Description

Keywords

Identidade profissional Desenvolvimento profissional Formação ao longo da vida História da educação Sistema educativo Mudança Inconstância

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue