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- Aprender, refletindo sobre um percurso profissionalPublication . Sousa, Ana Maria Alves Batista de; Alves, José MatiasNo âmbito da ação supervisiva, surge necessária uma reflexão sobre os quadros teóricos e os contributos que estes afiguram para a minha ação docente. Assim, trato neste trabalho de refletir sobre os momentos da minha carreira docente, nomeadamente sobre os que se referem a funções avaliativas e/ou supervisivas. Tendo iniciado a minha vida profissional como educadora, prossegui estudos em Ciências Religiosas, cujo último ano é de estágio supervisionado. Enquanto professora de EMRC, desempenhei também funções enquanto Representante de Grupo Disciplinar, Coordenadora de Departamento, Membro do Conselho Geral e Orientadora de Estágio (este último particularmente relevante para este trabalho). Balizados estes episódios, procuro fazer uma investigação de quadros teóricos sobre supervisão, à luz dos quais elaboro uma posição crítica, numa perspetiva de reflexão para a ação. Defendo no trabalho o modelo de investigação-ação como estratégia privilegiada de formação inicial, em ordem à autonomia, com os pressupostos de negociação, comunicação e colaboração na prática docente, em geral, e no estágio supervisionado, em particular. No que respeita ao desenvolvimento profissional ao longo da vida, defendo que a estimulação do caráter reflexivo deve acompanhar a prática profissional, visando a reconstrução pessoal para a transformação social.
- A Educação Moral e Religiosa Católica no ensino secundário : um debate a partir da unidade letiva 2 : valores e ética cristãPublication . Domingos, Gonçalo Miguel Nunes; Trigo, Jerónimo dos Santos
- Análise musical como estratégia auxiliar de ensino nas aulas de Instrumento : um estudo de caso no CCM sobre o recurso dos professores a esta estratégiaPublication . Dias, Ana Maria dos Santos Lopes Valente; Lopes, Paulo Ferreira; Marques, TelmoApesar de alguns desenvolvimentos recentes nos estudos da psicologia e da educação, continua-se de uma forma geral a verificar no ensino da música, uma separação entre o âmbito das disciplinas teóricas e o ensino do instrumento. Como consequência os alunos cultivam uma tendência a interiorizar essa bipolarização, que virá a manifestar-se futuramente nas suas atitudes quer como músicos quer como professores. A Análise Musical é uma das disciplinas teóricas reconhecida por investigadores e pedagogos na área da música como trazendo benefícios quando aplicada como estratégia auxiliar de ensino nas aulas de instrumento. Analisar uma peça musical, identificando os diversos elementos que a constituem e procurando a explicação do modo como esses elementos interagem, atribuindo assim um significado à obra, permitirá aprofundar o seu conhecimento além da perceção intuitiva, o que pode conduzir a uma melhor aprendizagem e performance musical do aluno. Aspetos como a familiarização com a obra, interpretação técnica e expressiva, leitura à primeira vista e memorização da obra, poderão ser beneficiados com o recurso a esta estratégia. Através deste estudo pretende-se averiguar a perceção que os professores de instrumento têm sobre o recurso à análise musical como estratégia auxiliar de ensino, e identificar quais os principais motivos para recorrerem ou não a essa estratégia nas suas aulas. A investigação é suportada por um estudo de caso realizado com os professores de instrumento do Centro de Cultura Musical das Caldas da Saúde (CCM). Sendo um estudo do tipo descritivo, procura-se a descoberta de relações entre fatores, adotando-se uma metodologia de natureza qualitativa e quantitativa, com recolha de informação através de entrevista e de questionário.
- Todos os caminhos começaram em Roma : percursos de enamoramento pelo ensinoPublication . Marques, Alexandra Margarida Bastos Rodrigues de Sá; Vieira, Maria Ilídia de Meireles Cabral da RochaEste trabalho expõe, sob a forma de uma narrativa reflexiva teoricamente fundamentada, episódios marcantes do meu desenvolvimento profissional, que elegi, entre outros, como alicerces do meu ser profissional, como marcos de referência de alteração de rota. Assim, e na senda da memória, narro três histórias de vida, enquanto docente e enquanto pessoa, trilhando caminhos de consciencialização, de aprendizagem, de mudança, de inovação e de transformação: todos os caminhos começaram em Roma, onde vivi a primeira experiência de ensino, o primeiro contacto pedagógico e onde senti o despertar da vocação docente. Seguem-se novos rumos - uma breve passagem por Mogofores e a minha caminhada profissional e pessoal ao serviço do Colégio da Rainha Santa Isabel, onde ainda permaneço. Finalmente um trilho de transformação com o desafio da frequência dum Curso de Pós- Graduação em Administração Educativa. Estes caminhos vividos ao longo da minha vida profissional deram espaço a caminhos refletidos. Afigura-se-me como um grande enriquecimento a elucidação das vivências a partir de outros olhares sobre as problemáticas que emergem da minha narração. A abordagem teórico-reflexiva organizada em três subcapítulos, abrange as dimensões mais importantes que se destacam em cada um dos momentos narrados: identidades profissionais; cultura de escola, relação pedagógica e liderança; desenvolvimento profissional e organizacional. Finalmente, são abertos novos caminhos, que permitem fazer a análise e reflexão das aprendizagens profissionais mais relevantes bem como a projeção do que pode ser objeto de mudança.
- Deslindar um quarto de século de práticas educativas diferenciadasPublication . Reis, Clara Maria Vinhais Domingues; Roldão, Maria do CéuEste relatório consiste numa análise reflexiva, teoricamente sustentada, sobre o meu percurso profissional, enquanto profissional do 3º ciclo e secundário. Ser professora de Física e Química tem sido a minha principal função, que não pode ser descontextualizada de todas as outras exercidas, analogamente formadoras da minha identidade profissional. Este relato documenta uma construção em espiral do meu novo conhecimento, assente sobre percursos profissionais revisitados. À medida que a minha vida profissional vai avançando, são descobertos novos saberes e competências, abandonando perspetivas e alargando horizontes. A narração apresenta três momentos marcantes no meu desenvolvimento profissional: a descoberta da Profissão e posterior profissionalização; uma outra visão proporcionada pelo exercício do cargo de Responsável pelo Ensino Especial onde a inclusão de alunos com deficiência trouxe o aparecimento de uma nova variável na comunidade educativa; as dinâmicas de liderança e colaboração utilizadas enquanto Coordenadora de grupo disciplinar e Coordenadora de Departamento. O processo de construção da narrativa e sua posterior reflexão e análise permitiram-me encontrar novos significados e reinterpretar práticas, emoções e razões introduzindo um novo olhar sobre a minha identidade como professora dentro de uma Escola multicultural. A revisão das lentes teóricas ajudaram-me a esboçar um quadro conceptual integrado de forma a possibilitar o desenvolvimento da escola na busca do sucesso de todos os seus intervenientes: professores; alunos; pais e sociedade.
- Desenvolvimento profissional : análise reflexiva à intencionalidade da formação curricularPublication . Miler, Olindina Quaresma Pereira; Palmeirão, CristinaEstudo reflexivo – e não propriamente um relatório reflexivo - sobre cerca de 30 anos de carreira docente, repartidos pelos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, que pretende analisar e compreender o desenvolvimento profissional dessa carreira, na perspetiva pessoal e com base nas várias mudanças e reformas na política educativa, dos seus reflexos na prática pedagógica pessoal e dos outros professores seus pares, e na evolução do sistema educativo na sua área de atuação e no nosso país. Partindo de premissas (―marcos‖) que marcaram positiva e negativamente, faz-se uma abordagem crítica do percurso profissional pessoal e das diretrizes de política educativa que orientaram esse mesmo percurso, interpretando situações e momentos motivadores e outros momentos ou etapas frustrantes, procurando perceber e contextualizar, à luz de lentes teóricas, o seu papel como agente social da educação, numa dimensão que contempla a educação para todos, com profissionais reflexivos e abertos a uma inevitável, por necessária, aprendizagem e formação permanente ao longo da vida.
- Análise do projeto economia para o sucesso : balanço da parceria JAP/CGDPublication . Santos, Mariana Isabel Fonseca Pinto dos; Mendes, Américo; Tavares, MarisaNo decorrer do trabalho, verifica-se a abordagem de conceitos vários e sua interação. Educação para o empreendedorismo, voluntariado, responsabilidade social corporativa, literacia financeira e análise de projetos, que culminam numa ação de parceria entre entidades com e sem fins lucrativos, operacionalizadas por ativos humanos, elementos vitais para o bom funcionamento das entidades empresariais. Este trabalho dedica-se à apresentação dos resultados obtidos com a implementação do Projeto Economia para o Sucesso, desenhado pela Junior Achievement Portugal e à análise da parceria estabelecida entre a JAP e a Caixa Geral de Depósitos, à luz das sinergias que dela decorrem. A revisão bibliográfica, o estudo de caso e a metodologia de avaliação da implementação de projetos e programas proposta por Mendes (Carvalho Mendes, 2006), que assenta na Teoria da Agência, bem como a recolha de informação baseada em documentos, a aplicação de questionários de resposta fechada, entrevistas, testemunhos e o contato direto do participante com os alunos, permitiram o estudo da questão levantada. As iniciativas devem ser divulgadas e os resultados das mesmas disponibilizadas à comunidade em geral, tornando-se para isso inevitável o compromisso de tratamento de informação, com a recolha e publicação dos dados obtidos através dos programas. Em síntese, o projeto (conjunto de seis aulas em que voluntários de entidades parceiras partilham conteúdos e experiências profissionais) foi bem-sucedido; o progresso foi notório face aos dados iniciais. No entanto, e à luz do enquadramento teórico, existindo restrições, devem estas ser observadas, estudadas e ultrapassadas, tornando-se indicadores positivos para melhoramento do projeto.
- Professora e gestora pedagógicaPublication . Coimbra, Lídia Maria Costa Ferreira Espada; Araújo, Joaquim MachadoEste Relatório está estruturado em três capítulos. No primeiro capítulo, descreve-se todo o percurso pessoal e profissional da sua autora, nomeadamente as marcas deixadas pelos seus professores, as hesitações, as decisões, a mobilidade, a profissionalização e a estabilização, o exercício de cargos e funções de gestão pedagógica intermédia e a formação e valorização profissional. No segundo capítulo são revisitados alguns autores que sustentam a análise do percurso pessoal e profissional e ajudam a compreender o processo de construção pessoal da identidade profissional como docente, incidindo sobretudo nas dimensões pessoais e colectivas da docência, os padrões de trabalho docente, a investigação na e pela ação e a prática reflexiva, bem como a motivação profissional e a relação pedagógica. No terceiro capítulo, é abordada a liderança escolar e realçada a liderança distribuída em contexto escolar, a partir da qual se reflete sobre a direção de turma, a coordenação de departamento e a coordenação de ciclo, funções de gestão intermédia exercidas pela autora. Este relatório conclui enfatizando a importância de uma liderança distribuída na escola e a necessidade de uma cultura de aprendizagem do professor associada à colaboração e à entreajuda dos professores.
- Ser pessoa : um itinerário reflexivo sobre a problemática da deficiência : no 6º ano de escolaridadePublication . Ribeiro, César Augusto Pinto; Carvalho, Cristina de Sá; Almeida, José Manuel Pereira de
- Ser professor : do jardim sonhado ao jardim construídoPublication . Faro, Laura Maria Soveral Costa Moreira Melo e; Vieira, Maria Ilídia de Meireles Cabral da RochaA narração das histórias de vida dos professores tem vindo a ser uma forma de refletir sobre as práticas pedagógicas, para melhor compreender e agir sobre este empreendimento tão santo que é a missão de ser professor que, mais do que transmitir conhecimentos, visa educar. A partir da memória, um espelho no qual me busquei para me reconhecer, enuncio três momentos de uma história que, porque é a minha história de vida, pessoal e profissional, tem de ser real. Ao passear pelo jardim das memórias selecionei três situações profissionalmente mais significativas: a entrada para o Colégio da Rainha Santa Isabel, onde fui acolhida no coração; a experiência com Diretora de Turma que me ensinou a ver com o coração; e a nomeação como Diretora Pedagógica Adjunta, missão que abracei e em que fui aprendendo a ser e a fazer com o coração. As histórias que dão corpo a este relatório teoricamente fundamentado foram permitindo que se acentuasse uma nova exigência de mim, pois servem para que, olhando-me, refletindo, compreendendo as práticas, aja sobre elas, impulsionando a mudança. Nelas me reencontrei, através de espelhos deformantes que me mostraram a realidade que eu desconhecia, através de desastres e desvios que me indicaram o caminho a seguir. Nesses canteiros iluminados, encontrei as lentes teóricas subjacentes às minhas práticas: a problemática da identidade profissional docente, a importância da cultura de escola, terreno fértil onde tudo se passa, a relação pedagógica e a importância das lideranças nas organizações escolares. No final, no balanço entre o que aprendi e o que espero ainda vir a aprender, a reflexão é tecida sobre a forma de se ser bom professor, uma nobre missão que é o meu sol, a minha luz, o meu alimento. Tudo fica assim eternizado nestas páginas, pois que nem um momento só posso perder.