Repository logo
 
Publication

A perceção do valor de uma marca : estudo de caso : Millennium BCP

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBrandão, Nuno Manuel Coelho de Goulart
dc.contributor.authorFreire, Filipa Patraquim dos Santos
dc.date.accessioned2020-02-17T10:11:02Z
dc.date.available2020-02-17T10:11:02Z
dc.date.issued2019-12-06
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractNuma Era fortemente marcada pela evolução tecnológica, a par de uma sociedade pautada pelo consumo, assiste-se a um aumento desenfreado de opções de compra para o consumidor. Devido a este leque alargado de produtos e serviços, o consumidor é constantemente abordado pelas diversas marcas existentes no mercado através das suas ações de comunicação. Como consequência, o desenvolvimento de uma atenção seletiva afigura-se compreensível. Cabe às marcas encontrar formas de concentrar a atenção do consumidor e é aqui que surge a diferenciação como fator essencial para o valor da marca. De acordo com o modelo concetual de Aaker, o brand equity engloba um conjunto de características que contribuem para a valorização da marca – lealdade, notoriedade, qualidade percebida, associações à marca e outros ativos. A identidade e imagem da marca são atributos que estão diretamente ligados ao seu valor, pelo que o Prisma da Identidade da Marca de Kapferer se baseia numa coerência entre aquilo que a marca defende ser, através dos seus valores identitários, e aquilo que é percecionado pelos seus stakeholders. Com este estudo, ambicionou-se perceber se a perceção do valor da marca Millennium bcp, junto dos clientes, reflete os seus valores identitários. O Brand Equity Ten de Aaker e o Prisma da Identidade da Marca de Kapferer representam os modelos teóricos nos quais a presente investigação se baseou. Os resultados obtidos permitiram validar quatro das cinco hipóteses postuladas. Assim, foi possível aferir que os clientes do Millennium bcp, estão familiarizados com a marca, reconhecem a qualidade dos seus produtos e serviços, associam-lhe sentimentos positivos à mesma e identificam os seus valores identitários, apesar de não se considerarem totalmente fiéis à marca. Foi ainda verificável uma consonância entre a identidade e a perceção da marca pelos clientes, o que abona a favor do valor da marca Millennium bcp.pt_PT
dc.description.abstractIn an age strongly marked by technological developments and a consumer society, there has been a rampant increase in buying options. Because of the wide range of products and services available, consumers are in constant contact with innumerable brands in the market through communication actions. As a consequence, the development of selective attention is understandable. It is up to brands to find ways to focus consumer attention, and this is where differentiation emerges as an essential factor for brand value. According to Aaker's conceptual model, brand equity encompasses a set of characteristics that contribute to brand valuation: brand loyalty, brand awareness, perceived quality, brand associations, and other assets. Brand identity and image are attributes that are directly linked to value, so Kapferer's Brand Identity Prism is based on the coherence between what a brand claims to be, through its identity values, and what is perceived by stakeholders. This study aims to understand whether the perception of the value of the Millennium bcp brand among customers reflects the bank’s identity values. Aaker's Brand Equity Ten and Kapferer's Brand Identity Prism are the theoretical models on which this research was based. The results obtained validate four of the five hypotheses postulated. It was possible to infer that Millennium bcp's customers are familiar with the brand, recognize the quality of its products and services, associate positive feelings with it, and are aware of its identity values, althought do not consider themselves completely loyal to the brand. A match between the identity and the perception of the brand by the customers was also verified, which supports the brand valuation of Millennium bcp.pt_PT
dc.identifier.tid202384136pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/29575
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBrand equitypt_PT
dc.subjectIdentidade da marcapt_PT
dc.subjectImagem da marcapt_PT
dc.subjectPerceçãopt_PT
dc.subjectValorespt_PT
dc.subjectBrand identitypt_PT
dc.subjectBrand imagept_PT
dc.subjectPerceptionpt_PT
dc.subjectIdentity valuespt_PT
dc.titleA perceção do valor de uma marca : estudo de caso : Millennium BCPpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação Mestrado UCP - FilipaFreire - Millennium bcp.pdf
Size:
2.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: