Repository logo
 
Publication

A participação num grupo de teatro do oprimido e sua expressão no desenvolvimento socioemocional : um estudo de caso em contexto escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorLisboa, Lurdes Lopes Veríssimo
dc.contributor.advisorCosta, Marisa Raquel da Silva
dc.contributor.authorSilva, Sara Catarina Almeida
dc.date.accessioned2022-03-07T11:10:01Z
dc.date.available2022-03-07T11:10:01Z
dc.date.issued2021-11-26
dc.date.submitted2021-11
dc.description.abstractO teatro do oprimido (TO) visa a transformação pessoal e social, através da exploração de situações de opressão a que os participantes consideram estar sujeitos, incentivando e capacitando os indivíduos para agir sobre essas situações. O objetivo geral deste estudo foi explorar a influência percebida da participação de alunos do 3.º ciclo num grupo de TO no desenvolvimento socioemocional e envolvimento escolar. Trata-se de um estudo de caso, desenvolvido numa escola TEIP com uma amostra de sete participantes – a facilitadora do TO, três alunos participantes do TO, e os respetivos diretores de turma. A recolha de dados foi realizada com recurso a entrevistas individuais semiestruturadas. Os resultados obtidos pelos diferentes intervenientes do estudo apontam para a existência de mudanças positivas ao nível do bem-estar, desenvolvimento socioemocional e envolvimento escolar dos jovens, pelo que o TO poderá constituir-se como uma ferramenta pedagógica com impacto na promoção do desenvolvimento positivo e combate ao abandono precoce e insucesso escolar.pt_PT
dc.description.abstractThe theater of the Oppressed (TO) aims personal and social transformation, through the exploration of situations of oppression in which the participants feel they are subject, as well as encouraging and enabling individuals to act on these situations. The general objective of this study was to explore the perceived influence of the participation of 3rd cycle students in a TO group on their social-emotional development and school involvement. It is a case study, developed in a TEIP school (educational territory of priority intervention) with a sample of seven participants – the TO facilitator, three TO participating students, and the respective class directors. Data collection was carried out using semi-structured interviews. The results obtained by the different participants in the study point to the existence of positive changes in terms of well-being, socioemotional development and school involvement of young people, so that the TO can be a pedagogical tool with an impact on the social-emotional development and school involvement of young people.pt_PT
dc.identifier.tid202894860pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/36897
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento socioemocionalpt_PT
dc.subjectEnvolvimento escolarpt_PT
dc.subjectTeatro do oprimidopt_PT
dc.subjectContexto escolarpt_PT
dc.subjectJovenspt_PT
dc.subjectSocial-emotional developmentpt_PT
dc.subjectSchool involvementpt_PT
dc.subjectTheatre of the oppressedpt_PT
dc.subjectSchool contextpt_PT
dc.subjectYouthpt_PT
dc.titleA participação num grupo de teatro do oprimido e sua expressão no desenvolvimento socioemocional : um estudo de caso em contexto escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202894860.pdf
Size:
519.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format