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- EditorialPublication . Valverde, Camilo; Silva, Daniel; Costa, Lúcia Simões; Lacomblez, Marianne
- The individual and the placeholder : incorporated subjects in digital artPublication . Willemars, Ilios Franciscus David Martin Ronald; Gil, Isabel Maria de Oliveira Capeloa; Tygstrup, FrederikHow do new modes of representation help human beings constitute themselves as individuals? What happens when we fail to recognise ourselves in digital images that are meant to operate as placeholders for our bodies? The purpose of this thesis is to analyse how contemporary digital image production alters the way in which human beings identify themselves with the help of images outside of their bodily contours. It critically examines a host of cultural objects, some aesthetic, either in the form of literary works or visual culture, others mundane and everyday. These analyses employ the concept of the placeholder in an attempt to make sense of our representational episteme. In everyday life, issues invariably arise when we are invited to recognise ourselves in representational imagery that we did not create and cannot control. The first chapter of this thesis titled “Voice” focusses on those moments when body-scanners at airports produce discriminatory effects for anyone who is neither recognised as fully male, nor as fully female. The second chapter titled “Work” looks at the implications of virtual reality pornography for the way in which we think sex-work. The third chapter titled “Reproduction” considers facial recognition technologies that are used to categorise and reinforce stereotypical binaries of normalcy and the abnormal in relation to sexuality. The fourth chapter titled “Sacrifice” looks at how changes in the representational fabric as a whole are taking shape and suggests that the notion of sacrifice is of central importance when dealing with the ethical and political issues that arose in the first three chapter. Neither literature, nor philosophy, linguistics, or psychoanalysis, nor queer- or feminist theory alone, are capable of grappling with the specificities of digital visualities today. Mobilising all of these different fields and disciplines in conjunction, and drawing on short stories by Franz Kafka to inform my readings, this thesis analyses the work of contemporary digital video artists Agnieszka Polska, Kate Cooper, Cécile B. Evans, and Ed Atkins, in an attempt to theorise the everyday problems that arise when we find ourselves represented digitally.
- Não está aqui : foi ressuscitado! : os relatos do túmulo aberto e vazio nos Evangelhos SinópticosPublication . Martins, Ricardo Luís Ramos; Correia, João Alberto SousaA ressurreição de Jesus é invisível e indescritível, um mistério. Só cabe proclamá-la: “não está aqui, foi ressuscitado”. Diante da impossibilidade de narrar a ressurreição de Jesus, a história da Páscoa inclui um “lugar vazio” num momento decisivo. A este espaço aberto e vazio remete logo a palavra do anjo e das mulheres, como nos testemunham as narrativas sinópticas: Mc 16, 1-8; Mt 28, 1-10 e Lc 24, 1-12 que nos propomos a estudar.
- A participação num grupo de teatro do oprimido e sua expressão no desenvolvimento socioemocional : um estudo de caso em contexto escolarPublication . Silva, Sara Catarina Almeida; Lisboa, Lurdes Lopes Veríssimo; Costa, Marisa Raquel da SilvaO teatro do oprimido (TO) visa a transformação pessoal e social, através da exploração de situações de opressão a que os participantes consideram estar sujeitos, incentivando e capacitando os indivíduos para agir sobre essas situações. O objetivo geral deste estudo foi explorar a influência percebida da participação de alunos do 3.º ciclo num grupo de TO no desenvolvimento socioemocional e envolvimento escolar. Trata-se de um estudo de caso, desenvolvido numa escola TEIP com uma amostra de sete participantes – a facilitadora do TO, três alunos participantes do TO, e os respetivos diretores de turma. A recolha de dados foi realizada com recurso a entrevistas individuais semiestruturadas. Os resultados obtidos pelos diferentes intervenientes do estudo apontam para a existência de mudanças positivas ao nível do bem-estar, desenvolvimento socioemocional e envolvimento escolar dos jovens, pelo que o TO poderá constituir-se como uma ferramenta pedagógica com impacto na promoção do desenvolvimento positivo e combate ao abandono precoce e insucesso escolar.
- Determinantes biológicos precoces de sinais de adiposidade na infânciaPublication . Rodrigues, Mariana Lopes; Santos, Ana Cristina Correia dos; Pinto, Elisabete Cristina BastosIntrodução - A Organização Mundial de Saúde define a obesidade infantil como uma prioridade de saúde pública e a sua prevenção desde os primeiros anos de vida e fundamental para a sua qualidade e longevidade. Para além do desequilíbrio alimentar e sedentarismo, também o ambiente intrauterino parece estar na génese do aparecimento desta patologia. O tecido adiposo tem um papel na regulação metabólica do organismo e esta regulação e feita através de adipocinas, como a leptina e a adiponectina. Estas adipocinas influenciam diretamente os processos metabólicos e endocrinos e a alteração das suas concentrações ao nascimento tem sido associada a obesidade na infância. Objetivos - O principal objetivo deste trabalho e avaliar a associação entre os níveis plasmáticos de leptina e adiponectina, no sangue do cordão umbilical e a adiposidade aos 4, 7 e 10 anos de idade em crianças da coorte de nascimentos portuguesa de base populacional, Geração XXI. Materiais e Métodos - A Geração XXI foi estabelecida ao nascimento, tendo sido reavaliada aos 4, 7 e 10 anos de idade. Neste estudo, foram incluídos 898 indivíduos com determinação de leptina e adiponectina, 895 com informação antropométrica aos 4 anos, 811 aos 7 anos e 750 aos 10 anos. A analise descritiva e analítica dos dados foi realizada com recurso ao programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 27.0. Foi considerado um nível de significância de 5%. Resultados - Concentrações de leptina no tercil mais baixo (1oT) aumentam o risco de obesidade em raparigas aos 4 anos de idade, mesmo quando comparado com o risco associado aos que nasceram com concentrações de leptina no tercil mais elevado (3oT), 2,054 (IC 95%: 0,816; 5,167) vs. 1,570 (IC 95%: 0,665; 3,706). Também nas raparigas com 10 anos de idade se verificou um aumento do risco de obesidade perante níveis de leptina no tercil mais elevado: 2,258 (IC 95%: 1,063; 4,797) vs. 2,080 (IC 95% 0,890; 4,863). Relativamente aos rapazes, o risco de obesidade, aos 10 anos, foi superior perante concentrações de leptina no 3oT: 2,370 (IC 95%: 1,052; 5,340) vs. 2,175 (IC 95%: 1,041; 4,545). Aos 7 anos, não foram encontradas quaisquer associações entre leptina e obesidade. A adiponectina não se associou com nenhum dos parâmetros antropométricos avaliados, nas 3 faixas etárias, em ambos os sexos. Conclusão - Os resultados deste estudo corroboram a associação entre as concentrações de leptina ao nascimento e o risco de obesidade infantil, ate aos 10 anos. O mesmo não se observou relativamente a adiponectina.
- Influência da memória de trabalho na aquisição de competências matemáticas em crianças com epilepsia de ausênciasPublication . Merino, Filipa dos Santos Maia; Ribeiro, Filipa; Lopes, Ana FilipaObjetivo: As competências matemáticas são fundamentais à sobrevivência no mundo moderno. Do pagamento de contas à contagem de calorias, todos os dias nos deparamos com situações que requerem aptidões matemáticas. A aquisição de competências matemáticas é afetada por vários fatores: cognitivos, sociais e/ou relacionais. Um dos fatores cognitivos que influencia a aprendizagem, nomeadamente da matemática, é a memória de trabalho (MT). A investigação tem demonstrado que a MT pode estar prejudicada na epilepsia de ausências da infância (EAI), sendo que crianças com esta síndrome tendem a manifestar dificuldades em matemática. Este estudo visa apurar se as crianças com EAI têm, de facto, dificuldades na MT e determinar o seu impacto no cálculo mental e no acesso a factos e procedimentos aritméticos. Participantes e Método: Avaliámos 14 crianças com EAI e 14 controlos saudáveis. As crianças com EAI realizaram as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven em paralelo, os sub-testes de Aritmética e Memória de Dígitos da WISC-III, os sub-testes Corsi e Torre da BANC e o TEMA-3. Foi pedido aos cuidadores primários de ambos os grupos que preenchessem um questionário de função executiva (BRIEF-2) sobre a criança. Resultados: Crianças com EAI apresentaram capacidades executivas mais fracas do que os controlos saudáveis. Além do mais, a MT previu o desempenho matemático das crianças com EAI, a nível do cálculo mental e do acesso a factos e procedimentos aritméticos. Conclusão: A MT condiciona as capacidades matemáticas das crianças com EAI. Crianças com EAI apresentaram valores mais baixos de MT do que as crianças tipicamente desenvolvidas. Por último, crianças com EAI demonstraram competências executivas mais fracas do que controlos saudáveis.
- O rosto do outro como lugar ético : estudo baseado no pensamento de Emmanuel LevinasPublication . António Júnior, Joaquim; Trigo, Jerónimo dos SantosNo presente trabalho, pretendemos debruçar-nos sobre a relação do rosto do outro, na ética filosófica de Emmanuel Levinas e na antropologia teológica da Constituição Pastoral Gaudium et Spes, que nos levarão a chegar às visões dos tempos atuais que proporcionam um sentido existencial do ser humano e suas relações. Partindo da ética filosófica de Levinas e da antropologia teológica da Gaudium et Spes, entende-se que as duas visões têm uma aproximação no que diz respeito às relações humanas. Dentro da ética de Levinas, concebe-se que o rosto cria uma relação com outro, essa relação carateriza-se por ser uma abertura para o Infinito. Ou seja, é pela saída de si que o homem acolhe o outro sem violar os seus direitos e a sua dignidade. Levinas, assim como a Gaudium et Spes, falam de um ser responsável, que vem ao meu encontro com a sua súplica. E quando falamos da dignidade humana no contexto teológico, compreende-se que ela reside na excelência do ser criado à imagem e semelhança de Deus, com inteligência e livre arbítrio. Enfim, nas perspetivas atuais, ou seja, em relação ao desafio com o qual o rosto se depara hoje, percebe-se que somos convidados a repensar, a recriar e a reaprender as nossas relações uns com os outros. Isso está muito bem patente na parábola do Bom Samaritano, que se deparou com o fragilizado e cuidou dele, sem medo das leis nem das barreiras históricas, mas sim pelo uso de misericórdia e amor profundo, aquele amor que convida a um arriscar.