Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Dislexia e educação física no ensino fundamental da Rede Pública do Distrito Federal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação de Mestrado Marcos Nascimento.pdf1.45 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A pesquisa objetiva investigar o processo de inclusão do aluno disléxico no seu desenvolvimento escolar tendo em consideração a escola e a família no cumprimento do seu papel na educação inclusiva. A relevância do estudo pelo tema surgiu a partir de experiências vividas no meio educacional em que leciono nas turmas do Ensino Fundamental na rede Pública do Distrito Federal, pois observei que alguns alunos apresentavam sérias dificuldades na leitura e escrita. O estudo tem como referência a dislexia e a educação física como inclusão do aluno disléxico no ambiente escolar na escola fundamental do Distrito Federal, Brasília/DF, Brasil. É de grande importância entender a prática inclusiva do aluno disléxico na rede pública de Ensino do Distrito Federal. Parte-se da premissa de que o aluno normalmente matriculado no ensino fundamental tenha todas as inclusões necessárias no processo ensino-aprendizagem. A dislexia é um transtorno de aprendizagem de leitura crônico, de origem neurobiológica e de maior incidência nas salas de aula e atinge entre 5% e 17% da população mundial. Assim, este estudo pretende contribuir para o desenvolvimento dos alunos disléxicos, trazer maior conhecimento aos professores de Educação Física diante das dificuldades de aprendizagem desses alunos. O estudo revelou que o estudante pesquisado tem apresentado um progresso contínuo, pois foi percebida uma melhora na coordenação motora, na aquisição da força, progresso na resistência cardiorrespiratória, e um significativo envolvimento com alguns colegas, além de melhoria na oralidade, por se sentir mais fortalecido e respeitado nas aulas de Educação Física.
The research aims to investigate the process of inclusion of the Dyslexic student in your school development taking into account the school and family in the line of your paper on inclusive education. The relevance of the study by theme emerged from experiences in the middle that I teach in the education of elementary school classes on the public network of the Federal District, as noticed that some students had serious difficulties in reading and writing. The study has as reference to dyslexia and physical education as a Dyslexic student inclusion in the school environment in elementary school of the Federal District, Brasília/DF, Brazil. Is of great importance to understand the practice of inclusive student Dyslexic in public schools in the Federal District. It is the premise that students typically enrolled in elementary school have all necessary inclusions in the teaching-learning process. Dyslexia is a learning disorder of chronic, neurobiological source reading and a higher incidence in the classrooms and reaches between 5% and 17% of the world's population. Thus, this study aims to contribute to the development of dyslexic students, bring greater awareness to the physical education teachers on the learning difficulties of these students. The study revealed that the student researched has presented a steady progress, as it was perceived an improvement in motor skills, the acquisition of power, progress in cardiorespiratory endurance, and a significant involvement with colleagues, In addition to improvement in orality, you feel more energized and respected in physical education classes.

Description

Keywords

Dislexia Legislação Educação física Escola Família Dyslexiay Legislation Physical education School Family

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue