Publication
A influĂȘncia do pianista acompanhador no percurso de aprendizagem musical dos estudantes de instrumento
| datacite.subject.fos | CiĂȘncias Sociais::CiĂȘncias da Educação | |
| dc.contributor.advisor | Lourenço, Sofia | |
| dc.contributor.author | Crespi Rubio, Isolda | |
| dc.date.accessioned | 2013-07-24T08:56:26Z | |
| dc.date.available | 2013-07-24T08:56:26Z | |
| dc.date.issued | 2012 | |
| dc.date.submitted | 2012 | |
| dc.description.abstract | O pianista acompanhador tem sido sempre considerado como um pianista de segunda categoria sofrendo de uma falta de reconhecimento e de valorização em detrimento do pianista solista. Para alĂ©m de ter a base tĂ©cnica e musical de um pianista solista, o pianista acompanhador ultrapassa as fronteiras do seu instrumento para comunicar com outros instrumentistas, sejam eles mĂșsicos profissionais, sejam alunos em instituiçÔes do ensino especializado da mĂșsica. Deste modo, o objetivo principal da presente dissertação consiste em investigar e discernir o multifacetado papel do pianista acompanhador, e o seu impacto na aprendizagem musical dos estudantes de instrumento durante o ensino bĂĄsico e secundĂĄrio. Para esse efeito foram realizados 35 inquĂ©ritos a alunos e ex-alunos de academias de mĂșsica, conservatĂłrios e escolas profissionais de mĂșsica e 11 entrevistas estruturadas a personalidades relevantes do ensino da mĂșsica, nomeadamente diretores de instituiçÔes de ensino especializado da mĂșsica, professores de instrumento e pianistas acompanhadores. Os dados obtidos atravĂ©s de cada uma destas metodologias foram sujeitos a uma anĂĄlise quantitativa (usando o programa SPSS Statistics - Statistical Package for the Social Sciences) e qualitativa, respetivamente. A anĂĄlise dos resultados revelou a grande importĂąncia do acompanhamento de piano regular durante a aprendizagem instrumental dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de aspetos tĂ©cnicos e musicais. TambĂ©m foram verificadas as funçÔes do pianista acompanhador dentro de uma instituição de ensino da mĂșsica tais como a orientação de ensaios sem o professor de instrumento, o apoio na preparação de obras e o apoio psicolĂłgico para o aluno, tornando-se assim o alicerce musical da performance. Em suma, o pianista acompanhador Ă© a figura com quem o estudante de mĂșsica partilha momentos de nervos, inseguranças e sucessos dentro e fora do palco, criando-se uma cumplicidade indispensĂĄvel para uma colaboração produtiva e uma performance com ĂȘxito. | por |
| dc.description.abstract | The accompanist has always been considered a second class pianist, suffering of a lack of recognition and merit, comparably to the solo pianist. Beyond having the same technical and musical training than a solo pianist, the accompanist crosses his instrumentâs borders in order to communicate with other musicians, such as professional players and musical students. Therefore, the main goal of this dissertation is to investigate and clarify the multifaceted role of the accompanist, and its influence in the musical learning of young music players in both basic and secondary music education. This research is based in 35 questionnaires applied to both current and former students from music schools, conservatoires and artistic professional schools. Additionally, 11 interviews were made to relevant personalities from the Portuguese music education system, such as music school principals, instrument teachers and professional accompanists. The data obtained through these methodologies were submitted to a quantitative analysis (the software used was SPSS Statistics - Statistical Package for the Social Sciences) and to a qualitative analysis, respectively. The data analysis showed the great significance of regular piano accompaniment during the studentâs instrumental learning, due to its contribution to their technical and musical development. Moreover, this study clarified the various roles of the accompanist in a music institution, such as the rehearsal guidance without the instrument professor, the feedback in the performance rehearsals and as a psychological advisor. In conclusion, the music student shares moments of anxiety, insecurity and success with the accompanist in and outside the stage. Therefore, itâs created between pianist and student an essential complicity to a productive musical collaboration and consequently, to a successful performance. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/12085 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.title | A influĂȘncia do pianista acompanhador no percurso de aprendizagem musical dos estudantes de instrumento | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em CiĂȘncias da Educação |
