Repository logo
 
Publication

Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrance

dc.contributor.authorViana, Rebeca Sales
dc.contributor.authorSilva, Levi Leonido F.
dc.contributor.authorMorgado, Elsa M. G.
dc.date.accessioned2023-07-12T13:30:57Z
dc.date.available2023-07-12T13:30:57Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractNo presente estudo avaliámos a autopercepção da criatividade de um grupo de estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú e o resultado da aplicação do Teste de Criatividade de Torrance a 12 bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico. Em termos metodológicos recorremos à investigação qualitativa do tipo pesquisa- ação e ao uso de um formulário com uma pergunta aberta e o referido Teste de Criatividade, ambos aplicados antes e após a ação. Podemos observar que os estudantes que se autoavaliam como pouco criativos apresentam resultados acima da média no Teste de Torrance, assim como registamos uma evolução significativa do grupo face à primeira e a segunda avaliação, tanto no Teste de Torrance quanto na perceção da sua criatividade. A oficina (40 horas) agregou elementos propícios à expressão da criatividade dos participantes, especificamente na ampliação da visão de si mesmo como ser criativo.pt_PT
dc.description.abstractThis study presents an evaluation regarding the perception of creativity of a group of students from the University of Vale do Acaraú and the result of Torrance Creativity Test as applied to 12 Scholarship Fellows from the Institutional Program for Scientific Initiation and Development. Concerning the methodology, we used the qualitative research of action research type, a questionnaire with an open question and the referred Creativity Test, both applied before and after the action. We can thus observe that students who self-assessed themselves as uncreative have presented results above the average results within the Torrance test, and we identified a significant evolution of the group when it comes to the first and the second evaluation, both in the Torrance test and in their perception of creativity. The workshop (40 hours) added elements that supported the very expression of creativity by the participants, specifically their personal perception as creative beings.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.14571/brajets.v15.nse1.92-99pt_PT
dc.identifier.issn2316-9907
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/41679
dc.identifier.wos000982326500007
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectEvaluationpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titleCriatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrancept_PT
dc.title.alternativeThe creativity of university students: self-perception and evaluation in torrance testpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage99pt_PT
oaire.citation.issuese1pt_PT
oaire.citation.startPage92pt_PT
oaire.citation.titleCadernos Educação Tecnologia e Sociedadept_PT
oaire.citation.volume15pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
73078365.pdf
Size:
302.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: