Repository logo
 
Publication

Programa Estuda + : contributos para a promoção da autorregulação da aprendizagem em contexto escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorTrigo, Maria Luísa da Mota Teixeira Ribeiro
dc.contributor.authorSilva, Bruno Ricardo Correia da
dc.date.accessioned2019-01-14T10:00:56Z
dc.date.issued2015-10-07
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO presente trabalho pretende contribuir para a promoção da autorregulação da aprendizagem em contexto escolar através da identificação, reflexão e melhoria dos processos de autorregulação da aprendizagem em alunos do 2° ciclo. A revisão de literatura refere que o aumento da motivação e do sucesso escolar se deve em grande parte a promoção de competências de autorregulação (Pintrich, 2004; Rosario, 2004b; Zimmerman, 2000, 2002). Foi desenvolvido um programa de autorregulação da aprendizagem denominado ESTUDA + para alunos e ações de formação destinadas a professores, pais e encarregados de educação para implementação em contexto escolar. O programa baseia-se no Modelo PLEA - Modelo de autorregulação da aprendizagem proposto por Rosário e colaboradores (2007) e pretende intervir na promoção do sucesso escolar dos alunos.
dc.description.abstractThis paper aims to contribute to the promotion of self-regulated learning in schools by identifying, reflecting and improving of self-regulated learning processes in 2nd cycle students. The literature review indicates that the increase in motivation and academic success is due in large part to the promotion of self-regulation skills (Pintrich, 2004; Rosario, 2004b; Zimmerman, 2000, 2002). It was developed a self-regulated learning program called Study + for students and training activities for teachers, parents and guardians for implementation in schools. The program uses the Model PLEA selfregulation model of learning proposed by Rosario et al. (2007) and intends to intervene to promote the academic success of students.
dc.identifier.tid201491508pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/26665
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAutoregulação de aprendizagempt_PT
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_PT
dc.subjectPrograma de intervençãopt_PT
dc.subjectAutorregulação da aprendizagem
dc.subjectEstratégias de aprendizagem
dc.subjectPrograma de intervenção
dc.subjectSelf-regulated learning
dc.subjectLearning strategies
dc.subjectIntervention program
dc.titlePrograma Estuda + : contributos para a promoção da autorregulação da aprendizagem em contexto escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201491508.pdf
Size:
21.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: