Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Programa Estuda + : contributos para a promoção da autorregulação da aprendizagem em contexto escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201491508.pdf21.13 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho pretende contribuir para a promoção da autorregulação da aprendizagem em contexto escolar através da identificação, reflexão e melhoria dos processos de autorregulação da aprendizagem em alunos do 2° ciclo. A revisão de literatura refere que o aumento da motivação e do sucesso escolar se deve em grande parte a promoção de competências de autorregulação (Pintrich, 2004; Rosario, 2004b; Zimmerman, 2000, 2002). Foi desenvolvido um programa de autorregulação da aprendizagem denominado ESTUDA + para alunos e ações de formação destinadas a professores, pais e encarregados de educação para implementação em contexto escolar. O programa baseia-se no Modelo PLEA - Modelo de autorregulação da aprendizagem proposto por Rosário e colaboradores (2007) e pretende intervir na promoção do sucesso escolar dos alunos.
This paper aims to contribute to the promotion of self-regulated learning in schools by identifying, reflecting and improving of self-regulated learning processes in 2nd cycle students. The literature review indicates that the increase in motivation and academic success is due in large part to the promotion of self-regulation skills (Pintrich, 2004; Rosario, 2004b; Zimmerman, 2000, 2002). It was developed a self-regulated learning program called Study + for students and training activities for teachers, parents and guardians for implementation in schools. The program uses the Model PLEA selfregulation model of learning proposed by Rosario et al. (2007) and intends to intervene to promote the academic success of students.

Description

Keywords

Autoregulação de aprendizagem Estratégias de aprendizagem Programa de intervenção Autorregulação da aprendizagem Estratégias de aprendizagem Programa de intervenção Self-regulated learning Learning strategies Intervention program

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue