Repository logo
 
Publication

Behavioral approaches to the strategic partner selection

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorVlačić, Božidar
dc.contributor.advisorSilva, Susana
dc.contributor.authorSilva, Francisco Pavão Bettencourt
dc.date.accessioned2021-02-08T11:49:29Z
dc.date.available2021-02-08T11:49:29Z
dc.date.issued2020-11-25
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractThis research examines decision-makers’ behavioral approaches to the strategic partner selection in small and medium enterprises (SMEs). The objective is to provide insights into the different importance assigned to partner attributes and the differences between the selection of domestic vs foreign partners in SMEs. By using the Situation- Specific Thinking Style scale grounded on the Dual Process Theory of rational and experiential cognition (Novak & Hoffman, 2009), this paper also investigates the relationship between decision-makers’ type of managerial cognition and the approaches to the partner selection process and it is argued that managers who follow a more rational thinking style tend to follow task-based partner selection processes, whereas the ones who follow an experiential reasoning present partner-based partner selection processes. Besides this, it is also found through performing six semi-structured interviews on Azorean SME managers that inter-partner trust and trustworthiness are the most valued attributes by SME decision-makers regardless of their type of cognition being more rationally or experientially oriented. Furthermore, despite the challenges and obstacles faced when selecting foreign partners, the advantages presented by foreign ones as partners in terms of their characteristics and capabilities are stronger when compared to the characteristics of domestic partners, which makes them more attractive to select as partners for Azorean SMEs.pt_PT
dc.description.abstractEste estudo investiga as abordagens comportamentais dos decisores estratégicos à selecção estratégica de parceiros em pequenas e médias empresas (PMEs). O objetivo é de fornecer perspetivas relativamente às diferentes importâncias atribuídas aos atributos de parceiros e as diferenças entre a seleçáo de parceiros domésticos e internacionais em PMEs. Ao utilizar a escala do “Situation-Specific Thinking Style” fundamentada na “Dual Process Theory” de cognição racional e experiencial (Novak & Hoffman, 2009), este trabalho investiga em simultâneo a relação entre o tipo de cognição do decisor estratégico e a sua abordagem à seleção estratégica de parceiros, sendo discutido que os administradores que apresentam um estilo de raciocínio mais racional tendem a seguir processos de seleção de parceiros mais baseados nas tarefas (“task-based”), enquanto que aqueles que seguem um estilo de raciocínio mais experiencial apresentam processos de seleção de parceiros baseados nas características desses mesmos parceiros (“partnerbased”). Para além disto, também é estabelecido através da execução de seis entrevistas semi-estruturadas a administradores de PMEs Açorianas que a confiança entre parceiros e o nível de confiabilidade são os atributos mais valorizados pelos decisores estratégicos das PMEs independentemente do seu tipo de cognição ser mais orientado para a racionalidade ou experiencialidade. Ainda, apesar dos desafios e obstáculos enfrentados aquando da seleção de parceiros internacionais, as vantagens apresentadas por estes enquanto parceiros estratégicos em termos das suas características e capacidades são mais positivas comparativamente àquelas apresentadas por parceiros domésticos, o que faz com que os estrangeiros sejam mais atrativos para selecionar como parceiros para as PMEs Açorianas.pt_PT
dc.identifier.tid202566668pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/31950
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectStrategic partner selectionpt_PT
dc.subjectInternational strategic alliancespt_PT
dc.subjectPartner selection processpt_PT
dc.subjectSmall and medium enterprisespt_PT
dc.subjectBehavioral approachespt_PT
dc.subjectStrategic partnershipspt_PT
dc.subjectSeleção estratégica de parceirospt_PT
dc.subjectAlianças estratégicas internacionaispt_PT
dc.subjectProcesso de seleção de parceirospt_PT
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_PT
dc.subjectAbordagens comportamentaispt_PT
dc.subjectParcerias estratégicaspt_PT
dc.titleBehavioral approaches to the strategic partner selectionpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Economia Empresarialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
00732_106_francisco-pavao-silva-356118004-tfm-integral.pdf
Size:
832.52 KB
Format:
Adobe Portable Document Format