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Abstract(s)
This research examines decision-makers’ behavioral approaches to the strategic partner selection in small and medium enterprises (SMEs). The objective is to provide insights into the different importance assigned to partner attributes and the differences between the selection of domestic vs foreign partners in SMEs. By using the Situation- Specific Thinking Style scale grounded on the Dual Process Theory of rational and experiential cognition (Novak & Hoffman, 2009), this paper also investigates the relationship between decision-makers’ type of managerial cognition and the approaches to the partner selection process and it is argued that managers who follow a more rational thinking style tend to follow task-based partner selection processes, whereas the ones who follow an experiential reasoning present partner-based partner selection processes. Besides this, it is also found through performing six semi-structured interviews on Azorean SME managers that inter-partner trust and trustworthiness are the most valued attributes by SME decision-makers regardless of their type of cognition being more rationally or experientially oriented. Furthermore, despite the challenges and obstacles faced when selecting foreign partners, the advantages presented by foreign ones as partners in terms of their characteristics and capabilities are stronger when compared to the characteristics of domestic partners, which makes them more attractive to select as partners for Azorean SMEs.
Este estudo investiga as abordagens comportamentais dos decisores estratégicos à selecção estratégica de parceiros em pequenas e médias empresas (PMEs). O objetivo é de fornecer perspetivas relativamente às diferentes importâncias atribuídas aos atributos de parceiros e as diferenças entre a seleçáo de parceiros domésticos e internacionais em PMEs. Ao utilizar a escala do “Situation-Specific Thinking Style” fundamentada na “Dual Process Theory” de cognição racional e experiencial (Novak & Hoffman, 2009), este trabalho investiga em simultâneo a relação entre o tipo de cognição do decisor estratégico e a sua abordagem à seleção estratégica de parceiros, sendo discutido que os administradores que apresentam um estilo de raciocínio mais racional tendem a seguir processos de seleção de parceiros mais baseados nas tarefas (“task-based”), enquanto que aqueles que seguem um estilo de raciocínio mais experiencial apresentam processos de seleção de parceiros baseados nas características desses mesmos parceiros (“partnerbased”). Para além disto, também é estabelecido através da execução de seis entrevistas semi-estruturadas a administradores de PMEs Açorianas que a confiança entre parceiros e o nível de confiabilidade são os atributos mais valorizados pelos decisores estratégicos das PMEs independentemente do seu tipo de cognição ser mais orientado para a racionalidade ou experiencialidade. Ainda, apesar dos desafios e obstáculos enfrentados aquando da seleção de parceiros internacionais, as vantagens apresentadas por estes enquanto parceiros estratégicos em termos das suas características e capacidades são mais positivas comparativamente àquelas apresentadas por parceiros domésticos, o que faz com que os estrangeiros sejam mais atrativos para selecionar como parceiros para as PMEs Açorianas.
Este estudo investiga as abordagens comportamentais dos decisores estratégicos à selecção estratégica de parceiros em pequenas e médias empresas (PMEs). O objetivo é de fornecer perspetivas relativamente às diferentes importâncias atribuídas aos atributos de parceiros e as diferenças entre a seleçáo de parceiros domésticos e internacionais em PMEs. Ao utilizar a escala do “Situation-Specific Thinking Style” fundamentada na “Dual Process Theory” de cognição racional e experiencial (Novak & Hoffman, 2009), este trabalho investiga em simultâneo a relação entre o tipo de cognição do decisor estratégico e a sua abordagem à seleção estratégica de parceiros, sendo discutido que os administradores que apresentam um estilo de raciocínio mais racional tendem a seguir processos de seleção de parceiros mais baseados nas tarefas (“task-based”), enquanto que aqueles que seguem um estilo de raciocínio mais experiencial apresentam processos de seleção de parceiros baseados nas características desses mesmos parceiros (“partnerbased”). Para além disto, também é estabelecido através da execução de seis entrevistas semi-estruturadas a administradores de PMEs Açorianas que a confiança entre parceiros e o nível de confiabilidade são os atributos mais valorizados pelos decisores estratégicos das PMEs independentemente do seu tipo de cognição ser mais orientado para a racionalidade ou experiencialidade. Ainda, apesar dos desafios e obstáculos enfrentados aquando da seleção de parceiros internacionais, as vantagens apresentadas por estes enquanto parceiros estratégicos em termos das suas características e capacidades são mais positivas comparativamente àquelas apresentadas por parceiros domésticos, o que faz com que os estrangeiros sejam mais atrativos para selecionar como parceiros para as PMEs Açorianas.
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Keywords
Strategic partner selection International strategic alliances Partner selection process Small and medium enterprises Behavioral approaches Strategic partnerships Seleção estratégica de parceiros Alianças estratégicas internacionais Processo de seleção de parceiros Pequenas e médias empresas Abordagens comportamentais Parcerias estratégicas