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- Melhoria do sistema de gestão integrado de qualidade e segurança alimentar, tendo como intuito a implementação da certificação IFS Food 6.1 : International Featured StandardPublication . Mota, Catarina Soares; Peixoto, João; Martins, Margarida João Ribeiro de LizO presente trabalho descreve as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio curricular, no âmbito do Mestrado em Engenharia Alimentar realizado na empresa Mar Cabo – Produtos Congelados, Lda., que tem como “core business” a preparação de pescado congelado. A atividade principal do estágio baseou-se na melhoria do sistema de gestão integrado da empresa, com o intuito de certificar a mesma no referencial International Featured Standard (IFS) Food 6.1, uma das normas internacionais com maior destaque na área alimentar. Todo o referencial foi analisado com o intuito de compreender os melhores métodos para o cumprimento dos requisitos, assim como a legislação aplicável ao setor alimentar e dar resposta ao objetivo traçado. Foi então necessário realizar uma auditoria de diagnóstico que teve como propósito a avaliação do ponto de situação da empresa face ao cumprimento dos pré-requisitos necessários para a obtenção de certificação. Esta auditoria teve como ferramenta a checklist IFS Food 6.1. O passo seguinte foi a elaboração de toda a documentação associada, em falta, ou melhoria de documentação já existente. Neste ponto foi onde se prendeu grande parte do trabalho desenvolvido na empresa em questão. Foram desenvolvidas distintas tipologias de documentação, de entre as quais se destacam: procedimentos operacionais, instruções de trabalho, registos, planos de auditorias e fluxogramas. Foram ainda realizadas formações para novos colaboradores em higiene e segurança alimentar, gestão de alergénios e food defense. O processo de certificação mostrou-se bastante complexo e moroso, acarretando um grande investimento em recursos humanos, infraestruturas e equipamentos. Todo o investimento tornou-se visível aquando da auditoria de certificação da empresa, na qual pude participar enquanto membro da equipa de segurança e qualidade.
- Análise da transição para a IFRS 16 nas empresas do PSI-20Publication . Pinto, Juliana Vieira da Costa de Almeida; Fonseca, Maria José Martins Lourenço daA adoção da IFRS 16, a 1 de janeiro de 2019, teve como grande objetivo aumentar a comparabilidade da informação financeira, tornando obrigatório para os locatários o reconhecimento de todas as locações como ativos e passivos nas suas demonstrações financeiras, mitigando, desta forma, as locações off-balance sheet e proporcionando o reporte de informação que integre de forma apropriada direitos e obrigações decorrentes de contratos de locação. No entanto, a norma consagra exceções, que não alcançaram consenso, e que permitem deixar fora do balanço algumas locações operacionais, nomeadamente as locações de curto prazo e as de baixo valor. Para além disso, a IFRS 16 permite alguma discricionariedade em matérias como a avaliação do exercício de opções de renovação dos contratos de locação. Caso não seja divulgada, no anexo às demonstrações financeiras, informação suficiente sobre estas questões, a desejada comparabilidade entre empresas pode ficar comprometida. O presente estudo tem dois objetivos, determinar se a adoção da IFRS 16 impactou os rácios financeiros das empresas que constituem o PSI-20 e se essas empresas adotaram as exceções permitidas pela norma e estão a cumprir com as divulgações requeridas pela mesma, de modo a salvaguardar a comparabilidade entre empresas, em caso de materialidade. Os resultados mostram que, com exceção da rentabilidade dos capitais próprios, o novo normativo teve impacto significativo nos rácios financeiros das empresas do PSI-20 e que estas empresas estão, em geral, a adotar as exceções permitidas pela IFRS 16, sendo que a informação financeira divulgada nem sempre satisfaz cabalmente os requisitos da norma, o que pode comprometer a comparabilidade da informação.
- Música, regulação emocional, comportamentos auto-lesivos e ideação suicida em jovens adultosPublication . Senise, Ana Lúcia Martins; Pedro, MartaA juventude é uma fase complexa do desenvolvimento em que o jovem deve construir-se, e é do seu meio cultural e social que pode extrair referências que o auxiliem não somente na melhor compreensão das suas experiências emocionais e existenciais, como também na regulação das mesmas. Na contemporaneidade, a existência de múltiplas subculturas, associadas a certas formas de encarar a existência e a sociedade é predominante, juntamente com a multiplicidade de produções musicais que acompanham estas mesmas subculturas. Não é de se admirar que tais fenómenos culturais moldem comportamentos e crenças, a depender da relação que cada indivíduo estabelece com as respetivas subculturas. É a partir deste raciocínio que se torna importante estudar as interações das relações dos indivíduos com determinadas subculturas e modos de experienciar a realidade que são propostos pelas músicas, que podem vir a relacionarse com o desenvolvimento disfuncional e funcional dos jovens, no que se refere à maior ou menor predominância de comportamentos auto-lesivos e indicadores do suicídio. Seguindo esta lógica, para verificar a influência das subculturas e das experiências musicais nos comportamentos auto-lesivos e na ideação suicida, foi realizado um estudo utilizando uma metodologia quantitativa em que foram analisadas não somente as variáveis musicais, tais o tempo de audição musical, a preferência musical e a identificação com certa subcultura, como também a regulação emocional dos indivíduos. Estas informações foram obtidas numa única avaliação de 448 jovens adultos dos 18 aos 35 anos (M=25.74 anos, DP= 5.29 anos), de ambos os sexos, de nacionalidade portuguesa, e que estavam a estudar, trabalhar ou desempregados. Foram usados testes paramétricos para amostras independentes para comparar os resultados dos participantes (separadamente entre indivíduos que se identificam com subculturas alternativas e aqueles que não se identificam e entre os sexos) nas diferentes variáveis estudadas, através das versões portuguesas do Short Test on Musical Preference (STOMP-PT), do Regulation of Emotion Questionnaire 2(REQ2), e do Questionário de Impulso, Auto-Dano e Ideação Suicida na Adolescência (QIAIS). Foram também realizados procedimentos paramétricos para verificar as relações existentes entre as variáveis e o diferente poder preditivo das mesmas nos comportamentos auto-lesivos e na ideação suicida (separadamente para indivíduos que se identificam com subculturas alternativas e aqueles que não se identificam e também para os sexos). Os resultados demonstraram um maior risco para os comportamentos auto-lesivos e a ideação suicida entre jovens que se identificam com subculturas alternativas, particularmente entre as mulheres, apontando para a necessidade de atenção para esta população, assim como apontaram para o poder preditivo de certos géneros musicais para a presença de vii comportamentos auto-lesivos e de ideação suicida. Ainda, os resultados apontaram para grande diferença na manifestação dos fenómenos conforme o sexo dos participantes. Entretanto, o maior preditor, independentemente do sexo ou da identificação à uma dada subcultura, foi a regulação emocional disfuncional, indicando a necessidade de promover a regulação emocional funcional em nome que os jovens tenham experiências positivas através das suas relações com a música.
- O papel das vantagens comparativas, das economias de aglomeração e da qualidade das instituições no desenvolvimento da indústria transformadora na Região NortePublication . Couto, Emanuel Alexandre Maia; Seixas, Carlos; Gaspar, José Maria LopesA indústria transformadora tem um papel fundamental no desenvolvimento económico e social da Região Norte de Portugal. As economias de aglomeração são cada vez mais relevantes para a atração de investimento estrangeiro e de novas empresas para a Região Norte. Nesse sentido, torna-se crucial que haja uma forte aposta nas atividades em que esta região apresenta uma vantagem comparativa face a outras regiões. Por outro lado, pretende-se que, ao nível da qualidade das instituições, o apoio dado pelas instituições governamentais para o desenvolvimento do tecido empresarial esteja a ser corretamente posto em prática. Esta dissertação tem por objetivo focar-se na compreensão do grau de sensibilidade das vantagens comparativas, das economias de aglomeração e da qualidade das instituições em relação à indústria transformadora na Região Norte. De forma a responder à questão tratada, torna-se crucial perceber como estes fatores se poderão relacionar com a nova política de coesão territorial da União Europeia, denominada por especialização inteligente. De seguida, vai-se proceder à caracterização da indústria transformadora na Região Norte e à identificação dos padrões de especialização e localização, de modo a perceber se existem condições para a implementação desta recente política. De acordo com os principais resultados obtidos, é possível confirmar que os conceitos-chave têm um impacto positivo na indústria transformadora. Verifica-se também que as sub-regiões da Região Norte apresentam excelentes condições, face ao contexto nacional, para a aplicação de uma estratégia baseada na especialização inteligente.
- Betting Against Beta strategies using option-implied correlationsPublication . Fernandes, Afonso José Faria Guimarães; Faria, Gonçalo Manuel A. Pereira Oliveira deA estratégia Betting Against Beta (BAB) oferece retornos ajustados ao risco muito altos, superando outras estratégias baseadas em fatores como o mercado, tamanho, valor, momentum, entre outros. A recente literatura (Barroso & Maio, 2018) constata que a gestão de risco da estratégia BAB (Risk-managed BAB) possibilita um ganho substancial em Sharpe ratio. No entanto, ao contrário da gestão de risco da estratégia momentum, a gestão de risco da estratégia BAB apresenta um elevado potencial de perda. Nesta dissertação, o objetivo é melhorar o perfil risco-retorno da estratégia BAB, reduzindo, principalmente, o seu potencial de perda. Com isto em mente, concentramo-nos na construção de uma estratégia BAB otimizada. Pela primeira vez na literatura de estratégias BAB, usamos informação implícita nos preços de opções sobre um índice acionista de referência (S&P500) acerca da correlação esperada dos retornos dos seus constituintes. Na linha do recente trabalho (Nogueira & Faria, 2017) acerca de estratégias momentum, usamos uma média móvel a 2 meses como um proxy da estrutura temporal dessas expectativas. Propomos uma nova estratégia, a estratégia Dynamic BAB, que tem um desempenho substancialmente melhor que a versão original. Em particular, otimiza a exposição ao potencial de ganho do BAB, minimizando a exposição ao potencial de perda. Além disso, para aumentar ainda mais a exposição ao potencial de ganho, combinamos a Dynamic BAB com a estratégia de gestão de risco de (Barroso & Maio, 2018) (Risk-managed BAB). Denominamos a estratégia resultante de Hybrid BAB. Ao testar a sua robustez, é de notar que a Hybrid BAB pode ser implementada em tempo real, usando apenas informação disponível no momento do trading. Além disso, a estratégia mostra-se robusta a mudanças nos pesos do fator. A estratégia Hybrid BAB oferece retornos com o dobro do Sharpe ratio da estratégia BAB original, permitindo concluir que, à semelhança do reportado em (Nogueira & Faria, 2017) para estratégias de momentum, também existe informação relevante a ser explorada nos preços de opções sobre índices acionistas de referência que contribuem para o desenho e implementação de estratégias BAB.
- «Dizer Deus» em sala de aula : exploração pedagógica da Unidade Letiva 2, do 9.º ano : Deus, o Grande MistérioPublication . Neuville, Jean Pierre Barros de Andrade; Garcia Ambrosio, Juan Francisco; Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves RodriguesO presente relatório é realizado no âmbito da conclusão do Mestrado em Ciências Religiosas em ordem à profissionalização de docentes dos ensinos básico e secundário na área de Educação Moral e Religiosa Católica (MCR-EMRC), da Universidade Católica Portuguesa. As experiências que as turmas da Prática de Ensino Supervisionada (PES), da EB 2/3 Pedro D’Orey da Cunha, possibilitaram delinearam os contornos deste relatório final, de forma particular do tema que optámos por abordar: como «dizer Deus?» A questão orientadora de toda esta reflexão surge no âmbito da Unidade Letiva 2, do programa de Educação Moral e Religiosa Católica, para o 9.º ano, intitulada Deus, o grande mistério. No processo de lecionar alunos numa etapa de afirmação das suas identidades, como é a adolescência, tornou-se verificável que falar acerca de Deus não é tarefa simples. No decorrer do segundo capítulo poderemos observar que, entre a adolescência e a juventude, num contexto de transições complexas, os nossos alunos estão a projetar o seu futuro dispensando, em muitos casos, Deus e a comunidade eclesial. O que nos leva a ponderar qual o lugar da EMRC na escola e qual o papel do professor. Nesse processo de compreendermos os alunos e os tempos, descobrimos que as relações, palcos fundamentais para o crescimento pleno da pessoa, bem como do encontro com o transcendente, estão cada vez mais instrumentalizadas e, portanto, fragilizadas. São tempos de grande cansaço interior e torna-se urgente regressar ao essencial do processo educativo, a promoção de relações estruturadas, de confiança e seguras. É necessário dizer aos alunos: «tu interessas-me». Só a partir daí será possível «dizer Deus».
- Behavioral approaches to the strategic partner selectionPublication . Silva, Francisco Pavão Bettencourt; Vlačić, Božidar; Silva, SusanaThis research examines decision-makers’ behavioral approaches to the strategic partner selection in small and medium enterprises (SMEs). The objective is to provide insights into the different importance assigned to partner attributes and the differences between the selection of domestic vs foreign partners in SMEs. By using the Situation- Specific Thinking Style scale grounded on the Dual Process Theory of rational and experiential cognition (Novak & Hoffman, 2009), this paper also investigates the relationship between decision-makers’ type of managerial cognition and the approaches to the partner selection process and it is argued that managers who follow a more rational thinking style tend to follow task-based partner selection processes, whereas the ones who follow an experiential reasoning present partner-based partner selection processes. Besides this, it is also found through performing six semi-structured interviews on Azorean SME managers that inter-partner trust and trustworthiness are the most valued attributes by SME decision-makers regardless of their type of cognition being more rationally or experientially oriented. Furthermore, despite the challenges and obstacles faced when selecting foreign partners, the advantages presented by foreign ones as partners in terms of their characteristics and capabilities are stronger when compared to the characteristics of domestic partners, which makes them more attractive to select as partners for Azorean SMEs.
- Inbound marketing em contexto B2B : como criar uma estratégia de marketing de conteúdoPublication . Silva, Francisca Rafaela Mamede Soares Tavares da; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eNesta investigação é explorada a abordagem de inbound marketing, em particular a estratégia de marketing de conteúdo em empresas com modelo business-to-business (B2B). Para este efeito, foi realizada uma revisão de literatura que fornecesse uma perspetiva mais global do que é a abordagem de inbound marketing, e em quê que a mesma difere da abordagem de outbound, identificar quais as vantagens e desafios que as mesma apresenta, compreender o processo de aquisição de cliente através do funil de inbound marketing e as métricas mais importantes a ter em consideração. O objetivo deste estudo é explorar o marketing de conteúdo digital em empresas de modelo business-to-business (B2B), apresentando primeiramente porquê que as empresas devem aplicar MC nos seus esforços de marketing e delineando, numa segunda fase, os pontos importantes a serem considerados na elaboração de um plano de conteúdos. Com a realização do presente estudo foi possível compreender que uma estratégia de marketing de conteúdo apresenta imensas vantagens, principalmente para empresas de modelo B2B que se caracterizam por estabelecer relações de longa duração, e que com a adoção de uma estratégia de marketing de conteúdo é possível nutrir uma relação mais forte entre empresa e cliente, ao mesmo tempo que se constrói notoriedade e autoridade perante os consumidores. No final o estudo fornece uma visão geral do marketing de conteúdo digital e do processo de elaboração de um plano de conteúdos para uma empresa B2B, apresentando o exemplo da consultora FI Group.
- Portfólio performance evaluation : a dimensão do conselho de administração e a performance de portfólioPublication . Pereira, Inês Araújo Leça; Alves, Paulo Alexandre Pimenta; Novais, JoãoA análise da performance de um portfólio e a procura de novos e mais completos modelos de avaliação de desempenho sempre foi um tema bastante cativante na literatura financeira e que, ainda hoje em dia, continua a ser alvo de estudo devido à grande procura sobre novas informações à cerca deste tema. O presente trabalho tem como objetivo explorar qual o impacto na performance de um portfólio de ações de empresas construído consoante a dimensão do conselho de administração de cada empresa. A amostra do estudo é constituída por todas as empresas que pertenceram ao índice financeiro STOXX Europe 600 entre os anos 2008 e 2018. Através da revisão de literatura foram destacados 4 diferentes modelos que têm por base diferentes variáveis explicativas, tais como o portfólio de mercado, a dimensão da empresa, o rácio book-to-market, o fator de momentum, o nível de investimento e a rentabilidade. A análise foi efetuada sob a forma de dados time-series através de um modelo de regressão linear. Os resultados obtidos sugerem que, embora a escolha de empresas consoante a dimensão do conselho de administração não apresente capacidades preditivas superiores no preço das ações, portfólios constituídos por conselhos de menor dimensão obtêm melhores resultados estatísticos quando avaliados pelo modelo CAPM e modelo de 3-fatores e resultados de igual significância estatística aos de portfólios constituídos por conselhos de maior dimensão, aquando estimados pelos modelos de 4 e 5-fatores.
- Potencialidades do Power BI Desktop na análise preditivaPublication . Pinheiro, Sofia Alexandra Santos; Andrade, António Manuel Valente deAtualmente, é cada vez mais evidente e visível a quantidade de dados, que crescem a um ritmo exponencial dentro das organizações e, como tal, existe a necessidade de implementação de ferramentas de Business Intelligence (BI), capazes de fazerem o seu tratamento e posterior extração de informação e conhecimento, que permitam facilitar e dar suporte ao processo de tomada de decisão. De forma complementar, surge o Business Analytics, que, aliado ao BI se traduz numa reforçada capacidade de análise e criação de valor para o negócio, que neste caso em concreto, se irá refletir na exploração da componente Predictive Analytics baseada em modelos de séries temporais. O objetivo desta investigação foi o de aferir e identificar o potencial que as funcionalidades da ferramenta Power BI Desktop, na sua versão mais elementar, contribuem para um contexto de análise preditiva direcionada para utilizadores com conhecimentos superficiais de matérias de Data Science. Foi, assim, concebido um tutorial explicativo e formativo das etapas imprescindíveis à realização de uma análise preditiva associado a um estudo de investigação exploratória, com testes aos diversos parâmetros de configuração, influenciadores da qualidade da mesma. Para este propósito, adotou-se o método Knowledge Discovery in Databases (KDD) no que respeita ao tratamento de dados e partiu-se do modelo Selecting, Organizing, Integrating (SOI) como base para a elaboração do tutorial. A análise realizada permitiu verificar que existem três parâmetros essenciais, com influência direta no desempenho do algoritmo de previsão e consequente qualidade da mesma, sendo estes o ignorar último, o intervalo de confiança e a sazonalidade.