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Inbound marketing em contexto B2B : como criar uma estratégia de marketing de conteúdo

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Nesta investigação é explorada a abordagem de inbound marketing, em particular a estratégia de marketing de conteúdo em empresas com modelo business-to-business (B2B). Para este efeito, foi realizada uma revisão de literatura que fornecesse uma perspetiva mais global do que é a abordagem de inbound marketing, e em quê que a mesma difere da abordagem de outbound, identificar quais as vantagens e desafios que as mesma apresenta, compreender o processo de aquisição de cliente através do funil de inbound marketing e as métricas mais importantes a ter em consideração. O objetivo deste estudo é explorar o marketing de conteúdo digital em empresas de modelo business-to-business (B2B), apresentando primeiramente porquê que as empresas devem aplicar MC nos seus esforços de marketing e delineando, numa segunda fase, os pontos importantes a serem considerados na elaboração de um plano de conteúdos. Com a realização do presente estudo foi possível compreender que uma estratégia de marketing de conteúdo apresenta imensas vantagens, principalmente para empresas de modelo B2B que se caracterizam por estabelecer relações de longa duração, e que com a adoção de uma estratégia de marketing de conteúdo é possível nutrir uma relação mais forte entre empresa e cliente, ao mesmo tempo que se constrói notoriedade e autoridade perante os consumidores. No final o estudo fornece uma visão geral do marketing de conteúdo digital e do processo de elaboração de um plano de conteúdos para uma empresa B2B, apresentando o exemplo da consultora FI Group.
In this investigation the inbound marketing approach is explored, in particular the content marketing strategy in companies with a business-to-business (B2B) model. For this purpose, a literature review was carried out to provide a more global perspective about what the inbound marketing approach is, and how it differs from the outbound approach, to identify the advantages and challenges that it presents, to understand the customer acquisition process through the inbound marketing funnel and the most important metrics to consider. The aim of this study is to explore digital content marketing in companies with a businessto- business (B2B) model, first showing why companies should apply MC in their marketing efforts and outlining, in a second phase, the important points to be considered in the preparation of a content plan. By conducting this study it was possible to understand that a content marketing strategy has innumerous advantages, especially for B2B model companies that are characterized by establishing long-term relationships, and that with the adoption of a content marketing strategy it is possible to nurture a stronger relationship between company and customer, while building notoriety and authority before the consumers. At the end, the study provides an overview of digital content marketing and the process of preparing a content plan for a B2B company, presenting the example of the FI Group consultant.

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Inbound marketing Marketing de conteúdo digital Marketing business-to-business Action research Digital content marketing

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