Repository logo
 
Publication

Produção e marketing no panorama cinematográfico actual

datacite.subject.fosHumanidades::Artes
dc.contributor.advisorNazareth, Adriano
dc.contributor.advisorRuiz Carmona, Carlos
dc.contributor.authorSilva, Catarina Vasconcelos
dc.date.accessioned2015-05-18T10:21:58Z
dc.date.available2015-05-18T10:21:58Z
dc.date.issued2013-06-21
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractQuando questionamos quem será o detentor da maior potência das produções cinematográficas a resposta é imediata, a América. O que não é imediato é perceber de que forma o continente americano se tornou na máquina de fazer cinema que vemos atualmente. Desde os Irmãos Lumiére que ditaram o inicio às projeções cinematográficas que a Europa não parou de inovar nesse campo e com ela, erguia os maiores génios da área. Ninguém estuda cinema sem perceber o avanço do inovador George Méliès, tal como, sem perceber o impacto que a Guerra Mundial teve na sua história. A presente dissertação serve de mote à exploração da história do cinema até aos dias de hoje. Ao perceber a origem do cinema, dá-nos a conhecer os grandes inovadores e apresentar a Europa que outrora detinha o monopólio das produções cinematográficas. Por outro lado, é explorado o papel do produtor e introdução do marketing no cinema. É feita a abordagem ao cinema português de maneira a perceber de que forma é realizado e comercializado o cinema em Portugal. Paralelamente à componente histórica é explorado o papel do produtor no contexto cinematográfico académico com o percurso do aluno, enquanto produtor no projeto final de mestrado. Este projeto é Pária, uma curta-metragem realizada no contexto do Mestrado de Som e Imagem, especialização em Cinema e Audiovisual. Será afinal devidamente reconhecido o papel do produtor? Aliás qual é verdadeiramente o papel do produtor? Terá Portugal a “independência” necessária para fazer cinema de qualidade? Ou estaremos condenados ao domínio americano? Estas são algumas perguntas que se impõe na construção da presente dissertação e às quais é feita uma tentativa de dar resposta.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/17631
dc.language.isoporpor
dc.subjectProdução cinematográficapor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectAudiênciaspor
dc.subjectDistribuiçãopor
dc.subjectCinema portuguêspor
dc.subjectCinema europeupor
dc.subjectCinema americanopor
dc.subjectProdutorpor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.titleProdução e marketing no panorama cinematográfico actualpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Som e Imagem

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
17631.pdf
Size:
142.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: