Publication
Produção e marketing no panorama cinematográfico actual
| datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | |
| dc.contributor.advisor | Nazareth, Adriano | |
| dc.contributor.advisor | Ruiz Carmona, Carlos | |
| dc.contributor.author | Silva, Catarina Vasconcelos | |
| dc.date.accessioned | 2015-05-18T10:21:58Z | |
| dc.date.available | 2015-05-18T10:21:58Z | |
| dc.date.issued | 2013-06-21 | |
| dc.date.submitted | 2013 | |
| dc.description.abstract | Quando questionamos quem será o detentor da maior potência das produções cinematográficas a resposta é imediata, a América. O que não é imediato é perceber de que forma o continente americano se tornou na máquina de fazer cinema que vemos atualmente. Desde os Irmãos Lumiére que ditaram o inicio às projeções cinematográficas que a Europa não parou de inovar nesse campo e com ela, erguia os maiores génios da área. Ninguém estuda cinema sem perceber o avanço do inovador George Méliès, tal como, sem perceber o impacto que a Guerra Mundial teve na sua história. A presente dissertação serve de mote à exploração da história do cinema até aos dias de hoje. Ao perceber a origem do cinema, dá-nos a conhecer os grandes inovadores e apresentar a Europa que outrora detinha o monopólio das produções cinematográficas. Por outro lado, é explorado o papel do produtor e introdução do marketing no cinema. É feita a abordagem ao cinema português de maneira a perceber de que forma é realizado e comercializado o cinema em Portugal. Paralelamente à componente histórica é explorado o papel do produtor no contexto cinematográfico académico com o percurso do aluno, enquanto produtor no projeto final de mestrado. Este projeto é Pária, uma curta-metragem realizada no contexto do Mestrado de Som e Imagem, especialização em Cinema e Audiovisual. Será afinal devidamente reconhecido o papel do produtor? Aliás qual é verdadeiramente o papel do produtor? Terá Portugal a “independência” necessária para fazer cinema de qualidade? Ou estaremos condenados ao domínio americano? Estas são algumas perguntas que se impõe na construção da presente dissertação e às quais é feita uma tentativa de dar resposta. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/17631 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Produção cinematográfica | por |
| dc.subject | História | por |
| dc.subject | Audiências | por |
| dc.subject | Distribuição | por |
| dc.subject | Cinema português | por |
| dc.subject | Cinema europeu | por |
| dc.subject | Cinema americano | por |
| dc.subject | Produtor | por |
| dc.subject | Estratégias | por |
| dc.title | Produção e marketing no panorama cinematográfico actual | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Som e Imagem |
