Repository logo
 
Publication

Impacto das experiências de trabalho na adaptabilidade de carreira de estudantes do ensino superior

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Íris Martins
dc.contributor.authorPereira, Márcia Filipa Ferreira
dc.date.accessioned2023-02-23T11:49:37Z
dc.date.available2023-02-23T11:49:37Z
dc.date.issued2023-02-10
dc.date.submitted2022-10
dc.description.abstractA literatura tem salientado a pertinência de os indivíduos desenvolverem adaptabilidade de carreira, não obstante as competências teóricas e técnicas, no sentido de responderem adequadamente às exigências estabelecidas pelos contextos académicos e de trabalho. O presente estudo pretende analisar o impacto de experiências de trabalho na adaptabilidade de carreira de estudantes do ensino superior. Participaram 130 estudantes do ensino superior, com idades compreendidas entre os 18 e os 59 anos (M = 25.18). Recolheram-se dados através de um Questionário de Caracterização Sociodemográfica, Académica e de Experiência de Trabalho e através da Escala de Adaptabilidade de Carreira: Contexto Ensino Superior. Os dados foram analisados com o software Statistical Package for the Social Science, através de análises descritivas, correlacionais e de variância inter-sujeitos. Com base nos resultados obtidos, verifica-se que as experiências de trabalho possuem impacto na adaptabilidade de carreira total, contudo, os resultados do presente estudo apontam para a ausência de diferenças entre grupos nas dimensões da adaptabilidade de carreira. Salienta-se a necessidade de prosseguir com estudos prospetivos, a partir de outras amostras de estudantes do ensino superior. Reconhece-se ainda a importância de desenvolver intervenções de carreira em contextos de ensino superior.pt_PT
dc.description.abstractThe literature has highlighted the relevance of individuals developing career adaptability, despite theoretical and technical competences, to adequately respond to the demands established by the academic and labor contexts. The present study intends to analyse the impact of work experiences on the career adaptability of higher education students. Participants included 130 higher education students, aged between 18 and 59 years old (M = 25.18). Data were collected through a Sociodemographic, Academic and Work Experience Questionnaire and through the Career Adaptability Scale: Higher Education Context. Data were analysed using the Statistical Package for the Social Science software, through descriptive, correlational, and between-subject variance analyses. Based on the results obtained, work experiences seem to have an impact on career adaptability total, however, the results of the present study point to the absence of differences between groups in the dimensions of career adaptability. The need to continue with prospective studies, based on other samples of higher education students, is highlighted. The importance of developing career interventions in high education settings is also acknowledged.pt_PT
dc.identifier.tid203223047pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/40350
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAdaptabilidade de carreirapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectExperiências de trabalhopt_PT
dc.subjectServiço comunitáriopt_PT
dc.subjectVoluntariadopt_PT
dc.subjectEstágiospt_PT
dc.subjectCareer adaptabilitypt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectWork experiencespt_PT
dc.subjectCommunity servicept_PT
dc.subjectVolunteeringpt_PT
dc.subjectInternshippt_PT
dc.titleImpacto das experiências de trabalho na adaptabilidade de carreira de estudantes do ensino superiorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203223047.pdf
Size:
2.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203223047.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: