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Trabalho digno no contexto da docĂȘncia
datacite.subject.fos | CiĂȘncias Sociais::Economia e GestĂŁo | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Célia dos Prazeres | |
dc.contributor.author | Oliveira, Daniela Alexandra de Sousa | |
dc.date.accessioned | 2018-01-23T09:31:55Z | |
dc.date.available | 2021-03-01T01:30:10Z | |
dc.date.issued | 2017-12-21 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | Atualmente, a competitividade organizacional Ă© um fenĂłmeno evidente, traduzindo falhas a nĂveis importantes, como no equilĂbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal, na estabilidade e segurança profissional e pessoal, na assistĂȘncia pessoal e social, na representação dos trabalhadores, etc. Todos estes constituem elementos essenciais a serem respeitados para que um trabalho possa ser considerado digno. Ă fundamental perceber que a escola Ă© um espaço de excelĂȘncia, onde sĂŁo exigidos bons profissionais de educação, um projeto educativo sĂłlido e a manutenção e evolução de saberes, o que significa que o docente continua a fazer a diferença. Nesse sentido, Ă© importante respeitar estes elementos essenciais a um trabalho digno, de modo a corresponder adequadamente aos desafios e compromissos perante o sistema educativo. O presente estudo teve, assim, como principal objetivo conhecer as perceçÔes dos docentes sobre o seu contexto profissional no Ăąmbito do trabalho digno, considerando a sua integração na rede pĂșblica ou na rede privada. AtravĂ©s de um estudo quantitativo, descritivo, transversal e correlacional, onde foram questionados 323 docentes da zona Centro do paĂs, pertencentes Ă rede escolar pĂșblica e Ă rede escolar privada, foi possĂvel concluir que os docentes, maioritariamente do gĂ©nero feminino, assumem a sua profissĂŁo como um trabalho digno, contudo salientam a necessidade de melhorias ao nĂvel dos salĂĄrios, benefĂcios, reforma, etc. NĂŁo se verifica diferenças significativas nas dimensĂ”es analisadas do trabalho digno entre docentes que desempenham funçÔes em escolas pĂșblicas e os que desempenham em escolas privadas. Ă medida que o tempo de serviço aumenta, a concordĂąncia com as dimensĂ”es de um trabalho digno, tende a diminui | pt_PT |
dc.description.abstract | Actually, organizational competitiveness is an obvious phenomenon, translating failures at important levels, such as the balance between work, family and personal life, stability and professional and personal security, personal and social assistance, employee representation, etc. All these are essential elements to be respected so that a work can be considered worthy. It is essential to realize that the school is a space of excellence, where good education professionals are required, a solid educational project and the maintenance and evolution of knowledge, which means that the teacher continues to make a difference. In this sense, it is important to respect these essential elements for decent work, in order to respond adequately to the challenges and commitments to the education system. The main objective of this study was to understand teachers' perceptions of their professional context in the field of decent work, considering their integration into the public network or the private network. Through a quantitative, descriptive, transversal and correlational study, where 323 teachers from the central zone of the country, belonging to the public school network and to the private school network were questioned, it was possible to conclude that teachers, mainly of the feminine gender, assume their profession as decent work, yet stress the need for improvements in wages, benefits, There is no significant difference in the analyzed dimensions of decent work between teachers in public schools and those in private schools. As the length of service increases, the agreement with the dimensions of decent work tends to decrease. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201831988 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/23933 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Trabalho digno | pt_PT |
dc.subject | ProfissĂŁo docente | pt_PT |
dc.subject | Rede escolar pĂșblica | pt_PT |
dc.subject | Rede escolar privada | pt_PT |
dc.subject | Teacher | pt_PT |
dc.subject | Decent work | pt_PT |
dc.subject | Public school network | pt_PT |
dc.subject | Private school network | pt_PT |
dc.title | Trabalho digno no contexto da docĂȘncia | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em GestĂŁo |