Repository logo
 
Publication

O não-público da RTP2

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorTorres, Eduardo Cintra Coimbra
dc.contributor.authorSantos, Ana Jorge Alvarinho Ucha Vieira dos
dc.date.accessioned2021-07-23T09:01:34Z
dc.date.available2021-07-23T09:01:34Z
dc.date.issued2020-10-19
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractA medição das audiências ocupa hoje em dia uma posição determinante na construção do panorama mediático televisivo nacional, mas os estudos de receção sobre também devem ser uma área necessária de atenção, para compreender os significados que atribuem às mensagens a que estão sujeitos. Visto que os estudos de audimetria dão apenas a ilustração das características do público, conhecer as motivações de quem opta por não ser público e quais as suas motivações, torna-se numa temática pertinente. Devido à autonomia da possibilidade de não escolha – sendo em si mesmo uma escolha que se pode caracterizar como um facto social real – este estudo pretende verificar a realidade da autonomia das não escolhas e das motivações de rejeição dos espetadores, aferindo se a soma dessas rejeições individuais origina um não público. A presente proposta de investigação, inserida na área disciplinar dos Estudos de Televisão, em especial nos estudos de audiência e receção, aborda a tipologia sociodemográfica da rejeição de escolhas dos diversos tipos de público, através do conceito de não público. Recorrendo a um grupo de foco, pretende compreender quais os fatores que levam à não visualização dos conteúdos de um canal de operador público (RTP2) face à escolha de conteúdos dos restantes principais canais em sinal aberto.pt_PT
dc.description.abstractCurrently, audiences play a pivotal role in the building of the national television scenario, but reception studies are also a necessary part of it. In this respect, the individuals’ contribution to understanding the messages to which they are subject to is a constant growing concern. Keeping in mind that audiometric studies merely illustrate the characteristics of the viewers, the need to know and better understand the “non-viewers” is highly relevant. Considering the viewers’ freedom and possibility to opt not to make a choice – a real social fact - this study aims to carry out an analysis of this reality as well as the viewers’ motivations to reject certain contents, in addition to assessing if the compilation of these individual rejections leads to the existence of a group of non-viewers. The present proposal is included in the Television Studies subject, particularly in the scope of audience and reception studies, and addresses the sociodemographic typology of the rejections made by different types of viewers. Additionally, one seeks to understand the factors underlying the non-visualization of the contents made available by a public television channel (RTP2) as opposed to the contents offered by other open signal television channels.pt_PT
dc.identifier.tid202724506pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34246
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTelevisãopt_PT
dc.subjectServiço públicopt_PT
dc.subjectEscolhaspt_PT
dc.subjectPúblicopt_PT
dc.subjectAudiênciaspt_PT
dc.subjectNão públicopt_PT
dc.subjectTelevisionpt_PT
dc.subjectPublic servicept_PT
dc.subjectChoicespt_PT
dc.subjectViewerspt_PT
dc.subjectAudiencept_PT
dc.subjectNon viewerspt_PT
dc.titleO não-público da RTP2pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202724506.pdf
Size:
1.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format