Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O não-público da RTP2

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
202724506.pdf1.24 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A medição das audiências ocupa hoje em dia uma posição determinante na construção do panorama mediático televisivo nacional, mas os estudos de receção sobre também devem ser uma área necessária de atenção, para compreender os significados que atribuem às mensagens a que estão sujeitos. Visto que os estudos de audimetria dão apenas a ilustração das características do público, conhecer as motivações de quem opta por não ser público e quais as suas motivações, torna-se numa temática pertinente. Devido à autonomia da possibilidade de não escolha – sendo em si mesmo uma escolha que se pode caracterizar como um facto social real – este estudo pretende verificar a realidade da autonomia das não escolhas e das motivações de rejeição dos espetadores, aferindo se a soma dessas rejeições individuais origina um não público. A presente proposta de investigação, inserida na área disciplinar dos Estudos de Televisão, em especial nos estudos de audiência e receção, aborda a tipologia sociodemográfica da rejeição de escolhas dos diversos tipos de público, através do conceito de não público. Recorrendo a um grupo de foco, pretende compreender quais os fatores que levam à não visualização dos conteúdos de um canal de operador público (RTP2) face à escolha de conteúdos dos restantes principais canais em sinal aberto.
Currently, audiences play a pivotal role in the building of the national television scenario, but reception studies are also a necessary part of it. In this respect, the individuals’ contribution to understanding the messages to which they are subject to is a constant growing concern. Keeping in mind that audiometric studies merely illustrate the characteristics of the viewers, the need to know and better understand the “non-viewers” is highly relevant. Considering the viewers’ freedom and possibility to opt not to make a choice – a real social fact - this study aims to carry out an analysis of this reality as well as the viewers’ motivations to reject certain contents, in addition to assessing if the compilation of these individual rejections leads to the existence of a group of non-viewers. The present proposal is included in the Television Studies subject, particularly in the scope of audience and reception studies, and addresses the sociodemographic typology of the rejections made by different types of viewers. Additionally, one seeks to understand the factors underlying the non-visualization of the contents made available by a public television channel (RTP2) as opposed to the contents offered by other open signal television channels.

Description

Keywords

Televisão Serviço público Escolhas Público Audiências Não público Television Public service Choices Viewers Audience Non viewers

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue