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Pereira Lúcio dos Santos Lopes Hanenberg, Marília

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  • Portugal e a visibilidade do mundo (sec. XV e XVI)
    Publication . Lopes, Marília dos Santos
    A justificação aludida para traduzir a literatura portuguesa de viagens para outras línguas europeias é na generalidade a grande experiência in loco que os relatos disponibilizavam àqueles que só poderiam conhecer o mundo através da leitura da narrativa saída da pena dos viajantes. Tradutores e editores, reconhecidos, enaltecem o louvor deste trabalho ad vivum e editam por toda a Europa as notícias e os informes recolhidos por homens curiosos e observadores. A partir de alguns exemplos da literatura portuguesa de viagens, o presente texto intentará definir qual o contributo concreto do mapear e descrever dos viajantes portugueses para a caracterização e entendimento do mundo recentemente descoberto. E se esta é uma singularidade da literatura de viagens, não deixa de ser relevante o surgimento de projetos editoriais de relevo que fomentam esta mesma ideia: a de dar visibilidade ao mundo através das novas notícias e informes.
  • "Fomos muito bem tratados": Portugal e os portugueses nos escritos alemães dos séculos XV e XV
    Publication . Lopes, Marília dos Santos
    “Fomos muito bem tratados” é uma expressão usada pelo humanista alemãoHieronymus Münzer na sua estada em Portugal. Recebido pelo monarcaportuguês, D. João II, pelo preceptor e humanista Cataldo Sículo, ou porcomunidades de mercadores, o viajante e intelectual alemão anota, comgrande admiração e curiosidade, traços de uma relação entre Portugal e oImpério Sacro Romano-Germânico que se irá manter duradoura, próximae de afinidades. Tendo como ponto de partida este testemunho, intentou-sedelinear o modo como os alemães percepcionaram e representaram Portugale os portugueses nos séculos XV e XVI: em crónicas, cosmografias e gravuras,os letrados e artistas do Império procuraram descrever e caracterizar o paísque “deu novos mundos ao mundo”.
  • Identidade em viagem: para uma história da cultura portuguesa
    Publication . Lopes, Marília dos Santos
    Este livro é o resultado de um projecto de investigação levado a cabo, na última década, sobre o lugar e o papel da viagem, e também da Literatura de Viagens, na construção histórico-cultural da identidade portuguesa, tendo em consideração duas componentes: a investigação desenvolvida sobre esta temática nos últimos anos, bem como a actividade docente exercida, quer em licenciaturas de História, Ciências da Comunicação e Línguas Aplicadas, quer em seminários de Mestrado e Doutoramento de História e Estudos de Cultura na Universidade Católica Portuguesa, em Viseu e em Lisboa. Neste sentido, fruto de uma leitura e amadurecimento de uma estreita e íntima relação entre análise documental e experiência de ensino e partilha na docência, nem sempre fácil mas certamente desafiante, este trabalho gostaria de ter o carácter de um manual, intentando conciliar estes dois eixos metodológicos ao fornecer simultaneamente uma actualizada reflexão teórica, bem como um elencar de tópicos significativos e representativos de um elemento constitutivo e referencial, e por isso, incontornável da cultura portuguesa: a viagem. A pensar, num primeiro momento, nos alunos, este livro dirige-se, todavia, a todos os interessados em Cultura Portuguesa.
  • Tópicos, histórias e vivências do Portugal mercantil e marítimo na Alemanha do século XVI
    Publication . Lopes, Marília dos Santos
    As viagens e as experiências dos portugueses não passaram despercebidas na Europa dos séculos XV e XVI, nomeadamente no Sacro Império Romano- Germânico. As novas narradas sobre as empresas e as iniciativas da Coroa portuguesa em novos mundos suscitaram curiosidade e interesse, dando origem a outras narrativas ficcionais e possivelmente verdadeiras. Na esteira do nauta e emissário, Rafael Hitlodaeus da Utopia de Thomas Morus, os letrados alemães vão forjar histórias e personagens a partir dos factos e informes vivenciados pelos homens das sete partidas. Tendo em particular atenção uma novela de Jörg Wickram, o presente artigo visa aflorar a emergência de mercadores na arte e na literatura modernas e no modo como Portugal era visto e representado em terras além-Pireneus.