Loading...
10 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 10
- How do people become foster carers in Portugal? The process of building the motivationPublication . Diogo, Elisete; Branco, FranciscoAct no. 142/2015 highlights the importance of children out-of-home being placed in a family context. However, foster care continues to be an almost absent component in the Portuguese childcare system. In 2017, it corresponded to just 3% of out-of-home care. This research aims to contribute to the understanding of the reasons for becoming a foster family. It adopted a qualitative approach, using carers' narrative interviews and practitioners semi-structured interviews, inspired by grounded theory. Foster family motivation is rooted in altruism, affection for children and sensitivity to maltreatment. These factors, as well as personal life course and contact with out-of-home care, induce a predisposition to become a foster family. The quality of the support services and the care professionals' performance also reveal key elements.
- Itinerário das profissões sociais em Portugal, 1910-1962Publication . Branco, FranciscoEnsaia-se neste artigo a reconstituição do itinerário das profissões sociais na vigência da i e ii Repúblicas, privilegiando o período que se desenrola entre a sua fundação (1910), a cons- tituição do Estado Novo (1933-1945) e a sucessão de Salazar (1968), explorando sobretudo as visitadoras como uma das guras centrais e paradigmáticas das pro ssões sociais em geral e das pro ssões do trabalho social em particular durante este período. Esta reconstituição historiográ ca, baseada em fontes secundárias, explora em particular os movimentos e guras in uentes na institucionalização destas pro ssões emergentes, as dinâmicas de rutura e continuidade entre os períodos charneira, as infuências internacionais, bem como a dimensão de género.
- Being a foster family in Portugal - motivations and experiencesPublication . Diogo, Elisete; Branco, FranciscoFoster care is an almost absent component in the child care system and scientific research conducted in Portugal foster comprises 3.2%(1) of out-of-home care in Portugal. This research aims to contribute to a deeper visibility of the care phenomena, giving specific attention to the foster families themselves. This research adopted a qualitative analytical approach, inspired by Grounded Theory. Foster families' motivation is rooted in altruism, affection for children, and sensitivity to maltreatment. Personal and professional biography or past contact with out-of-home care can also induce predisposition to become a carer. The experience of being a carer(2) is one of traversing through a life of many challenges and rewards. Considering the recognition from the stakeholders, it is a rewarding task. The quality of the service provided and the performance of the care professionals are both key elements to foster care.
- A participação política dos assistentes sociais em PortugalPublication . Branco, Francisco José do Nascimento; Carrilho, RitaA presente comunicação decorre de uma investigação acerca da policy practice (Carrilho, 2018) que procurou compreender qual o nível de envolvimento dos assistentes sociais em Portugal em atividades profissionais visando influenciar as políticas de bem-estar, bem como os fatores potenciadores ou limitadores desse envolvimento. O apuramento e análise dos dados recolhidos revelaram um baixo nível de envolvimento em atividades de policy practice e um desligamento entre os profissionais e as estruturas do sistema político, aferido pela falta de confiança nas instituições, pela perceção de que os responsáveis políticos não consideram a opinião dos Assistentes Sociais e pela fraca participação em movimentos políticos. Verificando-se uma baixa participação política por parte dos Assistentes Sociais, coloca-se a questão de perceber os impactos que essa fraca participação tem no papel do Serviço Social na capacitação dos utentes para a cidadania. Assim, emergiu da pesquisa referida a questão: de que modo poderão os assistentes sociais motivar os utentes a participar na vida cívica e política de modo a consubstanciar os seus direitos de cidadania, quando os próprios Assistentes Sociais não o fazem? Atendendo a que noutros países os Assistentes Sociais são um grupo profissional com um maior nível de participação política, quando comparado com o nível de participação médio dos cidadãos em geral, o estudo sugeriu a necessidade de aprofundar a questão da participação política dos Assistentes Sociais em Portugal numa perspetiva comparativa com o nível de participação política dos portugueses em geral. A hipótese subjacente a este projeto é a de que a um maior envolvimento dos profissionais na esfera política, poderá corresponder a melhoria da qualidade do seu envolvimento no processo das políticas públicas e, eventualmente a diminuição do aparente desligamento entre a natureza política da profissão e o sistema político em que atua.
- The circle of social reform: the relationship social work-social policy in Addams and RichmondPublication . Branco, FranciscoThis article presents some results of a broader purpose of research on the thought and work of Addams and Richmond, particularly about the relationship between social work and social policy. First, we aim to contribute to deeper knowledge on the thought of these two pioneers on this relevant subject for social work nowadays and, particularly, to remove a relative veil of ignorance Richmond’s involvement in social reform activities and elaboration on social reform in the context of the public and social policies process. Second, our proposal is to support a revision of the orthodox account on the antagonistic or irreconcilable nature of the two major traditions—social casework (or psychosocial approach) and social reform (or socio-political approach)—founded by two of the most influential figures of social work. Based on secondary and primary sources, the article focuses on the inseparable relationship between social policy and social work, clearly present in the thought and intervention of these seminal authors, and sheds new light on on-going debates and the disputed role of social policy perspectives within professionalised social work and the articulation between direct intervention with individuals, groups and communities and policy practice.
- A investigação na prática do Serviço Social e a sua relação ontológica com os princípios e valores da profissãoPublication . Monteiro, Daniela; Branco, FranciscoA presente comunicação enquadra-se no segundo tema do X Seminário Internacional de Serviço Social “Social Work facing human rights challenge in times of uncertainty”, e apresenta uma reflexão, a partir da revisão da literatura, da existência de diferentes concepções relativamente ao que pode ser considerado investigação na prática do Assistente Social abordando, particularmente, o espaço de consenso, que é a sua congruência com o ethos da profissão e os seus valores (Pain, 2011). Neste sentido, a investigação na prática profissional está intimamente relacionada com os valores que regem o Serviço Social (Smith, 2012; Wade & Neuman, 2007)defendendo-se, desta forma, que se trata de uma relação ontológica. A importância da inter-relação entre investigação na prática do Serviço Social e os valores que estão presentes em todo o processo de investigação, realça o importante papel do interventor, nomeadamente, na formulação da questão(ões) de investigação, na orientação e definição da participação dos utentes, e na garantia que os instrumentos de recolha de dados estejam de acordo com os princípios do Serviço Social (nomeadamente a justiça social). Tendo por base estes argumentos, esta comunicação pretende contribuir para: 1) uma análise que relaciona a natureza do serviço social e a investigação na ótica dos seus princípios, valores e ética; 2) a reflexão sobre a relevância da investigação no contexto da prática e possíveis desafios ao trabalharmos com pessoas em situação de vulnerabilidade (Powell,2005); 3) o reforço da ideia que a investigação na prática além de melhorá-la e informá-la pretende, também, transformá-la (Dominelli, 2005).
- Minimum social standards in Portugal: changes and adequacy from the pre to the post austerity periodPublication . Branco, Francisco; Pereira, Elvira; Amaro, Maria Inês; Pereirinha, José AntónioSeveral international and European commitments recognize the right for all to have an adequate level of resources to lead a decent and dignified life and the need for an adequate income support for those who lack sufficient resources (i.e. for those living in poverty). In the last eleven years some important changes were introduced in Portugal affecting this right. Some, like the introduction of the Solidarity Supplement for the Elderly, were positive moves towards the realization of this right, others, like some of the changes introduced in the non-contributory protection system during the period of social and economic crisis in Portugal, had a clear negative impact on the level of income guaranteed by the state for different households types.Using six vignettes for different household types this paper aims: a) to identify the impact on the minimum income guaranteed by the state (for the considered households types) of the main changes introduced after 2006 in minimum wage and in the non-contributory protection system, namely in Social Insertion Income and in Solidarity Supplement for the Elderly, b) to compare the minimum income guaranteed for the considered household types since 2006 and c) to assess the adequacy of the minimum income guaranteed, between 2016 and 2015,considering the relative at risk of poverty line.
- “Pobres Diferenciados”: crise económica, classe média e procura do serviço socialPublication . Branco, Francisco José do Nascimento; Silva, Catarina Vieira daO artigo que aqui se apresenta constituiu um dos resultados pre-liminares do trabalho de investigação no âmbito do Doutoramento em Serviço Social “Vidas incertas”: Dinâmicas de vulnerabilização económica e desqualificação social da classe média em Portugal. O objetivo central da pesquisa é a compreen-são dos processos de vulnerabilização económica e desqualificação da classe média no contexto português face à crise económica, tomando como observató-rio a procura do Serviço Social e de estruturas de apoio e suporte social por este “novo e diferenciado público”. Neste artigo analisam-se as abordagens utilizadas pelos Assistentes Sociais no atendimento aos novos públicos diferenciados que integram atualmente a procura das estruturas de apoio e suporte social e o seu impacto potencial na identidade profissional dos assistentes sociais enquanto grupo profissional socialmente situado na classe média.
- The foster family process to maintain the will to remain in foster care — implications for a sustainable programmePublication . Diogo, Elisete; Branco, FranciscoThere were 7032 children in out-of-home care in 2018 in Portugal. Of these, only 2.8% were in foster care, despite this being the recommended response according to legal regulations. It is critical that more families be encouraged to become foster carers and also that experienced carers stay in the system to create a sustainable programme. How is the will to foster a child maintained? What can we learn from foster families’ experiences to improve childcare and the child protection system? The methodology of this study was based on interviews with foster carers. The analysis was inspired by grounded theory. We found three types of foster families, classified according to their will to leave or remain in foster care—unconditional, hesitant, or retired. The results suggest that the key elements for foster carers to remain in the foster care system are (i) their level of satisfaction with how the previous placement concluded, (ii) keeping in touch with the ex-foster child, (iii) the feeling of acknowledgement by all the stakeholders, and (iv) the quality of social services as well as the support of the professional teams.
- A investigação na formação em Serviço Social: estratégias de ensino adotadasPublication . Monteiro, Daniela; Branco, FranciscoA presente comunicação enquadra-se no tópico - Profissão - do V Congresso Nacional de Serviço Social. Esta resulta de uma investigação empírica realizada através de um estudo de caso múltiplo abrangendo três cursos de 1º Ciclo em Serviço Social em Portugal. A formação de ensino superior tem a função de formar profissionais competentes. Dentro das várias dimensões da formação, a investigação e a preparação para esta, constitui um fundamental elemento dessa competência e da identidade profissional. Desta forma, é importante compreender como formamos neste domínio (i.e. que estratégias de ensino adotamos) e qual o perfil de profissionais que pretendemos formar. Pudemos identificar, entre as Instituições de Ensino Superior estudadas (com diferentes desenhos na sua estrutura curricular) estratégias de ensino da investigação que passam pelo estímulo e criação de oportunidades de investigação em contextos de prática. Neste sentido, as oportunidades criadas têm como objetivo desencadear o conhecimento dos processos de investigação e da reflexão sobre: porquê fazer, o que fazer e como fazer. Discute-se, desta forma, como providenciar aos estudantes o acesso a todas as etapas de um projeto de investigação tornando-a menos intimidante, mais estimulante, e compreendida, pelos estudantes, como relevante/fundamental para a prática.