Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Autonomia, currículo e diferenciação num projeto TEIPPublication . Machado, Joaquim; Formosinho, JoãoA generalização da educação escolar obrigou os sistemas a organizarem-se segundo o princípio da igualdade concretizando através de um modelo padronizado de currículo e pedagogia uniforme. A esta tendência uniformizadora sempre os movimentos de renovação pedagógica contrapuseram a necessidade de olhar para a especificidade e a individualidade que habita cada aluno enquanto ser humano. Em alternativa ao modo de ensinar a todos como se fosse um só foram desenvolvidos métodos activos, assentes na concepção de que a criança é um sujeito activo, com direitos e competência, que deve aprender através da participação, da experimentação e da descoberta. À afirmação das diferenças individuais junta-se hoje a valorização das diferenças culturais e a necessidade de uma ética da diferença na sociedade multicultural. Nesta comunicação, apresentamos uma experiência de flexibilização desenvolvida numa escola TEIP através da modalidade de Trabalho Autónomo, distinguimos nela as dimensões pedagógica, curricular e organizacional, assinalamos como factores favoráveis ao projecto, por um lado, o clima da escola e as suas lideranças e, por outro, a formação em contexto e o saber-fazer dos formadores.
- Escola, igualdade e diferençasPublication . Machado, JoaquimThe Portuguese school claims to support a holistic approach to human beings development and is presented as a school for everyone, but it is organized according to principles of uniformity and impersonality ignoring individual characteristics. It claims to ensure universal teaching and to implement curriculum flexibility and pedagogical differences, but the main focus is on curriculum with predefined subjects, inflexible timetables and fixed classrooms. The emphasis on a concept of Education for All brings into question the school about the way it deals with differences, which draws the attention for the contradiction of exclusion through inclusion itself, demanding the restructuring of school and the changing of the school system administration’s processes.
- Igualdade em educação, uniformidade escolar e desafios da diferenciaçãoPublication . Machado, Joaquim; Formosinho, JoãoA organização da escola para garantir a igualdade é condicionada por um modelo de decisão que promove a receção burocrática de medidas generosas, como as que pretendem promover a diferenciação pedagógica, na medida em que afasta a conceção das medidas (no topo) da sua execução (na base). É igualmente condicionada pelas crenças arreigadas de educadores e agentes educativos socializados numa pedagogia que sustenta a “escola tradicional” e retira eficácia a dispositivos de diferenciação do ensino.