Loading...
14 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 14
- O invisível e o indizível: interfaces entre fenomenologia, religião, política e narrativasPublication . Falabretti, Ericson Sávio; Silva, Marcos Carneiro; Boas, Alex Villas; Zeferino, Jefferson
- A cegueira pandêmica saramaguiana como metáfora de épocaPublication . Boas, Alex VillasO objetivo deste artigo é oferecer categorias que ajudem a refletir o evento pandemia em seu impacto cultural, que inaugura um tempo de busca de revisão de mentalidade, face às fragilidades que se desvelam na ocasião. Neste sentido, o evento pandêmico pode ser ligo à luz do romance Ensaio sobre a Cegueira de 1995, do escritor português José Saramago, desde uma perspectiva lacaniana sobre o papel do imaginário no desafio cultural de integração da alteridade. Tanto o romance português como o referencial lacaniano de alteridade tem sido objeto de hermenêuticas teológicas que indicam seu potencial de elucidação teórica do momento histórico que se vive no Ocidente, em que a alteridade se apresenta como um desafio dos novos tempos. Neste sentido, o evento pandemia se apresenta também como alteridade radical que desvela a real condição em que se encontra a sociedade e cultura contemporânea.
- Mapeamento das temáticas dos dossiês das revistas dos programas de pós-graduação em Ciências da Religião e Teologia no BrasilPublication . Boas, Alex Villas; Serrato, Andreia Cristina; Cruz, June Alisson Westarb; Zdziarski, Alaís DaianeO presente artigo apresenta um primeiro resultado parcial do projeto de pesquisa de Mapeamento da produção da Área de Ciências da Religião e Teologia no Brasil, que diz respeito mais precisamente à análise do histórico dos dossiês publicados pelos periódicos acadêmicos vinculados aos 21 Programas de Pós-Graduação de Ciências da Religião, com suas variantes e de Teologia. O objeto de análise, portanto, é delimitado nas edições que publicaram dossiês temáticos nas 34 revistas de cunho científico vigentes no último quadriênio de avaliação da CAPES, iniciado em 2017 até o presente momento, abrangendo o período de 1969, quando é publicado o primeiro dossiê, até 2018, por meio de métodos sociométricos, bibliométricos, análise de redes sociais e demais abordagens estatísticas. Tal recorte de análise resulta em um total de 425 temáticas de dossiês publicadas nesses 50 anos. As temáticas dos dossiês foram analisadas com os indicadores de centralidade de redes, possibilitando realizar uma análise descritiva integrada sobre o desempenho e suas perspectivas relacionais, observando, como consideração final, uma crescente demanda em relação ao número de temáticas dos dossiês no espaço de tempo analisado na Área de Ciências da Religião e Teologia, como possível indicativo de temas que vão consolidando os estudos de religião no Brasil.
- Teotopias como lugar comum entre teologia e literaturaPublication . Boas, Alex VillasO presente artigo pretende apresentar uma possibilidade de resgate semântico do topos como lugar de unidade entre a poética e a política, como propõe Giorgio Agamben. Tal unidade pode ser lida como desdobramento da relação entre poética e retórica desde Aristóteles, recuperando a ideia de poíesis da pólis, assim como tal relação é constituva de uma visão antitrágica da póetica cristã, como também sugere Agamben, e que pode ser idenfiticada no imaginário teológico narrativo do autor russo Vladimir Korolento.
- Religião, educação e direitos: a contribuição da ecologia integral na perspectiva da teologia públicaPublication . Boas, Alex Villas; Zeferino, Jefferson; Cole, Raquel de FátimaA presente pesquisa parte da ambígua relação entre religião, educação e direitos diante do problema da crise ecológica atual. Compreende-se que uma abordagem teológica contra hegemônica, não fundamentalista e não totalizante se apresenta como meio adequado de relação crítica entre religião e res publica. Soma-se a isto a noção de ecologia integral, na perspectiva da educação intergeracional, como termo agregador para a construção de um discurso teológico contextualizado. Por meio de uma linguagem atenta a critérios públicos de argumentação, portanto, pensa-se uma teologia pública engajada na luta por direitos, no reconhecimento e contra as violações das liberdades fundamentais.
- O Cristianismo moderno de Dom Paulo ArnsPublication . Boas, Alex Villas; Manchini, Welder LancieriO presente artigo visa apresentar como a atuação pastoral de Dom Paulo Arns na Arquidiocese de São Paulo (1970-1988) estava em sintonia com a mudança de concepção missiológica à partir do Concílio Vaticano II, que não se reduz a uma modernização do catolicismo, mas é fruto de uma hermenêutica de volta as fontes na qual se identica a capacidade do Evangelho em ser moderno. Para tanto se pretende uma breve explanação da categoria Reino de Deus e as mudanças que sofreu em momentos fundamentais da história. Ao mesmo tempo em que ao ser resgatada como categoria central da evangelização pós-conciliar, o Reino de Deus é também uma chave de leitura fundamental para compreensão da teologia prática do arcebispo da esperança da cidade São Paulo. O modo como a evangelização ligada a ideia de tornar presente o Reino de Deus pode se vericar em alguns de seus principais projetos pastorais, que aqui se pretende apresentar.
- As interpretações teológicas da Declaração Universal dos Direitos Humanos nas Mensagens comemorativas dos Pontificados Pós-conciliares (1968 a 2018)Publication . Boas, Alex Villas; Boas, Aline VillasO presente artigo tem o objetivo de analisar as ênfases hermenêuticas e teológicas que os papados pós-conciliares, de 1968 a 2018, deram em suas Mensagens come morativas da Declaração Universal dos Direitos Humanos, respectivamente às datas dos 20º, 25º, 30º, 40º, 50º, 60º e 70º aniversários. Para isso, irá se analisar como a gramática dos Direitos Humanos é incorporada no Magistério Católico, com João XXIII, e consolidada no Concílio Vaticano II que gera duas grandes ênfases hermenêuticas da dignidade humana, da liberdade humana e das condições de vida digna por meio da justiça social. Os papados pós-conciliares irão desenvolver tais dimensões de acordo com suas respectivas perspectivas e contextos.
- É desse Amor que eu sofro. Hermenêutica feminina da experiência mística – a Minne Medieval em Hadewijch da AntuérpiaPublication . Provinciatto, Luis Gabriel; Amaral, Maria José Caldeira do; Boas, Alex VillasHadewijch dialoga com os pensadores do patrimônio medieval cristão de maneira íntima,dada a sua erudição, ousando inserir aspectos absolutos em sua experiência, oferecendo,em sua obra, a possibilidade de uma hermenêutica feminina do Amor, a Minne medieval,que sustenta uma vida de ser Deus com Deus, não sem antes atravessar uma fisiologia humana e natural que sobrevive à dissolução de si mesma. Para tanto, pretende-se fazer uso dos Fundamentos filosóficos da mística medieval (1919/1920), de Martin Heidegger,para abordar fenomenologicamente a experiência mística de Hadewijch da Antuérpia, sem pretender com isso desmistificar a mística, ou seja, aceitá-la como um objeto de pesquisa filosófica, mas encontrar nessa experiência da Presença de Deus que a beguina da Antuérpia experimenta e relata, um solo de abertura para a realização prévia da experiência fundamental. A indagação filosófica de Hadewijch a Heidegger está implícita em sua experiência humana com Deus como aquela que é origem do próprio filosofarporque ela enfrenta a derrota da razão nesse empreendimento poético, visionário e epistolar. A mística, enquanto objeto de pesquisa, será sempre uma crítica à ciência porque não se deixa capturar pela construção teórica, pois é absorvida pelo indelével, pelo indizível e por desdobramentos filosóficos amplos demais que vão desde a conduta reta dos ímpios ou o desejo ao bem — o único e o maior bem —, ao próprio niilismo que aponta para o Amor, não somente como o êxtase desejado e alcançado, mas com seu maior desdobramento em ser autêntico e revelador da realidade humana exilada no Amor por causa do Amor. É desse Amor que ela sofre.
- The understanding of the spiritual exercises in Karl Rahner and Hans Urs von BalthasarPublication . Boas, Alex VillasThe purpose of this paper is to make a comparative analysis of the understanding of Saint Ignatius of Loyola’s Spiritual Exercises in two great theologians who influenced theperiod after Vatican Council II in the twentieth century, Karl Rahner (1904–1984) andHans Urs von Balthasar (1905–1988). This analysis aims to identify the image of God asit appears in their respective theological projects, that employing the inductive method,in Rahner’s theological anthropology, and that employing the deductive method, inBalthasar’s theological aesthetics, and to identify how such images of God are involved incontemplative practice according to their respective theological understandings, bothtrying to adapt the Ignatian experience to the contemporary person, each theologian inhis own way. Therefore, this study intends to analyze how the author´s understanding of the Spiritual Exercises is presented within each theological project and then to identifythe similarities and differences between them. Such analysis intends to recognize how these two theologians of great scope understood spirituality first as a part of humanexistence and, in this context, how they understood the knowledge of God as the revela-tion of meaning and the source of new understanding in the search for an authentic life,even given their distinct accents both existential and on the Christian mystical tradition.
- O método antropológico no diálogo entre teologia e literatura em Antônio ManzattoPublication . Boas, Alex VillasO objetivo deste artigo é apresentar e analisar o debate teórico a respeito do que ficou conhecido como Método Antropológico de diálogo entre Teologia e Literatura desde a publicação da obra Teologia e Literatura – Reflexão Teológica a partir da Antropologia contida nos Romances de Jorge Amado de Antonio Manzatto em 1994, um marco de referência que inaugura o campo de pesquisa no Brasil. O presente trabalho visa uma análise da crítica de Antonio Magalhães da obra de Manzatto em seu livro Deus no Espelho das palavras, de 2000 para em seguida verificar em que medida isso se aplica no trabalho de Manzatto, assim como há uma contribuição para o campo com tal debate. Para tal pretende-se identificar algumas influencias na teologia manzatiana para melhor delinear compreender algumas de suas categorias.