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- Teotopias como lugar comum entre teologia e literaturaPublication . Boas, Alex VillasO presente artigo pretende apresentar uma possibilidade de resgate semântico do topos como lugar de unidade entre a poética e a política, como propõe Giorgio Agamben. Tal unidade pode ser lida como desdobramento da relação entre poética e retórica desde Aristóteles, recuperando a ideia de poíesis da pólis, assim como tal relação é constituva de uma visão antitrágica da póetica cristã, como também sugere Agamben, e que pode ser idenfiticada no imaginário teológico narrativo do autor russo Vladimir Korolento.
- Efeitos simultâneos : o olhar da mulher e a empatia através da objetivaPublication . Alves, Martina Gelpi; Neves, Sónia; Lobo, CarlosA presente pesquisa propõe um diálogo sobre as formas com as quais uma mulher olha para outras mulheres com a câmera na mão. Refletindo desde a história da fotografia e da inserção da presença feminina nela, a atuação inicial e doméstica da suposta fotógrafa amadora, e à eterna busca da representação visual no seio de uma sociedade patriarcal. Apresentando diversas fotógrafas com as mais distintas obras dentro da imagem, roteiros foram criados para a realização de entrevistas com três artistas, no intuito de desenvolver uma significação a respeito dos efeitos simultâneos e à empatia que caracterizam a produção entre mulheres. As respostas – entre os diálogos e monólogos platônicos descritos na dissertação –, constituíram uma constelação de perspectivas que se unem, afinal, em torno da expectativa em comum no imagético feminino: um olhar mais representativo de si.
- O martírio gnóstico segundo Clemente de AlexandriaPublication . Charumbo, Manuel André José; Lamelas, Isidro PereiraRESUMO: Nos três primeiros séculos do cristianismo um dos temas delicados era o martírio, que sempre fez parte da identidade e missão da Igreja, mas que levantava particulares complexidades mormente em contexto de perseguição. Tratava-se de uma questão controversa para a Igreja nascente, uma vez que o gnosticismo colocava em causa a autenticidade do martírio cruento cultivado pelos cristãos como desejo de vida eterna. Em resposta a esta crítica, Clemente de Alexandria desenvolve uma visão sistemática do conceito de martírio em chave gnóstica. A presente tese tem como objetivo explorar a definição de Martírio Gnóstico em Clemente de Alexandria, analisando a doutrina exposta no livro IV de Stromata. Após um primeiro momento de cariz mais histórico e contextualizante, sobre a experiência e o conceito de martírio em geral, no período e ambiente do seu autor estuda-se, posteriormente, a conceção do gnosticismo sobre o tema, a partir da informação dada pelo próprio Clemente para, finalmente, se averiguar a resposta e a proposta feita por ele, a qual abriu o caminho a uma nova forma de valorização do martírio cristão que terá longo futuro.
- Papel dos líderes e gestores intermédios nas organizações escolares : estudo de caso em duas escolas privadas de Luanda-AngolaPublication . Soares, Ruth Meireles; Melo, Rodrigo Eiró de Queiroz eA escola enquanto instituição de ensino tem sido alvo de muitos estudos, em função do seu relevante papel social. Este trabalho surge no âmbito específico da administração e gestão escolar para de forma científica proporcionar um olhar endógeno em termos administrativos. O mesmo visa compreender o papel dos líderes e gestores intermédios nas organizações escolares. Trata-se de um estudo de caso realizado em duas escolas privadas de Luanda-Angola. Para dar sentido à investigação levantou-se o seguinte problema: Quais os papeis dos líderes e gestores intermédios e de que forma promovem a melhoria do trabalho docente de duas escolas privadas de Luanda? Desta questão imergiram várias subquestões de investigação. O trabalho baseou-se no método qualitativo e teve como estratégia para recolha de dados a entrevista e análise documental. Em ambas escolas foram entrevistados 14 elementos, nomeadamente: 2 Directores da escola, 4 Coordenadores de turnos, 4 Coordenadores de cursos e 4 Diretores de turmas. Em suma, a investigação chegou a conclusão de que a perceção dos papéis dos líderes e gestores passa necessariamente pela compreensão dos seus feitos nas organizações escolares, pois, é desta forma que se consegue mensurar as ações dos líderes e gestores intermédios. A ideia que se obteve através da análise dos dados oriundos das entrevistas é que eles põem em evidência os critérios de gestão escolar na medida em que estes promovem a melhoria do trabalho docente de duas escolas privadas de Luanda através da organização, orientação, democratização, colaboração e planificação dos trabalhos.
- Editorial: será qualquer poema a última hipótese de se escrever ainda?Publication . Angélico, José Pedro; Teixeira, José Rui; Boas, Alex VillasFundacional para a perceção e expressão do mistério, a linguagem poética é lugar de uma articulação paradoxal, nada acrescentando à representação descritiva do mundo. Encontrando-se o positivismo teológico em crise, paradigma que sempre cedeu demasiado à obsessão pela verdade, tem-se vindo a notar um crescente interesse pelo estudo teológico de produções literárias como lugares de redenção da linguagem referencial, própria do discurso tradicional da teologia. Na sua performatividade quase litúrgica, a linguagem poética aproxima o objeto do discurso teológico do seu eixo verdadeiramente referencial: a transluminosa treva do Silêncio (Pseudo-Dionísio).
- Disentangling pantomime from early sign in a new sign language: window into language evolution researchPublication . Mineiro, Ana; Báez-Montero, Inmaculada Concepción; Moita, Mara; Galhano-Rodrigues, Isabel; Castro-Caldas, AlexandreIn this study, we aim to disentangle pantomime from early signs in a newly-born sign language: Sao Tome and Principe Sign Language. Our results show that within 2 years of their first contact with one another, a community of 100 participants interacting everyday was able to build a shared language. The growth of linguistic systematicity, which included a decrease in use of pantomime, reduction of the amplitude of signs and an increase in articulation economy, showcases a learning, and social interaction process that constitutes a continuum and not a cut-off system. The human cognitive system is endowed with mechanisms for symbolization that allow the process of arbitrariness to unfold and the expansion of linguistic complexity. Our study helps to clarify the role of pantomime in a new sign language and how this role might be linked with language itself, showing implications for language evolution research.
- Influência do suporte social e do feedback dos professores no desenvolvimento da carreira na infânciaPublication . Correia, Janice Emilia Rodrigues; Oliveira, Íris MartinsO desenvolvimento de carreira é um processo que se inicia na infância, em relação com vários contextos. No contexto escolar, o suporte social e o feedback dos professores têm-se revelado importantes para o estabelecimento de relações positivas com os alunos, para o funcionamento das atividades pedagógicas, e para sustentar o respeito e a compreensão mútua. Contudo, são ainda necessários estudos sobre o papel do suporte social e do feedback docente no desenvolvimento de carreira dos alunos. Este estudo analisa a influência do suporte social e do feedback dos professores no desenvolvimento de carreira de crianças, nomeadamente tendo em conta as dimensões de exploração e planeamento de carreira. A partir de métodos de amostragem não-probabilístico por conveniência e bola de neve, participaram 59 indivíduos com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos (M = 10.80, DP = .69), que se encontravam a frequentar o 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os participantes responderam a um formulário online com medidas para avaliar o suporte social e o feedback docente percebido, a exploração e o planeamento de carreira. Modelos de regressão linear múltipla permitiram verificar que o apoio social dos professores, percebido pelos alunos, constitui um fator facilitador da exploração e do planeamento de carreira dos últimos. Perceção de feedback ineficaz docente, por parte dos alunos, tende a relacionar-se negativamente com o planeamento de carreira. Discutem-se os resultados com base na literatura e antecipam-se implicações para a investigação e a prática.