Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • O Bem-Estar Espiritual dos Professores de Medicina e de Enfermagem
    Publication . Ermel, Regina Célia; Vieira, Margarida; Tavares, Thaís Ferrarini; Furuta, Pricilla Midori; Zutin, Teresa Laís; Caramelo, Ana Cristina
    Objetivo: avaliar o bem-estar espiritual dos professores de Medicina e de Enfermagem na Universidade de Marília.Método: estudo descritivo, exploratório, de abordagem quantitativa. A população foi constituída por uma amostra de 49 professores e a escolha foi aleatória. Utilizou-se a “Escala de Avaliação Espiritual”. A coleta de dados foi realizada em fevereiro e março de 2012, analisados pelo Programa SPSS 20.0. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE n. 25000.113733/2010-14. Resultados: os professores dos cursos de Medicina e Enfermagem apresentaram escores positivos em todos os termos/conceitos comedidos: Fé Pessoal 90%, Prática Religiosa 74% e Paz Espiritual 88%. Conclusão:em sua maioria, os professores desta Universidade têm fé, prática religiosa e apresentam paz espiritual.
  • Aplicação dos Critérios Beers 2015 operacionalizados para Portugal em idosos institucionalizados: um estudo transversal.
    Publication . Peixoto, Sofia; Almeida, Armando; Caramelo, Ana Cristina; Mendes, Lígia
    Introdução: O consumo de medicamentos potencialmente inapropriados é elevado entre idosos institucionalizados, predispondo a potenciais interações medicamentosas, eventos adversos a medicamentos, risco de cascata iatrogênica, aumento da morbimortalidade e custos com a saúde. A revisão de medicamentos é uma estratégia promissora de otimização terapêutica, embora pouco documentada em Portugal. O objetivo deste estudo foi caracterizar, por meio de critérios explícitos, a existência de medicamentos potencialmente inadequados, entre idosos institucionalizados, e calcular a eventual economia de custos, com a sua suspensão. Material e métodos:Estudo descritivo e transversal realizado em três residências para idosos, de diferentes regiões geográficas, a partir de uma amostra aleatória de 33 prontuários. Para caracterizar a existência de medicamentos potencialmente inadequados, utilizamos os critérios de Beers de 2015, revisados ​​pela American Geriatrics Society e na versão em português. Resultados: Em média, são prescritos 11 medicamentos a idosos residentes em três estruturas residenciais para idosos. Todos os prontuários contêm medicamentos potencialmente inadequados (média 4,8 ± 2,0 por residente), sendo os ansiolíticos (17,7%), os antidepressivos (17,7%) e os antipsicóticos (15,8%) os mais prevalentes. A sua redução resultaria numa poupança média mensal de 9,6 euros por residente. Discussão:O consumo de medicamentos potencialmente inadequados é maior do que a literatura descreve e o custo dos medicamentos é alto. O envolvimento dos enfermeiros no processo de gestão e reconciliação de medicamentos, em coordenação com o médico, pode ser uma estratégia eficaz. Este é o primeiro estudo utilizando a última versão em português dos critérios de Beers, o que dificulta a comparabilidade dos resultados. Conclusão: O consumo de medicamentos potencialmente inadequados é elevado, o que sugere a necessidade de adoção de medidas de melhoria.
  • Translation and cross-cultural adaptation of quality of life scale in patients with onychomycosis
    Publication . Silva-Neves, Vasco; Caramelo, Ana; Alves, Paulo; Pais-Vieira, Carla; Minton, Alexandra Palmer; Rodríguez-Leboeuf, Ana María; Pais-Vieira, Miguel
    (1) Background: Onychomycosis (OM) is a fungal nail infection, considered a risk factor for diabetic foot ulcers. It is associated with changes in quality of life, in terms of pain, self-confidence and self-esteem. The aim was to translate and adapt the OM quality of life questionnaire “OnyCOE-t™–Quality Of Life Questionnaire Onychomycosis (Nail Fungal Condition)”. (2) Methods: This study followed the guidelines proposed by Beaton et al. (2000), where two English to Portuguese translations were performed and, after an expert consensus, a common version was obtained. This was followed by two back-translations. The expert committee achieved semantic equivalence, idioms and concepts. The pre-test was applied to 49 people. The final version and processed data were sent to the authors. (3) Results: We adapted terms semantically, modified statements syntactically, altering items from interrogative to affirmative. (4) Conclusions: The translated version of the “Quality of life–Onychomycosis” questionnaire suggested that it can be used for further studies to test validity and reliability in this population.
  • O processo de avaliação dos níveis de bem-estar espiritual: um contributo para a sua validação
    Publication . Rego, Ana Cristina Caramelo
    O presente estudo teve como objectivo analisar os resultados da tradução/validação da Escala de Avaliação Espiritual e estudar as suas propriedades psicométricas. O instrumento original, denominado Spiritual Assessment Scale foi desenvolvido por Elizabeth O’Brien (1999), com o objectivo de avaliar o bem-estar espiritual. Partindo da Spiritual Assessment Scale, procedeu-se a um estudo de investigação metodológica. O instrumento foi validado numa amostra de 210 pacientes. Após a análise da homogeneidade dos itens, suprimiram-se dois itens da escala original, ficando a escala de avaliação espiritual constituída por dezanove itens. A escala é composta por três factores correspondentes aos três conceitos que compõem o Spiritual Well-Being (Fé Pessoal, Prática Religiosa e Paz Espiritual). Os resultados indiciaram estarmos perante uma escalafiável e válida para a avaliação do bem estar-espiritual, embora se sugira a necessidade de novos estudos de revalidação.