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- Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informaçãoPublication . Neves-Amado, JoãoOs ensinos clínicos no ensino de enfermagem e na intervenção comunitária têm cada vez mais a necessidade de se adaptar às novas exigências e oportunidades das tecnologias de informação. Através deste estudo de caso pretende-se dar a conhecer as potencialidades e experiência resul- tante da utilização continuada de uma plataforma de e-learning (BlackBoard ®) e de um sistema de sala de aula virtual (Adobe Connect™). Os resultados demonstram uma clara associação entre o maior desen-volvimento/interação com os sistemas e a liderança e excelência nos grupos de estudantes de enfermagem inseridos no ensino clínico em estudo.
- Community health diagnosis: the new possibilities of digital resourcesPublication . Neves-Amado, João
- A importância dos serviços de extensão no ensino de enfermagem : a experiência do Centro de Enfermagem da CatólicaPublication . Amado, João Daniel Neves; Vieira, Margarida Maria da SilvaDesde Nightingale, o ensino da enfermagem sistematizado promove a aquisição de competências dos estudantes tanto pelo ensino teórico como pelo ensino clínico. Neste, o número de horas e o modelo de supervisão adotados foram sendo alterados ao longo do tempo, sendo mais relevantes o acompanhamento dos estudantes na componente prática recorrendo à supervisão direta do docente, à supervisão pelo enfermeiro do local da prática, ao mentorado ou integração em Unidades Dedicadas à Educação. Com a integração do ensino de enfermagem no ensino superior, a par da formação dos estudantes, as unidades de ensino devem dar resposta à missão de investigação e de extensão comunitária. Em estudos anteriores, sobre contextos e estratégias de ensino clínico em enfermagem, verificou-se a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a contribuição que um serviço de extensão poderia ter no ensino. Para prosseguir esse objetivo analisou-se a criação e desenvolvimento do Centro de Enfermagem da Católica (CEC) como serviço de extensão da Escola de Enfermagem – Porto (UCP) e o seu contributo específico para o ensino de enfermagem. A presente investigação baseou-se no método de estudo de caso e incidiu sobre os dez anos de atividade do CEC (2007-2017). Neste percurso, foram utilizadas fontes documentais associadas ao CEC e conteúdos das entrevistas realizadas a intervenientes chave. Foram utilizadas duas bases teóricas: a proposta por Imogene King, que identifica a Estrutura dos Sistemas de Interação como articulação dinâmica dos sistemas entre si; e a proposta por David Kolb, que defende que a aprendizagem decorre da transformação da experiência. A primeira teoria é proposta como um conjunto que integra desde o indivíduo até aos sistemas sociais ou comunidades em que se insere e onde se espera encontrar a relação enfermeiro-cliente. A segunda emana do pressuposto de que cada indivíduo tem potencial de desenvolvimento e o mesmo pode ser promovido pelo uso do pensamento reflexivo. Os resultados indicam que o CEC, ao ser criado como serviço de extensão para ser local de ensino clínico, promoveu a adequada resposta às necessidades de aprendizagem dos estudantes. Este serviço integra em simultâneo apoio ao ensino, apoio à investigação, prestação de serviços e assessoria. Verificou-se que esta integração permitiu a inovação e orientação das várias vertentes mantendo o alinhamento com a missão, os valores e a visão da instituição em que se insere. Pela atividade realizada nos 10 anos sobressai a aposta na capacitação dos clientes e comunidades mais vulneráveis. A intervenção tem sido realizada através de projetos de intervenção comunitária que responderam adequadamente às exigências do ensino e investigação, com potencial de melhoria na sistematização do impacto e dos resultados. Decorre do presente estudo a proposta de integrar no apoio ao ensino a componente do mentorado (também pelos pares); no apoio à investigação um reforço da investigação-ação de Community-based Research. Estas propostas reforçarão o objetivo de produzir e mobilizar conhecimento na e com as comunidades como resposta aos problemas nela encontrados.
- Site para apoio ao plano contingência para a gripe A (H1N1)v do Centro Regional do Porto da Universidade Católica PortuguesaPublication . Neves-Amado, João; Braga, Clara; Castro, Sérgio; Vieira, MargaridaO Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa (CRP-UCP) criou o seu plano de contingência para a Gripe A (H1N1) e decidiu divulgá-lo articulando-o com um site. Site este construído de raiz (Julho 2009) para conter diversas informações actualizadas, formulários de comunicação de ausência por Gripe e associado a todo este processo de divulgação surgiu uma newsletter. São apresentados resultados intercalares.
- Registos de saúde na escolaPublication . Neves-Amado, João
- Method for positioning and rehabilitation training with the ExoAtlet® powered exoskeletonPublication . Pais-Vieira, Carla; Khazraei, Mehrab; Neves-Amado, João; Perrotta, André; Morya, Edgard; Moioli, Renan; Shapkova, Elena; Pais-Vieira, MiguelExoskeletons for locomotion, support, or other uses are becoming more common. An increasing number of studies are demonstrating relevant results in rehabilitation. Here we describe the steps required to properly place and train patients in ExoAtlet ® powered exoskeletons (Moscow, Russia), for which there is currently limited information available. These steps combine actions related to the hardware, software, as well as safety, rehabilitation, and psycho-emotional state of the subject. Training starts with a general preparation of the environment, the equipment, and the patient. When the actual training program begins, the patient needs to gradually learn to perform the different actions that will be required to control the exoskeleton. Initially, training requires transferring weight between legs to guarantee adequate equilibrium control. Then, actions assisted by computer-controlled motors begin, namely: standing up, walking in place, moving small distances and sitting down. As the patient becomes comfortable with the exoskeleton and the cardiovascular system becomes adjusted to the upright position, training can then include walking over longer distances, inclined planes, opening doors, and climbing stairs.
- Literacia em saúde: intervenção em uma comunidade vulnerável no norte de PortugalPublication . Neves-Amado, João; Oliveira, Ana; Barbieri, Joana; Soares, Beatriz; Almeida, Diana; Braga, M. Clara
- To train nurses for a fair care. the experience of Universidade Católica PortuguesaPublication . Vieira, Margarida; Neves-Amado, João
- Vigilância epidemiológica dos diagnósticos de enfermagem e empoderamento comunitário: um estudo misto num ACeSPublication . Bastos, Joana; Melo, Pedro; Rodrigues, João; Figueiredo, Maria Henriqueta; Neves-Amado, João
- Community Mental Health Nursing consultation in a public bathhouse: a spiritual coping resourcePublication . Simões Figueiredo, Amélia; Vidal, Teresa; Ferrito, Cândida; Neves-Amado, João; Sarreira-Santos, Alexandra; Medeiros Garcia, Maria de Lurdes; Roldan-Merino, Juan; Ramirez, Antonia(1) Background: The spiritual dimension’s importance in health/disease processes is widely recognized, also being demonstrated by scientific evidence. Hence, its study is crucial, particularly with respect to a Mental health nursing consultation occurring in a community resource, such as a public bathhouse. This study aims to identify the nursing interventions of spiritual nature developed over 5 years in the abovementioned setting, thus characterizing the Portuguese reality; (2) Methods: Observational, cross-sectional and quantitative study, based on a sample comprising all users who attended a community Mental health nursing consultation, from March 2015, to 31 December 2019; (3) Results: A total of 205 nursing appointments were performed, from which emerged a set of 346 diagnoses, resulting in 455 nursing interventions. Of the latter, some deserve to be highlighted, due to a greater prevalence: “listening” (61; 13%), “supporting” (38; 8%), “promoting self-esteem” (37; 8%), “monitoring vital signs” (31; 7%), and “identifying attitude towards care” (25; 5%); (4) Conclusions: even though some of the interventions performed during the consultations were associated with the spiritual dimension, the collected data points towards a need for new diagnoses and nursing interventions, namely, those which may help mitigate spiritual distress.