Loading...
8 results
Search Results
Now showing 1 - 8 of 8
- The Corporatist Chamber in the "New State" in Portugal: organized interests and public policyPublication . Ferreira, Nuno Estêvão; Cardoso, José Luís
- A câmara corporativa (1935-1974) e as políticas públicas no Estado NovoPublication . Cardoso, José Luís; Ferreira, Nuno EstêvãoApesar do seu carácter acessório na arquitetura dos órgãos do poder político do salazarismo, a Câmara Corporativa ocupou um papel relevante na conceção e definição das políticas públicas do regime autoritário português. Conjugando representantes de interesses económicos, académicos e administrativos, aquele órgão constituiu um decisivo elemento de suporte técnico da ação governativa, refletindo e ampliando os principais debates que envolveram a elite política do Estado Novo. Este artigo analisa o conjunto dos pareceres produzidos pela Câmara Corporativa, discutindo o seu significado global e destacando em particular os que mais diretamente contribuíram para a definição das políticas económicas e financeiras do regime, nas suas primeiras décadas.
- A restauração do tomismo em Portugal no século XIX: as Instituições Christãs e a Academia de S. Tomás de Aquino em Coimbra (1880-1893)Publication . Ferreira, Nuno EstêvãoCom o presente artigo, problematiza-se a restauração do tomismo em Portugal a partir das iniciativas desenvolvidas em Coimbra por D. Manuel Correia de Bastos Pina. Começando a funcionar em 1880, a Academia de S. Tomás de Aquino constitui o elemento de articulação das diferentes acções desencadeadas. O seu principal factor de visibilidade reside nas “Instituições Christãs”, publicação periódica iniciada em 1883 e que, até 1893, possui uma assinalável regularidade. A restauração do tomismo é um dos vectores da estratégia de Bastos Pina no governo da diocese. O horizonte é a contraposição à crítica das ciências modernas à religião católica e ao lugar da Igreja na sociedade. O “ralliement” é o outro elemento estruturador da estratégia que Bastos Pina projecta e aplica. A Academia e a revista são compreendidas como os principais instrumentos para proceder à recuperação do tomismo. Percorrendo as suas principais etapas, procura-se explicar como a génese e a estabilização destas iniciativas contribuem para a divulgação da doutrina em Coimbra, enquanto a acção de Tiago Sinibaldi, com o recurso a outros meios, permite alargar o âmbito de intervenção.
- Propaganda e religião em Portugal: festivais de música ligeira (1958-1964)Publication . Pinto, João Ricardo; Ferreira, Nuno EstêvãoA relação entre o Estado e a Igreja Católica ao longo do período do Estado Novo atravessou diferentes momentos, especialmente no 3º quartel do século XX, quando se verificaram diferentes tensões no plano das relações institucionais. Para além destas, o texto analisa outros níveis de observação que importa conhecer, nomeadamente, a importância das práticas culturais expressivas associadas à música. Nesse sentido, e partindo do cruzamento do poder do Estado com a presença de temáticas religiosas na música ligeira desenvolvida propositadamente para os festivais de música, este texto procura discutir o papel desta categoria musical como elemento de propaganda religiosa na sua interligação com o poder político.
- Génese e afirmação do MAACPublication . Ferreira, Nuno Estêvão Figueiredo Miranda
- A construção do sistema corporativo em Portugal (1933-1974)Publication . Freire, Dulce; Ferreira, Nuno EstêvãoNeste artigo apresentam-se alguns dos resultados de pesquisas recentes sobre o sistema corporativo estabelecido em Portugal durante o Estado Novo (1933-1974). Uma nova base de dados permite, pela primeira vez, proceder a análises mais detalhadas da distribuição cronológica, geográfica e funcional dos milhares de organismos que constituíram o sistema corporativo português. Observa-se que, ao contrário do que tem sido afirmado em diversos estudos, o sistema não surgiu de forma casuística ou desordenada. Verifica-se antes que a densa rede de organismos foi sendo construída seguindo critérios consistentes com os objetivos políticos de cada uma das fases do regime. Identificar a abrangência e os impactos territoriais, políticos e sociais da rede corporativa é indispensável para aprofundar as explicações sobre o funcionamento e a longevidade da ditadura.
- Os meios católicos portugueses perante a guerra colonial: reconfigurações da questão religiosaPublication . Ferreira, Nuno EstêvãoNeste artigo o autor procura demonstrar a relação estabelecida entre os posicionamentos dos católicos em face da Guerra Colonial, desencadeada entre o Estado Português e os Movimentos de Libertação de Angola, Moçambique e Guiné, e a reconfiguração da questão religiosa na sociedade portuguesa desde finais de 50 até às vésperas da transição democrática, em 1974. A compreensão da trajectória desenvolvida entre uma postura de legitimação e a constituição gradual de focos de contestação remete para a desvalorização de um modelo unitário do catolicismo e com pretensões hegemónicas sobre a sociedade, no qual a intervenção política se encontrava vedada, e a consequente percepção do catolicismo como espaço plural, cuja articulação com sectores sócio-culturais é geradora de posturas políticas diferenciadas. Nalguns meios católicos, a valorização do exercício da cidadania, relacionada com a percepção de um contexto de laicidade na sociedade portuguesa, culminou na reivindicação da liberdade e da democracia políticas.