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- “Fazer história”… para “fazer santos”: uma (im)possível compatibilidadePublication . Rosa, Maria de LurdesProblematização de uma abordagem historiográfica a textos e discursos hagiográficos.
- Espiritualidade(s) na corte (Portugal, c. 1450-c. 1520): que leituras, que sentidos?Publication . Rosa, Maria de LurdesEl artículo estudia la espiritualidad de la corte portuguesa tardo-medieval, en primer lugar, como problema historiográfico, para después proponer líneas de lectura de los materiales históricos. Empieza con una reflexión sobre los conceptos claves: espiritualidad, religiosidad, devoción; para pasar lue go a las «narrativas de modernización» de la historia occidental en lo que toca al fenómeno de la corte y su religiosidad. En su segunda parte, presenta algunas características de la/s espiritualidad/es de la corte portuguesa, centrándose en los cortesanos laicos: el alargamiento de la idea de «espiritualidad de corte», la figura del rey como núcleo de la misma y, en fin, las fórmulas halladas para realizar, en provecho de esos y de forma autónoma, la operación central de «ecclesia» – espiritualizar lo material, creando una específica circulación social de la caridad.
- Historiografia da santidade no século XXI: percursos prévios, problemáticas atuais: balanço e reflexãoPublication . Rosa, Maria de LurdesO artigo procura apresentar a produção historiográfica mais recente sobre o tema da santidade. Sem possibilidades de uma apresentação exaustiva, constitui‑se sobretudo como um guia de leitura para a bibliografia que se anexa, com concentração nos títulos publicados na última década. Para melhor e mais correta compreensão das abordagens analisadas, é feito previamente um enquadramento histórico da historiografia sobre santidade, nos séculos XIX e XX.
- A religiosidade medieval como campo de trabalho historiográfico: perspetivas recentesPublication . Rosa, Maria de LurdesO artigo propõe-se caracterizar e discutir a historiografia recente sobre o tema da religiosidade no período medieval, apresentando e comentando trabalhos considerados ilustrativos do que se considera como a tendência mais criativa e interessante do campo – a construção e uso de um conceito analítico de religiosidade medieval que respeite exigências teóricas atuais. Os trabalhos apresentados foram agrupados em quatro campos temáticos, a saber: as reconfigurações da História antropológica; a História das emoções; a vivência leiga da religião; a história da instituição Igreja e da eclesiologia. Antecede esta exposição uma reflexão epistemológica em torno de questões basilares da construção historiográfica, aqui especificamente aplicada à história da religiosidade na Época medieval (conceitos, teorias, materiais, crítica às «grandes narrativas» e ao medievalismo que envolve o tema).
- A santidade no Portugal medieval: narrativas e trajectos de vidaPublication . Rosa, Maria de LurdesO presente artigo parte da renovação historiográfica das últimas décadas no campo da história da santidade e hagiografia medievais, em particular dos trabalhos de A. Vauchez, S. Boesch-Gajano, Th. Heffernan, Peter Brown, e seus discípulos. Tenta aplicar os conceitos e propostas de interpretação aí desenvolvidos, por um lado, ao conjunto de textos hagiográficos medievais portugueses, escassamente lidos a esta luz; por outro, na ausência ou pobreza de textos dessa natureza, debruça-se sobre o perfil das santidades vividas pelos candidatos a santos, ou pressentidas pelos seus contemporâneos, socorrendo-se então de um leque de fontes mais alargado. Insiste-se em especial na noção de “texto cultual”, para as hagiografias, e no imperativo de analisar sociologicamente a santidade, quanto aos estudos biográficos.