Browsing by Issue Date, starting with "2018-05-09"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Escolas inovadoras : que caminhos e lógicas de mudança?Publication . Araújo, Odete Maria de Azevedo; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasA consolidação do modelo escolar e a obrigatoriedade da escola para todas as crianças constituíram, sem dúvida, um momento de grande importância para a história da educação e para a sociedade. No entanto, a escola não conseguiu acompanhar a evolução da sociedade e, mesmo com as diversas reformas que foram ocorrendo no decorrer do século passado, a escola manteve-se burocratizada, fechada e incapaz de se adaptar às mudanças, tornando-se desadequada e limitada. Consciente desta realidade, o Governo português definiu, como uma das prioridades para a Educação, a implementação de um novo programa nacional para a inovação na aprendizagem. Neste sentido, em setembro de 2016, foram implementados em seis estabelecimentos de ensino público do país, Projetos Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), concebidos por cada uma dessas escolas. Simultaneamente, existem escolas públicas no nosso país que, mesmo não desenvolvendo este tipo de projetos, consideram-se já escolas inovadoras. Com o presente estudo pretende-se comparar estes dois contextos escolares. Vamos analisar como está a ser implementado o PPIP numa das seis escolas que abraçaram este projeto e quais os efeitos da sua implementação e, simultaneamente, vamos identificar que dinâmicas inovadoras estão a ser implementadas numa das escolas do país que se considera inovadora e qual o impacto dessas dinâmicas na comunidade de aprendizagem. Para tal, realizou-se um estudo de caso duplo, descritivo e interpretativo, no âmbito do paradigma qualitativo, com recurso a diversas técnicas de recolha de dados, nomeadamente: análise documental, entrevistas e questionários. Através desta investigação, percebe-se que a escola que está a implementar o PPIP está efetivamente a proceder a alterações estruturais, nomeadamente ao nível da gramática escolar, desenvolvendo processos de ensino-aprendizagem mais individualizados e centrados nos alunos, com o intuito de prevenir o absentismo e abandono escolar e de promover a melhoria das aprendizagens. A escola que se diz inovadora foca-se essencialmente nos resultados académicos dos alunos. Tem, de facto, implementado projetos que não existem noutras escolas, mas prevalece uma pedagogia burocratizada e transmissiva, mantendo-se praticamente inalterada a tradicional gramática escolar.
- O desenvolvimento de competências especializadas na procura da excelência no cuidarPublication . Gomes, Amy; Rabiais, Isabel Cristina MascarenhasA prática profissional de enfermagem exige que o enfermeiro seja capaz de mobilizar de forma crítico reflexiva a evidência científica decorrente da rápida sucessão de novos conhecimentos produzidos e da prática profissional do dia a dia. Quando abordamos a questão à luz da prestação de cuidados à pessoa doente e família em situação crítica, compreendemos que para garantir a qualidade dos mesmos na procura da excelência no cuidar, o enfermeiro necessite, suportado num quadro de referência próprio, desenvolver competências específicas que deem suporte às suas intervenções de cuidado. O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade Católica Portuguesa e pretende ser uma reflexão crítica do percurso de desenvolvimento de competências de cuidado científicas, éticas, sociais, relacionais e comunicacionais à pessoa doente e família em situação crítica, em contextos diversos como Serviço de Urgência, Unidade de Cuidados Intensivos e Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos, bem como dos objetivos e atividades desenvolvidas que contribuíram para objetivar o mesmo. Conceitos como, relação terapêutica e conforto no processo de transição saúde/doença assumem especial relevância pelo papel preponderante que representam numa prestação de cuidados que se pretende de qualidade. Considerando as áreas distintas em que decorreu este percurso formativo são tecidas algumas considerações sobre aspetos que são transversais à prestação de cuidados com análise das implicações do desenvolvimento de competências para a prática profissional. Por último, as considerações finais, analisam e resumem todo o percurso de desenvolvido, valorização pessoal e profissional e o seu contributo para a qualidade dos cuidados.
- A religiosidade medieval como campo de trabalho historiográfico: perspetivas recentesPublication . Rosa, Maria de LurdesO artigo propõe-se caracterizar e discutir a historiografia recente sobre o tema da religiosidade no período medieval, apresentando e comentando trabalhos considerados ilustrativos do que se considera como a tendência mais criativa e interessante do campo – a construção e uso de um conceito analítico de religiosidade medieval que respeite exigências teóricas atuais. Os trabalhos apresentados foram agrupados em quatro campos temáticos, a saber: as reconfigurações da História antropológica; a História das emoções; a vivência leiga da religião; a história da instituição Igreja e da eclesiologia. Antecede esta exposição uma reflexão epistemológica em torno de questões basilares da construção historiográfica, aqui especificamente aplicada à história da religiosidade na Época medieval (conceitos, teorias, materiais, crítica às «grandes narrativas» e ao medievalismo que envolve o tema).