Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Motivação para a aprendizagem ao longo da vida
    Publication . Dias, Paulo; Fonseca, António M.
    In this exploratory study with a non-randomized sample, the authors try to explore adults' motivations toward lifelong learning. Using a quantitative methodology, the motivation (importance of learning, intrinsic value of learning and pleasure in learning) and participations in learning (presently, in the last two years or more than three years ago) were assessed considering sex, age and schooling.
  • Auto-regulação, resiliência e consumo de substâncias na adolescência: contributos da adaptação do questionário reduzido de auto-regulação
    Publication . Dias, Paulo C.; Castillo, José A. García del
    No presente trabalho apresentam-se os estudos de adaptação do Questionário Reduzido de Auto-regulação (Carey, Neal & Collins, 2004), um instrumento que permite a avaliação do Controlo de impulsos e Estabelecimento de objectivos. Na análise das propriedades psicométricas do questionário foi encontradauma estrutura factorial consistente e valores de fidelidade elevados. É estudada a relação entre auto-regulação, resiliência, com o recurso à Escala de Resiliência (Wagnild & Young, 1993), e consumo de substâncias na adolescência. Os resultados sugerem uma relação entre a auto-regulação e o consumo de substâncias, além de uma correlação elevada entre o estabelecimento de objectivos e a resiliência, e uma correlação moderada entre o controlo de impulsos e a resiliência. As implicações do estudo são discutidas.