Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Identidade e identidades na ficção televisiva nacional: 2000-2006
    Publication . Burnay, Catarina Duff
    A ficção televisiva, nomeadamente a telenovela, tem funcionado, ao longo dos anos, como agente definidor de grelhas de programação, arrastando audiências de forma transversal. A sua força emocional e o seu estatuto melodramático têm permitido as maiores transformações no mercado televisivo nacional, que assiste, a partir de 1992, ano de aparecimento dos dois canais comerciais nacionais, a um aceso clima concorrencial. Desde essa altura, mantêm-se as guerras pela audiência, recorrendo-se à transmissão de formatos inovadores, à contratação de novos rostos e à transmissão de séries e telenovelas. Mas se, numa primeira fase (1992-2000), as estações desenvolveram a sua programação em torno da ficção brasileira, já enraizada no imaginário português desde 1977 (Gabriela pela RTP1), numa segunda fase (2000-2006), a programação tem sido desenvolvida em torno das séries e telenovelas portuguesas. Este volte-face nas tendências de gosto levaram-nos a colocar uma hipótese sobre a importância da ficção televisiva no estabelecimento de fronteiras simbólicas e identitárias do espaço e do tempo nacionais, a partir de 2000. O presente artigo reúne algumas reflexões preliminares sobre a temática.
  • Marcas, produtos e temáticas na ficção televisiva: um ensaio sobre o placement como estratégia de produção
    Publication . Brandão, Nuno Goulart; Burnay, Catarina Duff
    O presente paper procura discutir, de forma preliminar e ensaística, o uso do placement de marcas, produtos e temas na ficção televisiva, enquanto estratégia comercial, mas também enquanto estratégia social. Num tempo de superabundância de oferta de conteúdos e de proliferação de plataformas de distribuição e de dispositivos de acesso, o recurso a alternativas criativas de produção e financiamento de conteúdos procura garantir a fidelização de telespectadores e, por consequência, desencadear a compra, num constante processo dialógico entre anunciantes/marcas, canais/conteúdos e recetores/consumidores. Assim, e numa atitude reflexiva, é explorado o product placement enquanto conceito, atendendo às suas potencialidades e impactos, fazendo-se o contraponto e a analogia com o placement de temas (merchandising social), enquanto campo disciplinar dentro dos estudos dos media, mas ainda com pouca expressão analítica e académica em Portugal.
  • A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal
    Publication . Capucho, Carlos; Torres, Eduardo Cintra; Burnay, Catarina Duff
    O Vaticano e a Igreja em Portugal consagraram a visita de Bento XVI a Portugal em Maio de 2011 como um evento mediático. Os media corresponderam à temática e ao(s) interveniente(s) com uma mobilização de investimentos financeiros e humanos que resultaram numa cobertura centrada e exaustiva. Os canais televisivos, público e privados, assumiram um papel de destaque na mediação dos acontecimentos, através da apresentação e da avaliação do «homem-papa» e das suas acções. Este facto traduziu-se em emissões monotemáticas, mas, mesmo assim, concorrenciais, atendendo à produção de reportagens contextuais e de directos, destacando-se a construção de palcos e cenários, os convidados-comentadores (leigos e religiosos) e os jornalistas/pivôs encarregados de conduzir as emissões. O presente artigo procura discutir a construção da «festa electrónica» do lado da produção e da recepção.
  • Serialized participatory culture: the digital transformation of youth audiences
    Publication . Ganito, Carla; Burnay, Catarina Duff; Ferreira, Cátia
    Digital technologies are transforming audiences and media practices. In a context of serialization this paper wants to make the case for television series as much of the attention from the industry and the academy is drawn by music and cinema neglecting the effects on television viewing. Lawrence Lessig has proposed “remix” as one of the main outcomes of social and cultural practices enabled by new technologies that allow for easy production and sharing. Henry Jenkins talks of a "convergence culture" and many other authors refer a participatory turn. But this surge of creativity and participation poses new challenges to the industry and to the study of audiences. With the surge of transmediality and new platforms such as mobile phones and tablets, as well as enabling tools for massified DYI, the experience of television series consumption has been completely changed. This is particularly notable in youth audiences where television is still pervasive but networked media practices are gaining ground, namely a serialized participation culture characterized by immediacy, anticipation, control, emotional affordance and freedom. Based in a mixed methodology, composed of a quantitative online survey and a qualitative focus group approach, this paper will offer a case study of Portuguese College students’ serialized participatory culture regarding television series.
  • Parallel stories, differentiated histories: exploring fiction and memory in Spanish and Portuguese television
    Publication . Laffond, José Carlos Rueda; Burnay, Catarina Duff; Gómez, Amparo Guerra; Pérez, Susana Díaz; Santos, Rogério
    This study is part of an international project about the characteristics of historical fiction on Spanish and Portuguese television between 2001 and 2012, a time period during which historical content on television enjoyed an important expansion in both countries. The paper follows these productions as entertainment products and memory strategies. It explores a set of key-points: the similarities and differences of historical fiction productions; polarization of different historical times, more specifically, the convergent perspectives on Franco and Salazar as the contemporary Iberian dictators.