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  • Os caminhos da educação feminina
    Publication . Almeida, Antônia Rosa; Rodrigues, João Bartolomeu; Silva, Levi Leonido Fernandes da; Morgado, Elsa Maria Gabriel
    Durante todo o período da humanidade a história se encarregou de mostrar o progresso de vida em sociedade e, analisando os fundamentos da educação pode-se compreender os avanços e os retrocessos nos segmentos que a sustenta. Deve-se lembrar da importância do significado da educação e a sua contribuição para que as pessoas alcançassem sucesso em suas vidas. Para as mulheres, a educação é um grande exemplo de construção para a cidadania. O empoderamento feminino e todo o seu universo se sobrepõe à história da educação, com infinita propriedade através da consolidação das lutas sociais e da resistência feminina ao que era imposto pela sociedade.A marcha das mulheres fez com que o papel da educação se multiplicasse diante das mais variadas realidades, seja no meio rural como no meio urbano, nos mais diferentes espaços. Sabe-se que a motivação pela busca do saber nas circunstâncias em que viviam as mulheres, no passado, foi determinante para ser o provocador do empoderamento feminino, em função de ser um direito de todos, na jornada de toda a força social, seja na família, na religião, política, na cultura e no trabalho. No que foi proposto pelo advento do papel na vida das mulheres, percebe-se que a força vinculada ao poder, querer aprender se tornaram mais acessíveis às mulheres e este desenvolvimento ao longo da vida marca as vicissitudes que a educação se manifestou na vida de cada indivíduo.
  • O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional
    Publication . Morgado, Elsa Maria Gabriel; Silva, Levi Leonido Fernandes da; Rodrigues, João Bartolomeu
    A presente pesquisa tem como principal objetivo questionar e repensar profundamente a forma e o conteúdo da abordagem inclusiva no universo da supervisão afeta aos Estágios da Inserção Profissional (EIP). Com recurso à Metodologia Quantitativa e a um inquérito por questionário (207 inquiridos) aplicado a estagiários e a professores (supervisores ou cooperantes) da região de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal, pode-se perceber, a partir dos resultados obtidos, que as instituições de Ensino Superior (IES) devem reestruturar os seus curricula e promover ações de formação e sensibilização extracurriculares sobre a inclusão de pessoas com deficiência nesse contexto. Torna-se ainda evidente que os professores (supervisores ou cooperantes) que observam, acompanham e avaliam os EIP deveriam ter formação específica na área da Inclusão e/ou Educação Especial ou, em alternativa, a constituição dessas equipas deveria contar com um profissional especializado nessas áreas.
  • Educação e cidadania, uma nova prática na pluralidade social: a especificidade da pedagogia cristã
    Publication . Rodrigues, João Bartolomeu; Silva, Levi Leonildo Fernandes da; Morgado, Elsa
    Propomo-nos refletir sobre a simbiose entre as relações convocadas para o ato educativo que concomitantemente concorrem para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade. Partindo do pressuposto que a educação é uma atividade intencional, evidenciamo-la como uma condição para a ação do cidadão no contexto da polis, bem como para o desenvolvimento sustentável dos povos. O discurso da educação também propõe que o bem-estar humano possa consolidar as ações individuais com a capacidade de percepção da realidade de cada um, para melhor interação com o meio social e cultural em que vivemos. Neste sentido, a pluralidade social permitirá que o desempenho individual se estabeleça com dignidade para a construção da cidadania, uma vez que, é fundamental o pensamento coletivo no que diz respeito ao desenvolvimento e o progresso da nação. Urge refletir sobre os seus pressupostos teóricos e firmar um pacto cultural cuja atividade criadora do indivíduo se materialize na construção de ideias inovadoras que valorizem o processo de construção da cidadania. Este ensaio pretende: mostrar que a essência da educação está presente, desde a primeira hora, na literatura cristã; demostrar que a pedagogia cristã prolonga, aprofunda e aprimora este aperfeiçoamento intencional do ser humano.
  • Evolução conceptual da educação especial: um olhar centrado no quadro normativo em Portugal
    Publication . Morgado, Elsa Maria Gabriel; Silva, Levi Leonido Fernandes da; Conceição, Maria Beatriz Licursi; Cardoso, Mário Aníbal; Rodrigues, João Bartolomeu
    O presente artigo dá especial enfoque ao quadro normativo português, também ele, em parte, resultante das significativas alterações e recomendações dos vários documentos orientadores (internacionais) sobre a Educação Especial e sobre a Inclusão. Pretende ainda, levar a cabo, uma revisão da literatura sobre a evolução histórica e conceptual da Educação Especial e todos os conceitos e temáticas a ela adstritas. A junção destas duas abordagens contribui claramente, em nosso entender, para uma consolidação e articulação entre o saber histórico e o saber conceptual, a para do quadro legal inerente à prática e intervenção nos diferentes contextos em que a Educação Especial assume particular enfoque e interesse. A presente investigação assume-se como uma investigação qualitativa recorrendo ao método de pesquisa documental tendo como base a estrutura conceptual e metodológica de Gil (2010) e Bardin (1979) a qual pretende dar a conhecer alguns factos que consideramos relevantes para a história da Educação Especial, sensibilizando os leitores para a necessidade incontornável da sua participação social e cívica, em ordem a alicerçar uma voz coletiva que se quer forte e mobilizadora num tema central para a vida de todos. Como resultado da presente investigação percebe-se claramente a necessidade latente em se proceder a uma significativa reformulação e atualização normativa perante os avanços civilizacionais e conceptuais que advêm das necessidades especificas e particularidades adstritas à inclusão e à educação especial em particular.
  • As funções da palavra: a comunicação da Dabar pelo Logos nas narrativas evangélicas
    Publication . Rodrigues, João Bartolomeu; Leonido, Levi; Morgado, Elsa
    A palavra enquanto instrumento de comunicação, no Novo Testamento, na sequência da tradição veterotestamentária, onde a criação do mundo resulta da obediência ao ato declarativo, do fiat (faça-se) divino, onde a Dabar (Palavra) aparece como entidade criadora, tornando-se o instrumento de comunicação, por excelência, entre Deus e o seu povo, até ao Novo Testamento em que o Logos (Palavra) se identifica com o próprio Deus que incarna e se faz homem. A polissemia da palavra de Deus assume as funções da palavra humana, como palavra incarnada dirigida aos homens, convertendo-se no principal instrumento de comunicação evangélica, consignada nas narrativas neotestamentárias.
  • A escola e a família: reflexões sobre uma relação necessária e intemporal
    Publication . Morgado, Elsa Maria Gabriel; Rodrigues, João Bartolomeu; Silva, Levi Leonido Fernandes da
    A escola e a família cruzam abundantemente os desígnios e os objetivos centrais da sua ação e intervenção na comunidade educativa. Esta relação, mais do que necessária, passa a ser declaradamente intemporal, não só no que respeita ao envolvimento de ambos, mas também no que concerne à adoção de medidas e estratégias decorrentes da realidade observada num processo sempre complexo que é o ato de educar alguém. O presente artigo tem por objetivo demonstrar que a família assume uma preparação prévia, continuada e complementar à escola, enquanto a escola se assume como o local onde, por excelência, se reforçam e complementam saberes, atitudes, valores e competências. A união de esforços e a relação interinstitucional reforça e não prejudica a identidade de cada um destes parceiros profundamente relacionados. Apresentando o quadro normativo, pretende-se, por fim, refletir sobre o caminho a percorrer para um envolvimento pleno e desejável entre os pares.
  • Estética e engenharia: para além da racionalidade tecnológica
    Publication . Silva, Levi Leonido Fernandes da; Morgado, Elsa Maria Gabriel; Rodrigues, João Bartolomeu; Auzani, Adriana Santos
    O objetivo deste artigo é apreender a racionalidade tecnológica no contexto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Única no país com esta denominação, ela tem a maioria dos seus cursos voltados para a formação de engenheiros no Brasil. No âmbito dessa formação, incluímos o estudo da estética, como discussão alternativa, por entendê-la significativa na formação social do sujeito enquanto dimensão emancipatória gerada no movimento de criação e de inovação tecnológica e que hoje é deixada em segundo plano nesse contexto. Este artigo constituiu-se a partir da revisão das ideias de Marcuse, Adorno, Habermas e Horkheimer, Rancière, os quais abordam a presente temática sob a perspetiva da autonomia do sujeito em oposição às interpretações normativas e tecnocráticas da sociedade.