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- Os caminhos da educação femininaPublication . Almeida, Antônia Rosa; Rodrigues, João Bartolomeu; Silva, Levi Leonido Fernandes da; Morgado, Elsa Maria GabrielDurante todo o período da humanidade a história se encarregou de mostrar o progresso de vida em sociedade e, analisando os fundamentos da educação pode-se compreender os avanços e os retrocessos nos segmentos que a sustenta. Deve-se lembrar da importância do significado da educação e a sua contribuição para que as pessoas alcançassem sucesso em suas vidas. Para as mulheres, a educação é um grande exemplo de construção para a cidadania. O empoderamento feminino e todo o seu universo se sobrepõe à história da educação, com infinita propriedade através da consolidação das lutas sociais e da resistência feminina ao que era imposto pela sociedade.A marcha das mulheres fez com que o papel da educação se multiplicasse diante das mais variadas realidades, seja no meio rural como no meio urbano, nos mais diferentes espaços. Sabe-se que a motivação pela busca do saber nas circunstâncias em que viviam as mulheres, no passado, foi determinante para ser o provocador do empoderamento feminino, em função de ser um direito de todos, na jornada de toda a força social, seja na família, na religião, política, na cultura e no trabalho. No que foi proposto pelo advento do papel na vida das mulheres, percebe-se que a força vinculada ao poder, querer aprender se tornaram mais acessíveis às mulheres e este desenvolvimento ao longo da vida marca as vicissitudes que a educação se manifestou na vida de cada indivíduo.
- O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissionalPublication . Morgado, Elsa Maria Gabriel; Silva, Levi Leonido Fernandes da; Rodrigues, João BartolomeuA presente pesquisa tem como principal objetivo questionar e repensar profundamente a forma e o conteúdo da abordagem inclusiva no universo da supervisão afeta aos Estágios da Inserção Profissional (EIP). Com recurso à Metodologia Quantitativa e a um inquérito por questionário (207 inquiridos) aplicado a estagiários e a professores (supervisores ou cooperantes) da região de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal, pode-se perceber, a partir dos resultados obtidos, que as instituições de Ensino Superior (IES) devem reestruturar os seus curricula e promover ações de formação e sensibilização extracurriculares sobre a inclusão de pessoas com deficiência nesse contexto. Torna-se ainda evidente que os professores (supervisores ou cooperantes) que observam, acompanham e avaliam os EIP deveriam ter formação específica na área da Inclusão e/ou Educação Especial ou, em alternativa, a constituição dessas equipas deveria contar com um profissional especializado nessas áreas.
- “Adão e Eva no Paraíso”: a força dominadora do símbolo no dizer de um conto de Eça de QueirósPublication . Rodrigues, João; Morgado, Elsa Maria Gabriel; Pereira, Luciana Cabral; Silva, Levi Leonido Fernandes da«Adão e Eva no Paraíso» é um conto de Eça de Queirós. Nele trava-se um interessante diálogo entre duas visões epistemológicas em permanente confronto: por um lado a Bíblica, representante do criacionismo e, por outro, a perspetiva evolucionista. Eça trava, assim, um interessante diálogo entre as duas perspetivas referidas, nunca excluindo uma em detrimento da outra, assumindo uma posição neutra. A tetractis pitagória serve de estrutura formal ao conto. Esta pirâmide é preenchida e ornamentada com os recursos e a força dominadora que os símbolos lhe emprestam: por um lado, os números concorrem para compor as sequências temporais (da criação e da evolução) que compõem o enredo; por outro, a simbologia dos elementos vai fazendo subir, degrau a degrau, o estado de hominização de Adão, na complementaridade de Eva que bate as pedras da civilização, rumo à perfeição que se manifesta na atividade artística.
- Evolução conceptual da educação especial: um olhar centrado no quadro normativo em PortugalPublication . Morgado, Elsa Maria Gabriel; Silva, Levi Leonido Fernandes da; Conceição, Maria Beatriz Licursi; Cardoso, Mário Aníbal; Rodrigues, João BartolomeuO presente artigo dá especial enfoque ao quadro normativo português, também ele, em parte, resultante das significativas alterações e recomendações dos vários documentos orientadores (internacionais) sobre a Educação Especial e sobre a Inclusão. Pretende ainda, levar a cabo, uma revisão da literatura sobre a evolução histórica e conceptual da Educação Especial e todos os conceitos e temáticas a ela adstritas. A junção destas duas abordagens contribui claramente, em nosso entender, para uma consolidação e articulação entre o saber histórico e o saber conceptual, a para do quadro legal inerente à prática e intervenção nos diferentes contextos em que a Educação Especial assume particular enfoque e interesse. A presente investigação assume-se como uma investigação qualitativa recorrendo ao método de pesquisa documental tendo como base a estrutura conceptual e metodológica de Gil (2010) e Bardin (1979) a qual pretende dar a conhecer alguns factos que consideramos relevantes para a história da Educação Especial, sensibilizando os leitores para a necessidade incontornável da sua participação social e cívica, em ordem a alicerçar uma voz coletiva que se quer forte e mobilizadora num tema central para a vida de todos. Como resultado da presente investigação percebe-se claramente a necessidade latente em se proceder a uma significativa reformulação e atualização normativa perante os avanços civilizacionais e conceptuais que advêm das necessidades especificas e particularidades adstritas à inclusão e à educação especial em particular.
- A escola e a família: reflexões sobre uma relação necessária e intemporalPublication . Morgado, Elsa Maria Gabriel; Rodrigues, João Bartolomeu; Silva, Levi Leonido Fernandes daA escola e a família cruzam abundantemente os desígnios e os objetivos centrais da sua ação e intervenção na comunidade educativa. Esta relação, mais do que necessária, passa a ser declaradamente intemporal, não só no que respeita ao envolvimento de ambos, mas também no que concerne à adoção de medidas e estratégias decorrentes da realidade observada num processo sempre complexo que é o ato de educar alguém. O presente artigo tem por objetivo demonstrar que a família assume uma preparação prévia, continuada e complementar à escola, enquanto a escola se assume como o local onde, por excelência, se reforçam e complementam saberes, atitudes, valores e competências. A união de esforços e a relação interinstitucional reforça e não prejudica a identidade de cada um destes parceiros profundamente relacionados. Apresentando o quadro normativo, pretende-se, por fim, refletir sobre o caminho a percorrer para um envolvimento pleno e desejável entre os pares.
- Estética e engenharia: para além da racionalidade tecnológicaPublication . Silva, Levi Leonido Fernandes da; Morgado, Elsa Maria Gabriel; Rodrigues, João Bartolomeu; Auzani, Adriana SantosO objetivo deste artigo é apreender a racionalidade tecnológica no contexto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Única no país com esta denominação, ela tem a maioria dos seus cursos voltados para a formação de engenheiros no Brasil. No âmbito dessa formação, incluímos o estudo da estética, como discussão alternativa, por entendê-la significativa na formação social do sujeito enquanto dimensão emancipatória gerada no movimento de criação e de inovação tecnológica e que hoje é deixada em segundo plano nesse contexto. Este artigo constituiu-se a partir da revisão das ideias de Marcuse, Adorno, Habermas e Horkheimer, Rancière, os quais abordam a presente temática sob a perspetiva da autonomia do sujeito em oposição às interpretações normativas e tecnocráticas da sociedade.
- As diversas interfaces da brinquedoteca nas instituições de ensino superiorPublication . Silva, Levi Leonido Fernandes da; Muller, Luciane dos Santos; Morgado, Elsa Maria Gabriel; Silva, Lisiane Borges daEste artigo analisa a importância e as diversas interfaces da brinquedoteca, considerada, por diversos autores, um ambiente excecional, que estimula a vivência do lúdico na vida das crianças. A formação de professores, a qualidade da educação e do ensino exigem cada vez mais o comprometimento com a profissão docente e com as práticas pedagógicas diversas e diferenciadas. Nesse sentido, o presente artigo apresenta uma breve análise sobre a brinquedoteca como um diferencial nas Instituições de Ensino Superior, consolidando-se dessa forma, como um lócus de aprendizado para as acadêmicas do curso de Pedagogia e como uma interlocução com a comunidade. A triangulação entre a observação realizada, a revisão da literatura e os resultados aferidos dão-nos uma mais significativa perspetiva sobre a importância do ato de brincar (aprendendo) no processo de ensino e aprendizagem. Em suma, o jogo e regras a ele associadas e, acima de tudo, em geral, o ambiente lúdico gerado a partir de uma intencionalidade pedagógico-científica plural são o pilar desta tipologia e técnica de intervenção / extensão à comunidade em contexto eminentemente escolar e educativo.