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  • Projetos de vida em situações de vulnerabilidade social: uma formação para técnicos
    Publication . Pinto, Joana Carneiro; Pinto, Helena Rebelo
    Apresenta-se um estudo de investigação-ação com técnicos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa-Portugal, que desenvolvem a sua atividade no âmbito da construção de projetos de vida com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Descrevem-se as três etapas do estudo: 1. identificação de necessidades, expectativas e problemas dos formandos no exercício das suas funções, 2. desenvolvimento e implementação de uma ação formativa fundamentada, e 3. avaliação de fatores de (in)satisfação associados à sua implementação. Os resultados prévios indicam necessidades de atualização de conhecimentos, e os resultados finais indicam elevada satisfação com a formação recebida. Este estudo traz importantes contributos para o desenvolvimento de diretivas para formação destes técnicos face à especificidade dos destinatários da sua intervenção social e educativa.
  • O modelo Sono Escolas aplicado ao estudo do sono na família
    Publication . Pinto, Teresa Rebelo; Pinto, Joana Carneiro; Pinto, Helena Rebelo; Paiva, Teresa
    O Projeto Sono Escolas® constitui-se como uma ferramenta de referência na educação do Sono em Portugal. O modelo conceptual construído a partir da revisão da literatura, com contributos da Psicologia, tem suportado intervenções em todo o país numa perspectiva de Saúde Pública, prevenção, bem-estar e qualidade de vida. Os maus hábitos e a privação de sono têm sido relacionados com alterações ao nível do humor, memória, raciocínio, desenvolvimento e saúde em geral. Porém, o sono nos contextos familiares tem sido pouco estudado, embora se reconheça a importância da família na adoção de comportamentos de risco noutras áreas da saúde. Pretende-se com este trabalho desenvolver instrumentos de avaliação que, de acordo com o modelo conceptual do Projeto Sono Escolas, permitam estudar os hábitos de sono da família, contribuindo para um melhor conhecimento científico sobre o assunto. Para o efeito, foram desenvolvidos 2 questionários semelhantes para pais e filhos sobre o sono dos filhos, de acordo com as dimensões do modelo conceptual – hábitos de sono, fatores ambientais e fatores pessoais. Realizou-se um estudo piloto com 75 alunos do 9º ano de escolaridade e 25 pais, respetivamente, de uma escola em Coimbra. A consistência interna global é bastante adequada, com alphas de Cronbach de .67 no questionário dos pais e de .73 no questionários dos filhos. Por sua vez, a correlação dos resultados obtidos entre pais e filhos, para o global da escala, não é estatisticamente significativa (rsp=-.219, p=.293), indicando a inexistência de uma relação entre a auto perceção do sono, e perceção que os pais têm acerca do sono dos seus filhos. Foi ainda analisada a distribuição dos itens pelas dimensões que constituem o modelo, a partir de uma análise fatorial exploratória ao questionário dos filhos. Retiram-se implicações acerca da pertinência modelo original do Projeto Sono Escolas® na evolução do estudo do sono nas famílias, bem como, da relevância da Psicologia para o estudo do Sono, sobretudo na criação de instrumentos adequados. Por fim, a diferença de percepção entre pais e filhos sobre o sono dos filhos traz implicações numa perspectiva de intervenção comunitária ou clínica na promoção da saúde e bem-estar.
  • Identificação de necessidades de intervenção psicológica: um estudo-piloto no ensino superior português
    Publication . Pinto, Joana Carneiro; Faria, Liliana; Pinto, Helena Rebelo; Taveira, Maria do Céu
    Este estudo analisa as necessidades de intervenção psicológica dos estudantes da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Participaram 157 alunos, avaliados nas suas preocupações e necessidades pessoais, de carreira e de aprendizagem, bem como nas preferências relativas ao apoio, por meio do questionário de identificação de necessidades de intervenção psicológica. Os resultados indicam necessidade de apoio nas áreas: (i) controlo de ansiedade e nervosismo, (ii) medo de falhar, (iii) estratégias de procura de emprego, (iv) escolha de uma carreira e (v) competências de gestão do tempo. Verifica-se uma preferência, no apoio pretendido, pelas modalidades de aconselhamento individual e cursos breves. Registram-se diferenças em função do sexo, da média no curso, da regularidade de contato com a família e dos níveis de satisfação acadêmica e satisfação global com a vida. Retiram-se implicações para a disponibilização de sistemas, estratégias e atividades de apoio psicológico que possam responder às preocupações dos estudantes.
  • Sleep habits, personal factors and environmental factors: a three-dimensional sleep model for Portuguese adolescents
    Publication . Pinto, Joana Carneiro; Pinto, Teresa Rebelo; Pinto, Helena Rebelo; Paiva, Teresa
    Objectives: This study characterizes sleep’s adolescents considering habits, self-perceptions, and knowledge, explores the factors that underline their self-perceptions, and proposes a model to an integrative approach of sleep as framework of future researches and interventions. Methods: Participated 400 students (54.8% girls 45.3% boys), with a mean age of 15.33 years, attending the 9th and 11th grades, of two schools in Lisbon. They were assessed by the Questionnaire About Sleep for Adolescents (Rebelo-Pinto, 2010), which addresses 18 questions about sleep habits and routines, 5 about self-perceptions, and 20 about knowledge. Results: Quantitative results focused on: i) sleep duration, regularity and autonomy, verifying a marked irregularity in rise (4h04) and bedtime (2h18) hours, or total sleep time (2h06) comparing week and weekend; ii) on organization and functionality of the room and eating habits, whereas the main causes attributed to insufficient sleep are “noises in the room”, “watch TV until late”, and “being at the internet for hours”; and, iii) factors of cognitive and emotional nature such as knowledge and concerns, since the majority deemed to have “average” (45.5%) and “good” (23.0%) knowledge. From the qualitative exploration of self-perceptions, emerged in the environmental factors the daily activities in relation with sleep, and in the personal factors the knowledge and problems related to sleep. Conclusions: Results raised the possibility of developing a proposal for a three-dimensional model about sleep that addresses sleep habits, personal factors and environmental factors, and that can be used as a generator matrix of objectives for clinical and educational interventions.
  • Confirmatory Factor Analysis of Sleep Model’s Questionnaires
    Publication . Pinto, Teresa Rebelo; Pinto, Joana Carneiro; Pinto, Helena Rebelo; Brito, Filipa; Paiva, Teresa
    Objectives: The present study aims to test the factor structure of two sleep questionnaires and their internal consistency in a sample of adolescents and their respective parents and to evaluate the validity and robustness of a three-dimensional model about sleep, addressing nine subcategories related to sleep habits, personal and environmental factors (Rebelo-Pinto, Pinto, Rebelo-Pinto, & Paiva, 2014). Methods: Participants were 654 adolescents from Portuguese schools, who completed “My Sleep and I” questionnaire, and 664 parents who completed “My child’s sleep” questionnaire; to them confirmatory factor analysis was applied. Results: Confirmatory factor analysis indicate that a nine-factor model has better fit indices compared with the others tested models for both samples (Adolescents: X2/df (chi-square/degrees of freedom)= 2.59, CFI (Comparative Fit Index)=.82, GFI (Goodness-of-Fit Index)=.92, RMSEA (Root Mean Square Error of Approximation)=.049, ECVI (Expected Cross-Validation Index)= 1.416; Parents: X2/df= 2.89, CFI=.85, GFI=.91, RMSEA=.053, ECVI= 1.528). Moreover, the comparison of the models through Δχ² index (chi-square difference between rival models) indicates a better fit for this model, Δχ² (24) = 186.5, p < .001 for adolescents and Δχ² (24) = 209, p < .001 for parents. Also, the three second-order factors have good internal consistency, convergent and discriminant validity for all factors in both samples. Conclusions: Results postulate that the three factors and their nine subcategories account for correlations between sleep habits, self-perceptions and knowledge about sleep.
  • Headaches, sleep and academic success in adolescents.
    Publication . Pinto, Teresa Rebelo; Pinto, Joana Carneiro; Pinto, Helena Rebelo; Paiva, Teresa
    Introduction and Objectives Sleep complaints often correlate with other health and social problems. During a national study about sleep habits in adolescents, we observed a very high frequency of headaches, so the aim of this work was to analyse what could be correlated with this complaint in terms of sleep duration, daytime sleepiness, academic success, age and gender. Materials and Methods We used a specific questionnaire that included Cleveland Adolescent Sleepiness Scale (CASQ) and other variables concerning sleep related habits, sleep complaints, health complaints and demographics. Teachers from 31 schools across Portugal collected data between January and April, 2012. We used SPSS to analyse data. Results The 6838 participants were between 12 and 22 years old, mean=14.97(1.99); 53.3% were females. From the whole sample, 53.8% (3671) students reported having headaches regularly. Those with a headache complaint slept less hours during weekdays (p=0.008) and more hours on weekends (p=0.045); they also had more daytime sleepiness (p=0.000), but showed no differences on academic success (p>0.050). As expected girls had more headaches than boys (p=0.000) and there were no differences across age, since all groups had high frequency of headaches (p=0.098). Conclusions These results suggest that in adolescents headaches are also related to sleep deprivation or sleep problems. In the future, we should pay more attention to headaches as a symptom of sleep problems and explore which factors may mediate the risk of academic failure in the presence of headaches. Furthermore, the high level of headaches in younger people across all age groups supports the need of early intervention.
  • Project Live2Work: presentantion of the manual
    Publication . Pinto, Joana Carneiro; Pinto, Helena Rebelo
    The Live2Work project proposes materials and methodologies, in a coherent and well-founded structure for intervention with populations in situations of social vulnerability, in order to promote the development of skills for the construction of sustainable living projects. The manual for the support of the project is presented in three parts. The first part aims to present the project Live2Work with respect to its purpose, general objectives, distinctive characteristics, as well as a summary of the different stages and outputs in which it takes place. The second part focuses on the social relevance of the project, starting with an analysis and evaluation of the current European context, on a set of demographic, educational and employability issues, and analyzes the main understandings on social justice. It also includes a reflection on the current way of training (academic and professional) of the different end users that does not always adequately prepare them to deal effectively with the construction of life projects in public in situations of social vulnerability. The third part analyzes different theoretical contributions for the construction of life projects in people in situations of social vulnerability, constituting as the conceptual basis of the intervention. Thus, the concepts and principles of the Systems Theory, the Chaos Theory, the Ecological Approach, and the Career Self-Management Models are presented, since they inspired the rational of the project.
  • Autorregulação na aprendizagem: um estudo exploratório no ensino superior português
    Publication . Pinto, Joana Carneiro; Faria, Liliana; Pinto, Helena Rebelo
    Este estudo avalia as qualidades psicométricas do Questionário de Autorregulação da Aprendizagem (QARA; Williams & Deci, 1996)e analisa diferenças em estudantes do ensino superior português. Participaram 171 adultos (147, 86,0% mulheres), com uma idade média de 24,70 anos (Min-Max:17-53; DP= 8,56), aos quais foi administrado o QARA, constituído por 12 itens que avaliam o grau de participação no curso de ensino superior, e as possíveis razões para esse envolvimento, de acordo com uma regulação controlada versus autónoma. A análise fatorial exploratória indica a existência de dois fatores que explicam 50% da variância total dos itens. Registram-se diferenças estatisticamente significativas em função do sexo na regulação controlada, e em função da idade na regulação autónoma e na regulação controlada. Não se verificam diferenças em função da média académica, da satisfação académica, ou da satisfação com a vida em geral. Retiram-se implicações para o aprofundamento desta linha de investigação.
  • Construção de projetos de vida em situações de vulnerabilidade profissional: Proposta de um racional para a intervenção
    Publication . Pinto, Joana Carneiro; Pinto, Helena Rebelo
    O racional proposto enquadra-se no projeto Live2Work, que propõe uma estrutura coerente e fundamentada para a intervenção com populações em situação de vulnerabilidade profissional, no sentido do desenvolvimento de competências para a construção de projetos de vida sustentáveis. Referem-se os problemas de enquadramento social destas populações, desenha-se o percurso concetual para a construção do racional da intervenção, inspirado em modelos de carreira mais adequados a este tipo de populações.
  • Perceções de hábitos de sono na família: estudo psicométrico do Children Sleep Habits Questionnaire e do Sleep Self Report para crianças portuguesas
    Publication . Loureiro, Helena Cristina; Pinto, Teresa Rebelo; Pinto, Joana Carneiro; Pinto, Helena Rebelo; Paiva, Teresa
    Este estudo tem o seu foco numa metodologia de avaliação do sono das crianças, a partir da perceção de pais e filhos. Para o efeito, são apresentados e discutidos os resultados da avaliação das qualidades métricas do Children Sleep Habits Questionnaire (CSHQ) e do Sleep Self Report (SSR) para crianças portuguesas. Utiliza-se uma amostra comunitária constituída por 574 pais e 306 crianças (Idade: M=8.26; DP=6.12), e uma amostra clínica constituída por 60 pais e 30 crianças (Idade: M=8.73; DP=1.14). O CSHQ-PT apresenta resultados médios entre 43.83 (DP=6.12) e 53.99 (DP=10.43), e níveis de consistência interna entre .77 e .86, para as amostras comunitária e clínica respetivamente, e níveis fiabilidade teste-reteste de .80, na amostra comunitária. A curva ROC apresenta um ponto de corte de 44 (81% sensibilidade; 64% especificidade). O SSR-PT apresenta resultados médios entre 34.93 (DP=5.71) e 39.87 (DP=7.81), e níveis de consistência interna entre .70 e .81, para as amostras comunitária e clínica respetivamente, e níveis fiabilidade teste-reteste de .75, na amostra comunitária. A comparação entre as amostras indicou diferenças estatisticamente significativas em ambos os instrumentos (CSHQ-PT: z=-7.91, p=.000; SSR-PT: (z=-3.34, p=0.001), a favor da amostra clínica. Verificaram-se também correlações estatisticamente significativas entre pais e filhos em 14 itens na amostra comunitária, e 12 itens na amostra clínica. Estes resultados evidenciam a robustez desta metodologia de avaliação na identificação de problemas de sono em crianças portuguesas em idade escolar.