Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 7 of 7
  • Identificação de necessidades de intervenção psicológica: um estudo-piloto no ensino superior português
    Publication . Pinto, Joana Carneiro; Faria, Liliana; Pinto, Helena Rebelo; Taveira, Maria do Céu
    Este estudo analisa as necessidades de intervenção psicológica dos estudantes da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Participaram 157 alunos, avaliados nas suas preocupações e necessidades pessoais, de carreira e de aprendizagem, bem como nas preferências relativas ao apoio, por meio do questionário de identificação de necessidades de intervenção psicológica. Os resultados indicam necessidade de apoio nas áreas: (i) controlo de ansiedade e nervosismo, (ii) medo de falhar, (iii) estratégias de procura de emprego, (iv) escolha de uma carreira e (v) competências de gestão do tempo. Verifica-se uma preferência, no apoio pretendido, pelas modalidades de aconselhamento individual e cursos breves. Registram-se diferenças em função do sexo, da média no curso, da regularidade de contato com a família e dos níveis de satisfação acadêmica e satisfação global com a vida. Retiram-se implicações para a disponibilização de sistemas, estratégias e atividades de apoio psicológico que possam responder às preocupações dos estudantes.
  • Social competence and career development: validation of a scale with secondary students
    Publication . Pinto, Joana Carneiro; Taveira, Maria do Céu; Faria, Liliana; Candeias, Adelinda
    This paper presents a validation study of the Perceived Social Competence in Career Scale (SCCarS). The sample included 571 adolescents, 283 girls (49.6%) and 287 boys (50.3%), aged 14 to 25 years old (μ=16.33±1.41), 10th and 11th grade students attending secondary schools in the northern, central and southern Portugal. Exploratory factor analysis indicates the presence of eight factors, with eigenvalues superior to 1.00, explaining 79.16% of the total variance of the items. Confirmatory factor analysis provided support to the factorial structure of eight factors, with adequate fit indices (X2/ df=4.229, CFI= 0.909, GFI= 0.869, RMSEA= 0.079, p= 0.000). These results are consistent with the factorial structure found in previous studies carried out with Portuguese samples from 8th grade. Implications are drawn related to the need for further study of the psychometric characteristics of the SCCarS with young people from different age groups.
  • Exploração da carreira em reclusos: a importância das características individuais
    Publication . Faria, Liliana; Marques, Sandra; Pinto, Joana Carneiro
    Este estudo visa analisar as competências de exploração de carreira em adultos reclusos, em função de variáveis sociodemográficas. Nesse sentido, apresenta-se uma investigação com 58 reclusos, de um estabelecimento prisional de Portugal. Os resultados indicam que os reclusos se encontram numa situação, em geral, favorável à exploração vocacional. Verificam-se ainda diferenças estatisticamente significativas no Stresse em função do estado civil, e na Certeza de Resultados e na Exploração do Meio profissional, em função do nível de escolaridade. Conclui-se que o grande desafio para profissionais de aconselhamento vocacional é facilitar o bem-estar psicológico dos reclusos, ajudando-os a compreender a realidade e a enfrentar os desafios de viver e trabalhar em sociedade, após a reclusão.
  • Perfis de carreira: exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidade
    Publication . Faria, Liliana; Pinto, Joana Carneiro; Taveira, Maria do Céu
    Analisa-se a relação entre os processos de exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidade para identificar perfis de carreira. Participaram 115 estudantes, 72 mulheres e 43 homens, frequentando o 1º ciclo do ensino superior português. Aplicaram-se o Career Exploration Survey, o Academic Adjustment Questionnaire e The Revised NEO Personality Inventory, tendo sido identificados dois perfis distintos de atuação e vivência da carreira. O perfil conformista apresenta níveis negativos nas crenças, comportamentos e reações de exploração, bem como em todas as dimensões do ajustamento académico, e os fatores de Extroversão, Neuroticismo, Abertura à experiência e Amabilidade positivos. Em contrapartida, o perfil construtivo apresenta níveis positivos em todas as dimensões de exploração e de ajustamento acadêmicos, e apenas o fator de Conscienciosidade positivo.
  • Autorregulação na aprendizagem: um estudo exploratório no ensino superior português
    Publication . Pinto, Joana Carneiro; Faria, Liliana; Pinto, Helena Rebelo
    Este estudo avalia as qualidades psicométricas do Questionário de Autorregulação da Aprendizagem (QARA; Williams & Deci, 1996)e analisa diferenças em estudantes do ensino superior português. Participaram 171 adultos (147, 86,0% mulheres), com uma idade média de 24,70 anos (Min-Max:17-53; DP= 8,56), aos quais foi administrado o QARA, constituído por 12 itens que avaliam o grau de participação no curso de ensino superior, e as possíveis razões para esse envolvimento, de acordo com uma regulação controlada versus autónoma. A análise fatorial exploratória indica a existência de dois fatores que explicam 50% da variância total dos itens. Registram-se diferenças estatisticamente significativas em função do sexo na regulação controlada, e em função da idade na regulação autónoma e na regulação controlada. Não se verificam diferenças em função da média académica, da satisfação académica, ou da satisfação com a vida em geral. Retiram-se implicações para o aprofundamento desta linha de investigação.
  • Social intelligence in Portuguese students: differences according to the school grade
    Publication . Pinto, Joana Carneiro; Faria, Liliana; Taveira, Maria do Céu
    This study aims to present Portuguese students’ perceptions about their social intelligence and to analysis and discussion of the differences between groups according to their school grade. Participants are adolescents attending the 8th, 10th and 11th grades of Portuguese public schools. Adolescents were administered the Cognitive Test of Social Intelligence (CTSI; Candeias, 2007), a pictorial self-report instrument, aimed at the diagnosis of adolescents needs capabilities, experience and motivation to deal with interpersonal situations. Resultsof indicate the existence of statistically significant differences between three school grades.Problem Solves and Motivation indexes.
  • Identificação de Necessidades de Intervenção Psicológica: um estudo piloto no ensino superior
    Publication . Pinto, Joana Carneiro; Pinto, Helena Rebelo; Faria, Liliana; Taveira, Maria do Céu
    Diversos estudos têm demonstrado que os serviços de aconselhamento psicológico têm um papel preponderante na promoção do bem-estar, satisfação e sucesso, ao nível pessoal, académico, e profissional (Bishop, 1990; RESAPES, 2002). No entanto, nem sempre as instituições de ensino superior investem na criação destes serviços e, por vezes, a sua presença e disponibilidade não assegura a sua procura, dado que nem sempre os alunos os percecionam como um recurso eficaz e credível de apoio às suas necessidades (Giovazolias, Leontoponlan, & Triliva, 2010). O presente estudo visa explorar as necessidades de intervenção psicológica de 157 estudantes da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Para o efeito, são exploradas as preocupações e necessidades pessoais, de carreira e de aprendizagem, bem como as preferências relativamente ao apoio pretendido ou previamente recebido, através do Questionário de Identificação de Necessidades de Intervenção Psicológica (Gallagher, Golin, & Kelleher, 1992; tradução de Pinto, 2010). Os resultados obtidos indicam que os participantes necessitam de mais informação ou apoio nas seguintes áreas: (i) aumentar a autoconfiança, (ii) aumentar a motivação, (iii) medo de falhar, (iv) controlar a ansiedade e o nervosismo, (v) estratégias de procura de emprego, (vi) escolha de uma carreira, e (vii) competências de gestão de tempo. Verifica-se ainda uma preferência, relativamente ao apoio pretendido, pelas modalidades de aconselhamento individual e em grupo. Existem diferenças em função do sexo e da média atual no curso. Retiram-se implicações para a disponibilização de sistemas, estratégias e atividades de apoio psicológico dirigidas aos alunos, que possam responder de forma adequada às suas diferentes preocupações. Antecipa-se ainda que seja possível, no futuro, o desenvolvimento de programas de formação e treino de profissionais de psicologia que concorram para o desenvolvimento de respostas técnica e cientificamente fundamentadas congruentes com as necessidades identificadas.