Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR)
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- 3D printing objects as installation art: standing humanity: 3D yan characterPublication . Estadieu, Gérald; Abreu, Filipa Martins de; Barbosa, Alvaro3D printing technologies have been known for several decades and have been already used in arts, most often as accessories rather than as core material of a tangible installation art. We describe "Standing Humanity: 3D Yan Character" a collaborative and participative installation art based on 3D printing objects and we are analyzing participants' engagement and the playability of the installation. We analyze different types of interaction and conclude that 3D printing objects have a high potential to engage curiosity and open to interactions between visitors and the objects themselves. We finally suggest further investigations to explore 3D printing within the context of collaborative and interactive installation.
- 5th Portuguese-Brazilian Conference on Conservation and Restoration: an introductory notePublication . Aguiar, Maria; Sousa, Gonçalo Vasconcelos e; Teixeira, Joana; Soares, Maria LuísaAt the end of 2019, the 5th edition of the Portuguese-Brazilian Conference on Conservation and Restoration took place, and was organized by CITAR (Catholic University of Portugal) in collaboration with the Federal University of Rio de Janeiro. During the 9th and 10th of December topics were discussed related to recent events, such as the tragic fire in the National Museum of Rio de Janeiro, which occurred just over a year earlier; to the challenges posed by the conservation of new media art, contemporary art and scientific collections, as well as to the preservation of so-called more "traditional" cultural assets; without neglecting the necessary joint reflections about training on conservation and restoration on both sides of the Atlantic.
- Abade de Baçal e Mons. José de Castro: Património e espessura do passado nordestinoPublication . Pereira, Henrique Manuel
- O Abade de Baçal e Monsenhor José de Castro: entre ilustres nordestinosPublication . Pereira, Henrique Manuel
- Abandonar a Terra: Diogo EvangelistaPublication . Crespo, Nuno
- Abellio et la phénoménologie de la vie: Michel Henry « disciple » d’Abellio?Publication . Abreu, José Guilherme
- As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de SousaPublication . Aguiar, Maria; Manuel, Ana Calvo; Cruz, António JoãoVárias obras de pintura e desenho de Aurélia de Sousa (1866-1920) são estudadas a fim de se compreender os contextos da Academia Portuense de Belas Artes e da Academia Julian e esclarecer algumas questões de proveniência e datação. As diferenças entre as duas fases são também discutidas com base no estudo dos materiais utilizados» designadamente as telas» os estratos preparatórios aplicados a esses suportes e as tintas.
- “Adão e Eva no Paraíso”: a força dominadora do símbolo no dizer de um conto de Eça de QueirósPublication . Rodrigues, João; Morgado, Elsa Maria Gabriel; Pereira, Luciana Cabral; Silva, Levi Leonido Fernandes da«Adão e Eva no Paraíso» é um conto de Eça de Queirós. Nele trava-se um interessante diálogo entre duas visões epistemológicas em permanente confronto: por um lado a Bíblica, representante do criacionismo e, por outro, a perspetiva evolucionista. Eça trava, assim, um interessante diálogo entre as duas perspetivas referidas, nunca excluindo uma em detrimento da outra, assumindo uma posição neutra. A tetractis pitagória serve de estrutura formal ao conto. Esta pirâmide é preenchida e ornamentada com os recursos e a força dominadora que os símbolos lhe emprestam: por um lado, os números concorrem para compor as sequências temporais (da criação e da evolução) que compõem o enredo; por outro, a simbologia dos elementos vai fazendo subir, degrau a degrau, o estado de hominização de Adão, na complementaridade de Eva que bate as pedras da civilização, rumo à perfeição que se manifesta na atividade artística.
- A adaptação de Os Maias na televisão brasileira e portuguesa – abordagem comparativaPublication . Sobral, Filomena AntunesEça de Queirós, para além de se uma personalidade notável do mundo literário também um scritor cujas obras induziram, por diversas vezes, a criação em outros universos midiáticos. Nas televisões internacionais predomina o interesse brasileiro, sobretudo nos anos mais recentes, justificado pelos fatores de proximidade cultural e pela visão crítica que Eça dirige à sociedade portuguesa. No que concerne aos títulos adaptados, a obra-prima queirosiana Os Maias(1888) é um patrimônio comum de adaptação televisiva entre Portugal e o Brasil.Pretendemos ao longo do texto estabelecer uma abordagem comparativa da adaptação brasileira de Os Maias (TV Globo, 2001) e a adaptação televisiva portuguesa do mesmo romance (RTP1, 2003), com vista a observar as estratégias de transmutação utilizadas e os resultados de duas leituras alternativas diferentes, mas que tiveram o mesmo ponto de partida. Paralelamente pretendemos explanar as razões do interesse luso-brasileiro por Eça de Queirós e pela sua obra.
- Aesthetics and depression in Lars von Trier's cinemaPublication . Carmona, Carlos Ruiz; Campos, Marco PereiraDepression in Lars von Trier’s cinema has been studied from a philosophical perspective, focusing on ethical and moral issues, and from a narrative point of view through a cultural and social contextualisation of the disease. This paper explores how von Trier represents depression through his filmic discourse. Is it possible to identify a specific stylistic pattern in his representation of depression? Is his treatment of the theme different in each film or has it remained consistent throughout his career? Can we assume that von Trier’s personal experience with depression informs his films’ aesthetics?