FFCS - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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- O Humanismo de Leonardo Coimbra : a Rússia de Hoje e o Homem de SemprePublication . Oliveira, Francisco José de Jesus; Gama, José GonçalvesNeste trabalho de investigação académica sobre o humanismo de Leonardo Coimbra, como sempre se deve fazer nos trabalhos do filósofo, partimos da sua existência concreta, tempos e acontecimentos que indelevelmente marcaram o seu pensar e agir, para seguidamente os transpor para os seus escritos e ação política e social. E aqui percebemos a continuidade e amadurecimento da sua reflexão filosófica e científica, política e religiosa, que na sua última obra, A Rússia de Hoje e o Homem de Sempre, se expressa em humanismo cristão. Este homem religioso, desde sempre, e socialista democrata em aprofundamento desde a primeira hora, coloca a humanidade no centro das suas preocupações e com ela Deus, até chegar ao Deus de Cristo Jesus. E nele encontra o homem católico (universal e cósmico) como o paradigma por excelência do seu humanismo. Este percurso é um verdadeiro itinerário filosófico que o nosso filósofo percorre, e eu com ele, para perceber a génese da sua filosofia criacionista, denunciadora de todos os cousismos, que faz termo no humanismo cristão, o socialismo cósmico por antonomásia.
- A transformação das relações de poder a partir da experiência do mandamento do amor : uma aproximação filosófica à perícope de João 13, 1-20 sob a perspectiva da analítica do poder de Michel FoucaultPublication . Oliveira, Adelino Francisco de; Sumares, Manuel GonçalvesA presente tese doutoral tem como perspectiva desenvolver, à luz dos pressupostos da filosofia, investigação e pesquisa da temática A transformação das relações de poder a partir da experiência do mandamento do amor – uma aproximação filosófica à perícope de João 13, 1-20 sob a perspectiva da analítica do poder de Michel Foucault. Em diálogo com o pensamento de Foucault, a pesquisa propõe uma análise filosófica da cena do lava-pés, compreendida como narrativa histórica, que contempla em seu bojo, dinâmicas de relações cotidianas vividas pela comunidade joanina. Nos indícios e vestígios de vida cotidiana, o texto joanina revela relações transparentes, alicerçadas no princípio ético do amor e na prática moral do serviço. Tais posturas indicam, representam a anulação e superação da lógica do poder microfísico, calcado na dinâmica de relações de força. O amor descortina-se, na perícope joanina 13,1-20, como dimensão ontológica, suplantando a compreensão de uma ontologia sedimentada no exercício do poder.