FCH - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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- A investigação na formação inicial em Serviço Social : modelos e práticasPublication . Silva, Daniela Joana Magalhães Monteiro da; Branco, Francisco José do NascimentoO presente estudo tem como tema a investigação na formação inicial em Serviço Social e como principais objectivos: compreender o lugar atribuído à investigação como uma das componentes da formação inicial em Serviço Social e conhecer os modelos e práticas que presidem ao ensino e treino da investigação na formação inicial em Serviço Social. Em termos conceituais o estudo reporta-se aos debates epistemológicos, metodológicos e éticos sobre a investigação em/no Serviço Social. A investigação empírica baseia-se num estudo de casos múltiplos de natureza qualitativa, cujas unidades de análise são três cursos de 1º Ciclo em Serviço Social em Portugal. A escolha dos cursos seguiu uma lógica de replicação teórica dos casos em que cada um deles representa um tipo ideal relativo à conceção sobre o ensino da investigação em Serviço Social na formação inicial: i) o Caso A representa um modelo organizado em torno de UC de Base de investigação; ii) o Caso B representa um modelo organizado em torno de UC de Base de investigação e Seminário(s) de Investigação; iii) o Caso C representa um modelo organizado em torno de UC de Base de investigação e Seminários de Investigação e Intervenção. Enquanto fontes de evidências foram realizadas entrevistas semiestruturadas aos coordenadores e professores das UC referidas e analisadas diversas fontes documentais. A análise dos resultados revelou uma preocupação de transversalidade no ensino das abordagens metodológicas de investigação de forma a criar conhecimentos e competências de base neste domínio e uma preocupação de treino dessas competências na prática (componente experiencial), onde encontramos, duas grandes orientações ou modelos: i) a realização de projetos de investigação em contexto de estágio (ou em parte dele); ii) a realização de projetos de investigação nos Seminários de Investigação recorrendo ao estágio de forma a potenciar as lógicas de investigação na prática.